Aniversário: OITO anos de Hempadão!!! Fumemoremos…

Adão e Erva

hempadao 1 março, 2017

Passou rápido… voando! Oito anos de blog. Quem diria. Nem eu mesmo. “Postando tanto daquele jeito, três, quatro posts por dia, não tem como durar”, mas durou. Hemp é cânhamo e trata-se de uma das fibras mais resistentes do planeta. Hempadão é esse blog modesto, firme e forte, fazendo conteúdo e fumaça desde 01/03/09. Quem acreditou na gente foram os leitores… inflaram todas as redes sociais do Hempa, deram audiência pra gente trabalhar e viver disso, animaram nossas mentes e corações para batucar e conceber ideias da boa; e é claro, fazem o show acontecer, de fato, pois sem vocês não haveria nada. Nem blog, nem erva, nem Terra.

Foi um blogspot! Sem gastar nenhum centavo. Gastei, na verdade, uma madrugada, tinta de caneta e uma folha de caderno. Nomes, categorias, periodicidade, formato… e mais mato. Pra completar, uma porção vasta daquele ingrediente que não se compra no mercado, nem na livraria, nem na faculdade: botamos na receita um monte de criatividade.

Nome original e slogan que arrancava (e arranca até hoje) logo um risinho no rosto de quem ainda não tinha ouvido. Ponto pro Hempa! E aí veio uma capacidade meio maluca de passar conteúdo e informação sobre brenfa todo santo dia, como é o hábito de milhares de maconheiros em todo Brasil, ou melhor, em todo planeta. É viagem sim, marola master, você fumar um baseado e ter para onde ir para achar as novidades, informações ou entretenimento sobre a cultura da erva. Ponto pro Hempa de novo. Virou destino dos locões, chapadões de informação e leitura.

Depois a gente bolou um vlog, quando a onda do formato ainda estava só começando. Deu certo, mas tão certo, que nosso amigo Tomazine passou a ser reconhecido em cada roda de fumaça, em diversos lugares do Brasil… e da Terra. Já que levamos o doidão até Amsterdam, com campanha de financiamento patrocinado pelos leitores! Ponto pro Hempa. Isso, junto com tantas e tantas outras coberturas internacionais, além de eventos e marchas por todo o Brasil, fez da TvHempadão um canal com 220 mil inscritos. É gente hein…

Mais uma coisa de que podemos nos orgulhar é que sempre, sempre mesmo, abrimos as portas (da redação e do feed) para novas iniciativas. Afinal, temos plena convicção da nossa situação como minoria, de maconheiros, e é loucura segmentar ainda mais um movimento que por si já é minoritário. É até compreensível que diante de uma educação que eleve a competição a níveis do absurdo, a população tenha essa vontade de “ser melhor”, “ser maior”, “ser primeiro”, que os outros. Mas vale a pena queimar um baseado pensando nisso… e a conclusão vai ser de que, na verdade, isso não importa. Estamos todos juntos e tem deputados, juízes, policiais, ministros! Querendo cortar não só nossas brisas, mas também nossas cabeças. Por isso a gente apoia, divulga, dá espaço, parabeniza, põe pra cima, cada iniciativa relacionada à cultura canábica que qualquer um produza, sem clubinhos ou bandeiras. E aí, mais uma vez, é ponto pro Hempa! Porque os leitores percebem e reconhecem esse trabalho, esse verdadeiro serviço prestado em mão tripla: ganha o blog, por ser diverso; ganha o público, por conhecer coisas novas; ganham as novas iniciativas, pois são divulgadas e apoiadas. Todo mundo ganhando.

Nessa brincadeira, é claro que não é todo mundo que reconhece nosso trampo. Mas tudo bem. A Câmara dos Vereados do Rio de Janeiro um dia reconheceu. Chamou a gente lá para receber um certificado pelos trabalhos prestados. O CQC reconheceu nosso trampo também, quando chegou na Marcha do Rio querendo falar com alguém do site e falou (valeu João! essa história você ajuda – literalmente – a escrever. Tamo junto!) e essa foi apenas uma das tantas vezes que a mídia botou o Hempa na tela ou até mesmo na mídia impressa. E quem também reconheceu foi o YouTube, que mandou pra gente uma plaquinha daquelas de 100 mil inscritos, que quando estraga faz polêmica. Ponto pro Hempa! Reconhecimento regional, nacional e até vindo da gringa. Blog de maluco da porra…

Foco em militância e não em fazer dinheiro, por isso até hoje, mesmo o com o pedido da galera, o Hempa ainda não mobilizou, por exemplo, uma coleção de camisas. É que, talvez, seja mais nossa praia algo como o Jornal da Maconha. Uma ideia que qualquer um já tinha tido… “imagina: um jornal sobre a brenfa, com as notícias da semana, do Brasil e do Mundo, mas que só fale de maconha”. JM! ao invés de JN. Óbvio, simples, fácil. Então a gente foi lá e fez! E de agosto do ano passado pra cá já se foram mais de 250 mil visualizações de um jornal que tem a nossa receita: humor e informação sobre a ganja. Conteúdo do bom. Ponto pra nós.

E com esse pontos todos, dá pra apertar um beck? Dá nada. Quer dizer… ô se dá! Nessa caminha conheci tanta gente, fiz tantos amigos, invadimos tantos lares, que um salve nunca falta, graças a Jah. Ponto nosso também por colecionar boas relações como todo mundo, dos fumosos aos anônimos,  dos prensadeiros aos cultivadores, sem distinções. Ter inventado essa palavra é hoje, sem dúvidas, uma das maiores alegrias da minha vida. Ver gente do norte, nordeste, centro, sul e sudeste do Brasil reconhecendo nosso trabalho é uma honra mas também uma grande responsabilidade. Responsa que estamos cumprindo a nada menos que 2.920 dias! E sigamos…

Somos o blog da massa. Da boa. Do bom. E nesse mês de aniversário vamos lançar uma forma direta de interação com vocês, que são o real combustível dessa nave louca.

Esse texto não pode acabar sem escrevermos em caixa alta a palavra OBRIGADO! Obrigado, de coração, cada leitor, cada colaborador, cada doidão que compartilha, assina, acessa, segue, curte… cada um que manda e-mail agradecendo, parabenizando nosso trabalho… cada reconhecimento, na rua ou no CS, mostram que o Hempa tá vivo! E essa história… estando viva, é ponto pra toda militância canábica do Brasil… quer dizer, da Terra! Já que essa cultura da cannabis é mesmo mundial.



4 respostas para “Aniversário: OITO anos de Hempadão!!! Fumemoremos…”

  1. Eu ja estava procurando a muito tempo por informações como essa. Parabens pelo site e por seu conteúdo que achei muito relevante. Obrigado

  2. Mr Beck disse:

    Salve Salve Galera ativa do Hempadão, Parabéns pelos 8 anos de militância….
    Criatividade e comprometimento

    saudações
    Mr Beck

  3. Helio disse:

    Parabéns galera!!!
    A falta de informação e o preconceito reinam aqui na republica dos bananas.
    Tamo junto

  4. Josué S Mendes disse:

    Vida longa ao Hempada !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina