Existe alguma relação entre a maconha e os sonhos?

WAW

hempadao 3 fevereiro, 2018

Não sei vocês, mas por aqui já percebi que quando fumo antes de dormir – praticamente todos os dias – não sonho (ou não me lembro deles) e quando não fumo, sonho bastante e ainda consigo me lembrar ao acordar.

Parece que não sou o único que tem essa sensação que, na verdade, não é uma sensação. Isso realmente acontece e tem uma explicação científica. Pra quem não sabe, nosso sono é dividido em cinco fases.

Os estágios entre 1 e 3 são os que envolvem a transição entre estar acordado e cair no sono; são aquele sono mais leve. Os estágios mais restauradores são o 4 e o sono REM, associados com ondas delta (de sono profundo) e gamma (sonho). Durante uma noite de 8 horas sono, repetimos esse ciclo mais ou menos umas 3 vezes.

Uma pesquisa feita por Pivik et al. olhou para os efeitos do THC administrado oralmente e um sintético similar antes de dormir e mediram as ondas cerebrais através de um Eletroencefalograma para observar a relação entre maconha e sonhos. Eles também mediram as ondas cerebrais dos voluntários durante um sono sem drogas.

O que descobriram?

Enquanto houve pequenas mudanças nas fases de sono de 1 a 3, eles perceberam que, o alto nível de THC tanto aumentava o estágio 4 (sono profundo) quanto diminuía o REM (sono de sonho).

Esse estudo sobre a maconha e os sonhos responde a duas perguntas: Porque fumar antes de dormir nos ajuda a se sentir relaxados? Mais sono profundo. Porque fumar maconha te faz sonhar menos? Menos sono REM.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina