Redução de danos em contexto de festa: capacitação no Rio de Janeiro!

Portas da Percepção

hempadao 29 junho, 2017

por Fernando Beserra .:.

A participação de equipes de redução de danos em contexto de festa está em crescimento exponencial nos últimos anos. Ainda há um longo caminho a avançar na melhoria e aprimoramento deste trabalho, mas em alguns Estados brasileiros há a necessidade premente de capacitação de redutores de danos para atuarem neste contexto. Este trabalho começou no Brasil com o Coletivo Balance no ano de 2006, mais exatamente no Festival Universo Paralello (VARGENS; COSTA; OLIVEIRA, s/d); além do Projeto BaladaBoa; seguido por outros, tais como o Coletivo ResPire (2010), o Coletivo Lótus (2013), etc. Atualmente o coletivo Se Plante de redução de danos, do Estado da Bahia, fez esta bela imagem com o panorama da maioria dos grupos de redução de danos que atuam em ambientes festivos.

image

No Rio de Janeiro, por exemplo, as ações de redução de riscos e danos no contexto de festas foram iniciadas pelo grupo carioca da Associação Psicodélica do Brasil (APB). A APB (associacaopsicodelica.org) foi iniciada como movimento político que tem como objetivo apoiar e construir debates, referenciais e ações políticas sobre as substâncias psicodélicas e seus usos, tendo como base um discurso antiproibicionista, pró-regulação e pró-redução de danos, bem como promover ações de acolhimento a experiências psicodélicas, gerando uma rede de compartilhamento e apoio.

As ações da APB na redução de danos, no Rio de Janeiro, iniciaram em ambientes festivos com o Cinedélico, ação organizada em parceria com o festival colaborativo Anama, no ano de 2015, e que teve como responsável o membro da APB Márcio Roberto; seguiram ações de redução de danos em contexto de festa, sempre contando com apoio a experiências psicodélicas intensas e testagem de substâncias, em 2016 e 2017. Neste último ano houve um grande número de demandas e o grupo percebeu que havia a demanda de treinar novos redutores e redutoras de danos.

Esta é alegria carioca: ver as ações de RD mais conhecidas e valorizadas no Estado do RJ. O grupo carioca, já parceiro do Coletivo ResPire de São Paulo (inclusive com membros do ResPire que também são membros da APB), convidou o grupo paulista a realizar um workshop/capacitação de redutores de danos em ambientes festivos no Rio de Janeiro. O ResPire, que já realizou outras capacitações sobre este tema, topou e foi organizado o workshop para o dia 22 de julho de 2017 (dia todo).

Para quem quiser saber mais, se inscrever ou divulgar, segue o link no facebook e abaixo mais informações:

Link no facebook: AQUI

Detalhes

É com enorme prazer que a Associação Psicodélica do Brasil (APB) organiza pela primeira vez no Rio de Janeiro um workshop sobre Redução de Danos em contexto de festa, em parceria com o coletivo ResPire Redução de Danos, de São Paulo.

PÚBLICO ALVO:
Qualquer pessoa que tenha interesse em atuar como redutor de danos em festas, festivais e qualquer tipo de evento, bem como redutores já atuantes que desejem reforçar seus conhecimentos. Não é necessário conhecimento prévio sobre o assunto, embora um conhecimento básico seja bem vindo.

FACILITADORES:
Gabriel Pedroza, Maria Angélica Comis e João Maurício G. Pedroso
O Respire!, com base no Estado de São Paulo, tem ampla experiência em contexto de festas e contribuirá para o avanço das ações de redução de danos no Rio de Janeiro em outros estados.
O núcleo carioca da APB foi pioneiro na atuação de RD em eventos no RJ e atualmente é o único que realiza este trabalho no estado. Acreditamos ser fundamental o aprimoramente de redutores bem como a capacitação de novos profissionais.
o que é RD?

> Redução de danos é um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas.

DATA:
22 de julho de 2017 (sábado)
PROGRAMAÇÃO:
09:00 – Recepção
09:30 – Início workshop
12:00 – Almoço (opcional)
13:30 – Workshop
16:00 – Coffee-break (incluso)
16:15 – Workshop
19:00 – Confraternização 🙂
22:00 – Despedida
CONTRIBUIÇÃO:
150,00 – público amplo
100,00 – membros a associação
100,00 – valor reduzido para estudantes (10 vagas).
Vagas limitadas a 25 participantes

LOCAL:
Santa Teresa – Rio de Janeiro/RJ.
O endereço será enviado aos inscritos.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:
https://goo.gl/forms/rxvRjsxX4l5qk3gu2

CONTATO:
associacaopsicodelica@gmail.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina