Texto do Projeto de Legalização da Maconha no Uruguai!

Hemportagem

hempadao 29 agosto, 2013

Regulamentação-Uruguai1A leitura é longa, mas trata-se de um documento histórico para quem luta pela legalização da maconha em qualquer parte do planeta. Trata-se da íntegra do projeto de legalização da maconha no Uruguai, traduzido para a língua portuguesa por André Kiepper.

É para morrer de inveja dos uruguaios e lutar para que tenhamos em breve algo parecido no nosso parlamento.

PROJETO DE LEI 1

Tradução: André Kiepper 2

 

TÍTULO I – Dos Objetivos da Presente Lei

Capítulo Único

Art. 1º. Declaram-se de interesse público as ações tendentes a proteger, promover e melhorar a Saúde Pública da população através de uma política orientada a minimizar os riscos e reduzir os danos do consumo de Cannabis; que promovam a adequada informação, educação e prevenção sobre as conseqüências e efeitos prejudicias associados com o consumo, assim como o tratamento, reabilitação e reinserção social dos usuários problemáticos de drogas.

Art. 2º. Sem prejuízo do disposto pelo Decreto-Lei nº 14.294, de 31 de outubro de 1974 e suas alterações, o Estado assumirá o controle e a regulação das atividades de importação, exportação, plantio, cultivo, colheita, produção, aquisição a qualquer título, armazenamento, comercialização e distribuição de Cannabis e seus derivados, ou cânhamo quando for o caso, através das instituições às quais outorgue estatuto, conforme o disposto na presente lei e nos termos e condições que a respeito fixe a regulamentação.

TÍTULO II – Princípios Gerais

Disposições Gerais

Art. 3º. Todas as pessoas têm direito ao desfrute do mais alto nível possível de saúde, ao desfrute dos espaços públicos em condições seguras e às melhores condições de convivência, assim como à prevenção, tratamento e reabilitação de enfermidades, em conformidade com o disposto em diversos convênios, acordos, declarações, protocolos e convenções internacionais ratificadas por lei, garantindo o pleno exercício de seus direitos e liberdades consagradas na Constituição, em obediência às limitações emergentes do artigo 10 da mesma.

Art. 4º. A presente lei tem por objeto proteger os habitantes do país dos riscos que implica o vínculo com o comércio ilegal e o narcotráfico, buscando, mediante a intervenção do Estado, atacar as devastadoras consequências sanitárias, sociais e econômicas do uso problemático de substâncias psicoativas, assim como reduzir a incidência do narcotráfico e do crime organizado.

Parágrafo Único. Para este fim, dispõem-se as medidas tendentes ao controle e regulação da Cannabis psicoativa e seus derivados; assim como aquelas que buscam educar, conscientizar e prevenir a sociedade dos riscos para a saúde do consumo de Cannabis, particularmente no que tem a ver com o desenvolvimento das adicções. Priorizar-se-ão a promoção de atitudes vitais, os hábitos saudáveis ​​e o bem-estar da comunidade, tendo em conta as pautas da Organização Mundial de Saúde com respeito ao consumo dos diferentes tipos de substâncias psicoativas.

TÍTULO III – Da Cannabis

CAPÍTULO I – Das Alterações às Normas de Entorpecentes

Art. 5º. Substitui-se o artigo 3º do Decreto-Lei nº 14.294, de 31 de outubro de 1974, alterado pelo artigo 1º da Lei nº 17.016, de 22 de outubro de 1998, pelo seguinte:

"Art. 3º. Ficam proibidos o plantio, o cultivo, a colheita e a comercialização de qualquer planta a partir da qual possam ser extraídos entorpecentes e outras substâncias que determinem dependência física ou psíquica, com as seguintes exceções:

a) Quando se realizem com fins exclusivos de investigação científica ou para a elaboração de produtos terapêuticos de utilização médica. As plantações ou cultivos, nesse caso, deverão ser autorizados previamente pelo Ministério da Saúde Pública e permanecerão sob seu controle direto.

Parágrafo Único. Tratando-se especificamente de Cannabis, as plantações ou cultivos deverão ser autorizados previamente pelo Instituto de Regulação e Controle de Cannabis (IRCCA), e permanecerão sob seu controle direto, sem prejuízo dos controles que a legislação vigente outorga aos organismos correspondentes no âmbito de suas respectivas competências.

b) O plantio, o cultivo e a colheita, assim como a industrialização e venda de Cannabis psicoactiva com outros fins, sempre que se realize sob o marco da legislação vigente e com autorização prévia do IRCCA, permanecendo sob seu controle direto.

Parágrafo Único. Entende-se por Cannabis psicoativa as extremidades floridas com ou sem frutos da planta fêmea da Cannabis, excetuando-se as sementes e as folhas separadas da haste, incluídos seus óleos, extratos, preparações de potencial uso farmacêutico, xaropes e similares, cujo teor de tetrahidrocanabinol (THC) natural seja igual ou superior a 1% por cento de seu volume.

c) O plantio, o cultivo e a colheita, assim como a industrialização e comercialização de Cannabis de uso não psicoativo (cânhamo). As plantações ou cultivos, neste caso, deverão ser autorizados previamente pelo Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca, e permanecerão sob seu controle direto.

Parágrafo Único. Entende-se por Cannabis de uso não psicoativo (cânhamo) as plantas ou partes da planta do gênero Cannabis, as folhas e as pontas floridas, que não contenham mais de 1% de THC, incluindo os derivados de tais plantas e partes das plantas. As sementes de variedades de cânhamo não psicoativo não poderão exceder em 0,5% de THC.

d) O plantio, o cultivo, a colheita, o armazenamento para fins de pesquisa, assim como para a industrialização para uso farmacêutico; sempre que se realize sob o marco da legislação vigente e de acordo com o estabelecido pela regulamentação, devendo contar com autorização prévia do IRCCA e permanecer sob seu controle direto.

e) O plantio, o cultivo e a colheita domésticos de plantas de Cannabis de efeito psicoativo destinadas ao consumo pessoal ou compartilhado no domicílio. Sem prejuízo, entende-se destinados ao consumo pessoal ou compartilhado no domicílio, o plantio, o cultivo e a colheita domésticos de até 06 (seis) plantas de Cannabis de efeito psicoativo e o produto da colheita da plantação precedente até um máximo de 480 (quatrocentos e oitenta) gramas anuais.

f) O plantio, o cultivo e a colheita de plantas de Cannabis de efeito psicoativo realizados por clubes de membresia, os quais serão controlados pelo IRCCA. Estes clubes deverão ser autorizados pelo Poder Executivo de acordo com a legislação vigente, e na forma e condições que estabelecerá a regulamentação que se edite a respeito.

Parágrafo Único. Os clubes de membresia deverão ter um mínimo de 15 (quinze) sócios e poderão ter até 45 (quarenta e cinco). Poderão plantar um máximo de 99 (noventa e nove) plantas de Cannabis de uso psicoativo e obter como produto da colheita da plantação um máximo de armazenamento anual proporcional ao número de sócios e conforme a quantidade que se estabeleça no contrato ulterior para o uso não medicinal de Cannabis psicoativo.

g) O IRCCA outorgará licenças de venda de Cannabis psicoactiva a farmácias (Decreto-Lei nº 15.703, de 11/01/1985 e suas alterações), conforme as condições estabelecidas na legislação vigente e o procedimento e requisitos que estabelecer a regulamentação.

Parágrafo Único. A venda de Cannabis psicoativa para consumo pessoal requerirá ser registrada no Registro de Usuários, segundo o estabelecido no artigo 8º da presente lei, conforme as disposições legais, posto que a venda para uso medicinal requerirá receita médica. A venda de Cannabis psicoativa para uso não medicinal não poderá superar os 40 (quarenta) gramas mensais por usuário. Toda plantação não autorizada deverá ser destruída com a intervenção do juiz competente. O Poder Executivo regulamentará as disposições das alíneas precedentes, inclusive os mecanismos de acesso às sementes, o que sendo destinado a plantações de Cannabis psicoactiva para consumo pessoal, no contexto da legislação vigente, será considerado em todos os casos como atividade lícita. Essa regulamentação não prejudica os controles que a legislação vigente estabelece para toda plantação ou cultivo que se realize em território nacional, no que resultar aplicável. Assim mesmo, a regulamentação estabelecerá os padrões de segurança e as condições de uso das licenças de cultivos para os fins previstos nos parágrafos anteriores. A Cannabis resultante da colheita e do cultivo das plantações referidas nas alíneas b), d) e e) do presente artigo não poderá estar prensada.

Art. 6º. Susbstitui-se o artigo 30 do Decreto-Lei nº 14.294, de 31 de outubro de 1974, alterado pelo artigo 1º da Lei nº 17.016, de 22 de outubro de 1998, pelo seguinte:

"Art. 30. Quem, sem autorização legal, produzir de qualquer maneira as matérias-primas ou as substâncias, dependendo do caso, capazes de produzir dependência física ou psíquica, contidas nas listas tal como referidas no artigo 1º, precursores químicos e outros produtos químicos, contidos nas Tabelas 1 e 2 da presente lei, assim como os que determine o Poder Executivo segundo a faculdade contida no artigo 15 da presente lei, será punido com pena de 20 (vinte) meses a 10 (dez) anos de prisão.

Parágrafo Único. Estará isento de responsabilidade quem produzir Cannabis mediante o plantio, cultivo e colheita de plantas de Cannabis de efeito psicoativo nos termos das disposições do artigo 3º da presente lei. O destino a que se refere a alínea e) do artigo 3º será avaliado, se for o caso, pelo juiz competente e em conformidade com o regras do bom direito, nos casos em que se superarem as quantidades ali referidas".

Art. 7º. Substitui-se o artigo 31 do Decreto-Lei nº 14.294, de 31 de outubro de 1974, alterado pelo artigo 1º da Lei n º 17.016, de 22 de outubro de 1998, pelo seguinte:

"Art. 31. Aquele que, sem autorização legal, importar, exportar, introduzir em trânsito, distribuir, transportar, tiver em seu poder não para seu consumo, for depositário, armazenar, possuir, oferecer em venda ou negociar de qualquer modo, alguma das matérias-primas, substâncias, precursores químicos e outros produtos químicos mencionados no artigo anterior e de acordo com o disposto neste, será punido com a mesma pena prevista nesse artigo.

Parágrafo Único. Estará isento de responsabilidade quem transportar, tiver em seu poder, for depositário, armazenar ou possuir uma quantidade destinada a seu consumo pessoal, o que será avaliado pelo juiz conforme as regras do bom direito. Sem prejuízo, se entenderá como quantidade destinada ao consumo pessoal até 40 (quarenta) gramas de Cannabis mensais. Assim mesmo, tampouco se verá alcançado pelo disposto no primeiro inciso o que em seu domicílo tiver em seu poder, for depositário, armazenar ou possuir a colheita de até 06 (seis) plantas de Cannabis de efeito psicoativo obtidas de acordo com o disposto na alínea e) do artigo 3º da presente lei, ou se tratar da colheita correpondente aos integrantes de um clube de membresia conforme o previsto pela alínea f) do artigo 3º da presente lei e a regulamentação respectiva”.

Art. 8º. O IRCCA realizará os registros para as exceções previstas nas alíneas a), b), c), d), e), f) e g) do artigo 3º do Decreto-Lei nº 14.294, de 31 de Outubro de 1974, alterado pelo artigo 1º da Lei 17.016, de 22 de Outubro de 1998, alterado pelo artigo 5º da presente lei.

Parágrafo Único. As características de tais registros serão objeto de regulamentação por parte do Poder Executivo. A informação relativa à identidade dos titulares dos atos de registo terá caráter de dado sensível para as alíneas e) e f), em conformidade com o disposto pelo artigo 18 da Lei nº 18.331, de 11 de agosto de 2008. O registro de cultivo, segundo a legislação vigente, será requisito indispensável para poder se amparar nas disposições da presente lei. Cumpridos 180 (cento e oitenta) dias desde o início de funcionamento do referido registro, o que não terá custo para os usuários e será com o único propósito de assegurar a rastreabilidade e controle dos cultivos; somente se admitirão registros de plantios a se efetuar.

CAPÍTULO II – Da Saúde e Educação da População e dos Usuários

Art. 9º. O Sistema Nacional Integrado de Saúde (SNIS) deverá dispor de políticas e dispositivos pertinentes para a promoção da saúde, a prevenção do uso problemático de Cannabis, assim como dispor dos dispositivos de atenção adequados para o aconselhamento, orientação e tratamento dos usuários problemáticos de Cannabis que assim o requeiram.

Parágrafo Único. Nas cidades com população superior a dez mil habitantes se instalarão dispositivos de Informação, Aconselhamento, Diagnóstico, Encaminhamento, Atenção, Reabilitação e Tratamento e Inserção de usuários problemáticos de drogas, cuja gestão, administração e funcionamento estará a cargo da JND, podendo subscrever-se a tais efeitos convênios com ASSE e as Instituições Prestadores de Saúde privadas, Governos Estaduais, Municípios e Organizações da Sociedade Civil.

Art. 10. O Sistema Nacional de Educação Pública (SNEP) deverá dispor de políticas educacionais para a promoção da saúde, a prevenção do uso problemático de Cannabis desde a perspectiva de desenvolvimento de Habilidades para a Vida e no marco das políticas de gestão de riscos e redução de danos de Uso Problemático de Substâncias Psicoativas.

Parágrafo Único. Estas políticas educacionais compreenderão sua inclusão curricular no Fundamental, no Médio e no Ensino Técnico Profissional, com o fim de prevenir sobre o dano que produz o consumo de drogas, incluída a Cannabis. A ANEP decidirá sobre a forma de instrumentar esta disposição. Será obrigatória a inclusão da disciplina “Prevenção do Uso Problemático de Drogas” nas Propostas Programáticas e Planos de Estudo para Educação Inicial Primária, Educação Secundária, Formação Técnico Profissional, Formação Docente e Universidade Tecnológica. Dentro desta disciplina se incluirão espaços especialmente destinados à Educação no Trânsito e à incidência do consumos das substâncias psicoativas nos acidentes de trânsito.

Art. 11. Proíbe-se toda forma de publicidade, publicidade indireta, promoção, auspício ou patrocínio dos produtos de Cannabis psicoactiva e por quaisquer dos diversos meios de comunicação: jornal, rádio, televisão, cinema, revistas, filmes em geral, cartazes, outdoors em via pública, folhetos, banners, e-mail, tecnologias de Internet, assim como por qualquer outro meio idôneo.

Art. 12. A JND estará obrigada e realizar campanhas educativas, publicitárias e de difusão e conscientização para a população em geral a respeito dos riscos, efeitos e potenciais danos do uso de drogas, para cujo financiamento poderá realizar convênios e acordos com as empresas estatais e do setor privado.

Art. 13. Serão de aplicação ao consumo de Cannabis psicoativa as medidas de protecção de espaços estabelecidas pelo artigo 3º da Lei nº 18.256, de 06 de março de 2008.

Art. 14. Os menores de 18 (dezoito) anos de idade e incapazes não poderão acessar a Cannabis psicoativa para uso recreativo. A violação do disposto precedentemente acarretará nas responsabilidades penais previstas no Decreto-Lei nº 14.294, de 31 outubro de 1974, alterado pela Lei nº 17.016, de 22 de outubro de 1988.

Art. 15. Conforme o disposto pelo artigo 46 da Lei nº 18.191, de 14 de novembro de 2007, todo condutor estará inabilitado para conduzir veículos em zonas urbanas, suburbanas ou rurais do território nacional, quando a concentração de THC (Tetrahidrocanabinol) no organismo for superior à permitida conforme a regulamentação que se ditará a respeito.

Parágafo Único. O Conselho Nacional de Drogas oferecerá capacitação, assessoramento e os insumos necessários aos funcionários especialmente designados a tais fins, do Ministério do Interior, do Ministério de Transporte e Obras Públicas, dos Governos dos Estados, dos Municípios e da Prefeitura Nacional Naval, com a finalidade de realizar os procedimentos e métodos de controladoria expressamente estabelecidos pelas autoridades competentes para os fins previstos no parágrafo anterior, em suas respectivas jurisdições e conforme suas respectivas competências. Tais exames e/ou testes poderão ser ratificados através de exames de sangue, ou outros exames clínicos ou paraclínicos, pelos prestadores do SNIS. O condutor a quem se comprove que conduzia veículos infringindo os limites de THC, a que refere o primeiro parágrafo do presente artigo, será passível das sações previstas no segundo parágrafo do artigo 46 da Lei 18.191, de 14 de Novembro 2007.

Art. 16. O Estado, as instituições de ensino referidas no artigo 10, as instituições prestadoras do Sistema Nacional Integrado de Saúde, assim como as organizações para-estatais e da sociedade civil com personalidade jurídica vigente; poderão solicitar ao Conselho Nacional de Drogas capacitação, assessoramento e eventualmente recursos humanos e materiais com a finalidade de realizar procedimento e controles similares aos definidos no artigo 15, como finalidades preventivas e educativas de diminuição de riscos.

TÍTULO IV – Do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (IRCCA)

CAPÍTULO I – Criação

Art. 17. Cria-se o Instituto de Regulação e Controle da Cannabis, IRCCA, como pessoa jurídica de direito público não estatal.

Art. 18. O IRCCA terá como finalidades:

a) Regular as atividades de plantio, cultivo, colheita, produção, elaboração, armazenamento, distribuição e venda de Cannabis, de acordo com as disposições da presente lei e da legislação vigente.

b) Promover e propor ações tendentes a reduzir os riscos e danos associados com o uso problemático de Cannabis, de acordo com a políticas definidas pelo Conselho Nacional de Drogas e em coordenação com as autoridades nacionais e estaduais.

c) Fiscalizar o cumprimento das disposições da presente lei a seu cargo.

Art. 19. Compete ao Conselho Nacional de Drogas a fixação da política nacional em matéria de Cannabis segundo os objetivos estabelecido no artigo anterior, contando para isso com o assessoramento do Instituto. Este adequará sua atuação a tal política nacional. O Instituto se vinculará e coordenará com o Poder Executivo através do Ministério de Saúde Pública.

CAPÍTULO II – Da Administração

Art. 20. Os órgãos do Instituto serão o Comitê Diretivo, a Direção Executiva e o Consultivo Nacional Honorário.

Art. 21. O Comitê Diretivo será o chefe do Instituto e seus membros serão pessoas de reconhecida solvência moral e técnica. Será integrado por:

– Um representante da Secretaria Nacional de Drogas, que o presidirá.
– Um representante do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca.
– Um representante do Ministério do Desenvolvimento Social.
– Um representante do Ministério da Saúde Pública.

Parágrafo Único. A designação dos membros do Comitê Diretivo incluirá a de seus suplentes correspondentes.

Art. 22. A duração do mandato dos membros do Comitê Diretivo será de cinco anos, podendo ser reeleitos por um só período consecutivo. Os membros cessantes permanecerão em suas funções até que assumam os novos membros designados.

Art. 23. O Comitê Diretivo fixará seu regime de sessões. As resoluções serão tomadas por maioria. Em caso de empate, o Presidente terá voto de qualidade.

Art. 24. Haverá um Diretor Executivo designado pela maioria do Comitê Diretivo, com o voto favorável do Presidente. Sua retribuição será fixada pelo Comitê Diretivo com a conformidade do Poder Executivo e debitada dos recursos do Instituto. O Diretor Executivo assistirá às sessões do Conselho Diretivo com voz e sem voto.

Art. 25. O Diretor Executivo será contratado por períodos de três anos, renovável. Para sua destituição ou a não renovação do contrato se deverá contar com a maioria dos votos do Comitê Diretivo, incluído o do Presidente.

Art. 26. O Conselho Nacional Honorário será integrado por um representante de cada uma das seguintes Secretarias de Estado: Ministério da Educação e Cultura, Ministério do Interior, Ministério da Economia e Finanças e Ministério da Indústria, Energia e Mineração; um representante da Universidade da República; um representante do Congresso de Intendentes; um representante dos clubes de membresia; um representante de associações de autocultivadores; um representante dos licenciados. Atuará em plenária com os membros do Comitê Diretivo e do Diretor Executivo.

Parágrafo Único. Os representantes dos clubes de membresia e associações de autocultivadores e dos licenciados serão nomeados pelo Poder Executivo à proposta destes. A regulamentação da presente lei e suas eventuais modificações poderão modificar a integração deste Conselho, ampliando o número de membros. O Conselho poderá ser convocado tanto a pedido do Comitê Diretivo, como a pedido de três de seus membros.

CAPÍTULO III – Das Funções e Atribuições

Art. 27. São funções do Instituto:

a) O controle e fiscalização do plantio, cultivo, colheita, produção, armazenamento, distribuição e entrega de Cannabis, conforme o disposto na presente lei e na legislação vigente, sem prejuízo das competências atribuídas a outros órgãos e entes públicos.

b) Assessorar o Poder Executivo:

· Na formulação e aplicação das políticas públicas dirigidas a regular e controlar a distribuição, comercialização, venda, oferta e consumo de Cannabis.

· No desenvolvimento de estratégias dirigidas ao retardo da idade de início do consumo, ao aumento da percepção de risco do consumo abusivo e à diminuição dos consumos problemáticos.

· Na coordenação dos oferecimentos de cooperação técnica realizados no país nesta área.

· No aporte de evidência científica, mediante a investigação e avaliação da estratégia para a orientação das políticas públicas de Cannabis.

Art. 28. São atribuições do Instituto:

· Outorgar as licenças para produzir, elaborar, coletar, distribuir e expedir Canabis psicoativa, assim como suas extensões, modificações, suspensões e supressões, conforme o disposto na presente lei e na regulamentação respectiva.

· Criar um Registro de Usuários, protegendo sua identidade, mantendo o anonimato e privacidade conforme as disposições legais vigentes, as da presente lei e da regulamentação respectiva. A informação relativa à identidade dos titulares de atos de registro terá caráter de dado sensível, de acordo com o disposto pelo artigo 18 da Lei nº 18.331, de 11 de Agosto de 2008.

· Registrar as declarações de auto-cultivo de Cannabis psicoativa, conforme as disposições legais vigentes, as da presente lei e da regulamentação respectiva.

· Autorizar os clubes de membresia cannábicos conforme as disposições legais vigentes, as da presente lei e da regulamentação respectiva.

· Dirigir-se diretamente aos organismos públicos para coletar e receber a informação necessária para o cumprimento das obrigações fixadas.

· Celebrar convênios com instituições públicas ou privadas com fins de cumprir com as suas funções, em especial com aquelas que já tenham experiência comprovada na matéria.

· Fiscalizar o cumprimento das disposições vigentes a seu cargo.

· Expedir os atos administrativos necessários para o cumprimento de suas obrigações.

· Determinar e aplicar as sanções pertinentes por infrações às normas regulatórias estabelecidas pela presente lei e sua regulamentação.

· Executar as sanções impostas, para cujos efeitos os testemunhos de suas resoluções constituirão título executivo. São decisões finais as consentidas expressa ou tacitamente pelo sancionado e as que deneguem o recurso de reposição previsto na presente lei.

Art. 29. O Comitê Diretivo, em seu caráter de órgão máximo de administração do Instituto, terá as seguintes atribuições:

a) Projetar o Regulamento Geral do Instituto e submetê-lo à aprovação do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca.

b) Aprovar o estatuto de seus empregados dentro do seis meses de sua instalação. O mesmo será regido, conforme previsto, pelas regras do direito privado.

c) Designar, transferir e demitir funcionários.

d) Fixar o custo das licenças, de acordo com o disposto no artigo anterior.

e) Aprovar seu orçamento e submetê-lo ao Poder Executivo para seu conhecimento, em conjunto com o plano de atividades.

f) Aprovar os planos, programas e os projetos especiais.

g) Levantar o relatório anual e as demonstrações financeiras do Instituto.

h) Administrar os recursos e bens do Instituto.

i) Adquirir, onerar e alienar toda classe de bens; quando se tratar de bens imóveis, deverá resolver-se por maioria especial de pelo menos três membros.

j) Delegar as atribuições que estime pertinentes mediante resolução fundada e por maioria de seus membros.

k) Em geral, realizar todos os atos civis e comerciais, ditar os atos de administração interna e realizar as operações materiais inerentes a seus poderes gerais de administração, de acordo com as funções e especialização do Instituto.

Art. 30. O Diretor Executivo terá as seguintes atribuições:

a) Cumprir e fazer cumprir as normas vigentes na matéria de competência do Instituto.

b) Executar os planos, programas e resoluções aprovados pelo Comitê Diretivo.

c) Realizar todas as tarefas inerentes à administração de pessoal e à organização interna do Instituto.

d) Qualquer outra que o Comitê Diretivo lhe encomende ou delegue.

Art. 31. O Conselho Consultivo Nacional Honorário, em seu caráter de órgão consultivo do Instituto, atuará:

a) Assesssorando na elaboração do Regulamento Geral do Instituto.

b) Assessorando na elaboração dos planos e programas de forma prévia a sua aprovação.

c) Assessorando em tudo aquilo que o Comitê Diretivo lhe solicite.

d) Opinando em qualquer outra questão relacionada com os deveres do Instituto, quando o estime conveniente.

CAPÍTULO IV – Dos Recursos, Da Gestão e Do Funcionamento

Art. 32. Constituirão os recursos do Instituto:

a) A arrecadação por conceito de licenças e permissões, em amparo com o disposto na presente lei.

b) Um aporte anual do Estado debitado de Rendas Gerais em um montante determinado pelo orçamento quinquenal. O Poder Executivo poderá modificar esta magnitude considerando a evolução da receita do Instituto.

c) As heranças, legados e doações que aceite o Instituto.

d) Os valores ou bens que sejam atribuídos ao Instituto a qualquer título.

e) O produto das multas e sanções aplicáveis.

f) Todo outro recurso que perceba por aplicação da legislação vigente.

Art. 33. O controle administrativo do Instituto será exercido pelo Poder Executivo por intermédio do Ministério da Saúde Pública. Este controle se exercerá tanto por razões de legalidade, como de oportunidade ou conveniência. Para tal efeito, o Poder Executivo poderá lhe formular as observações que creia pertinente, assim como propor a suspensão dos atos observados e as correções ou remoções que considere adequadas.

Art. 34. A Auditoria Interna Nacional exercerá a fiscalização da gestão financeira do Instituto, devendo submeter-se à mesma a prestação de contas e o balanço da execução orçamentária no prazo de 90 (noventa) dias do encerramento de cada exercício. A regulamentação da presente lei determinará a forma e data dos balanços, fechamento dos mesmos e sua publicidade.

Art. 35. Contra as resoluções do Comitê Diretivo procederá o recurso de reposição que deverá interpor-se no prazo 20 (vinte) dias úteis contados a partir do dia seguinte à notificação do ato ao interessado. Uma vez interposto o recurso, o Comitê Diretivo disporá de 30 (trinta) dias úteis para instruir e resolver o assunto.

Parágrafo Único. Denegado o recurso de reposição o requerente poderá interpor, unicamente por razões de legalidade, demanda de anulação do ato impugnado ante o Tribunal de Apelações no Cível de turno à data em que tal ato foi ditado. A interposição desta demanda deverá ser feita dentro do prazo de 20 (vinte) dias de notificada a denegatória expressa ou, em sua ausência, o momento em que se configure a denegatória implícita. A demanda de anulação só poderá ser interposta pelo titular de um direito subjetivo ou de um interesse direto, pessoal e legítimo, violado o lesionado pelo ato impugnado. O Tribunal decidirá em última instância.

Art. 36. Quando a resolução emanar do Diretor Executivo, em conjunto ou subsidiariamente com o recurso de reposição, poderá interpor-se o recurso hierárquico perante o Comitê Diretivo. Este recurso de reposição deverá interpor-se e resolver-se no prazos previstos no artigo anterior, o que também regirá no que for pertinente para a resolução do recurso hierárquico e para o posterior controle jurisdicional.

Art. 37. O Instituto está isento de todo tipo de tributos, exceto das contribuições de seguridade social. No que não previsto especialmente pela presente lei, seu regime de funcionamento será o de atividade privada, especialmente quanto a sua contabilidade, estatuto de seu pessoal e contratos que celebre.

Art. 38. Os bens do Instituto não são embargáveis.

CAPÍTULO V – Das Infrações e Sanções

Art. 39. O Comitê Diretivo do Instituto será o órgão encarregado de aplicar as sanções por infrações às normas vigentes na matéria de licenças, sem prejuízo das resposabilidades penais que puderem corresponder. O procedimento aplicável nestes casos será matéria da regulamentação.

Art. 40. As infrações a que faz referência o artigo anterior, atendendo à gravidade da infração e aos antecedentes do infrator, serão sancionadas com:

a) Advertência.

b) Multa de UR 20 (vinte unidades reajustáveis) até UR 2.000 (duas mil unidades reajustáveis).

c) Confisco da mercadoria e dos elementos utilizados ​​para cometer a infração.

d) Destruição da mercadoria quando corresponda.

e) Suspensão do infrator no registro correspondente.

f) Inabilitação temporária ou permanente.

g) Clausura parcial ou total, temporária ou permanente dos estabelecimentos e locais dos licenciados, sejam próprios ou de terceiros.

Parágrafo Único. As sanções precedentemente estabelecidas poderão aplicar-se de foma cumulativa e atendendo à gravidade da infração e aos antecedentes do responsável.

Art. 41. Sem prejuízo do exercício dos poderes sancionatórios precedentes, havendo tomado conhecimento o Conselho Diretivo ou seu Diretor Executivo, no exercício das faculdades de controle e fiscalização cometidas ao Instituto, da existência de atividades de caráter delitivo, efetuarão a denúncia respectiva ante a autoridade judiciária competente.

TÍTULO V – Da Avaliação e Monitoramento do Cumprimento da Presente Lei

Capítulo Único

Art. 42. Cria-se no âmbito do Ministério da Saúde Pública uma Unidade Especializada em Avaliação e Monitoramento da presente lei que terá caráter técnico e estará conformada por pessoal especializado na avaliação e monitoramento de políticas. Terá caráter independente e emitirá informes anuais, os quais, sem ter caráter viculante, deverão ser levados em consideração por organismos e entidades encarregados da execução desta lei. Este informe será submetido à Assembléia Geral.

TÍTULO VI – Da Aplicação da Presente Lei

Capítulo Único

Art. 43. O Poder Executivo regulamentará as disposições da presente lei em um prazo de 120 (cento e vinte) dias desde sua promulgação.

Art. 44. Revogam-se todas as disposições que se oponham ao estabelecido nesta lei.



132 respostas para “Texto do Projeto de Legalização da Maconha no Uruguai!”

  1. Therefore, it’s vital that your conditioning keep you up to par in practice and making a good impression there, to avoid much bench time.

  2. You can become one of these players if you practice.

  3. You can than link products that are relevant to what you are posting by using your affiliate links.

  4. You have made some good points there. I checked on the internet for more information about the issue and found most people will go along with your views on this website.

  5. This will stretch your abilities and will help improve your skills.

  6. Hi, i read your blog from time to time and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam feedback? If so how do you reduce it, any plugin or anything you can suggest? I get so much lately it’s driving me crazy so any assistance is very much appreciated.|

  7. Avatar Slot Joker disse:

    Anything like this you can do to help you control the ball better is important.

  8. I love reading a post that can make men and women think. Also, thanks for allowing for me to comment.

  9. When I originally commented I appear to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I recieve four emails with the exact same comment. Is there a means you are able to remove me from that service? Appreciate it.

  10. I truly love your site.. Pleasant colors & theme. Did you make this amazing site yourself? Please reply back as I’m trying to create my very own blog and want to learn where you got this from or what the theme is named. Many thanks.

  11. I need to to thank you for this excellent read!! I absolutely enjoyed every little bit of it. I have got you bookmarked to check out new stuff you post…

  12. Avatar women rompers disse:

    Right here is the perfect site for anyone who wants to understand this topic. You know so much its almost hard to argue with you (not that I actually would want to…HaHa). You definitely put a fresh spin on a subject that’s been discussed for many years. Excellent stuff, just great.

  13. I’m very pleased to find this web site. I wanted to thank you for ones time due to this wonderful read!! I definitely loved every part of it and i also have you saved as a favorite to see new stuff on your site.

  14. Avatar emploi disse:

    I truly love your website.. Excellent colors & theme. Did you create this web site yourself? Please reply back as I’m wanting to create my own personal website and want to know where you got this from or exactly what the theme is called. Thanks.

  15. I couldn’t resist commenting. Perfectly written!

  16. Avatar music website disse:

    An outstanding share! I have just forwarded this onto a co-worker who had been conducting a little homework on this. And he in fact ordered me dinner due to the fact that I found it for him… lol. So allow me to reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending time to discuss this matter here on your web page.

  17. I must thank you for the efforts you have put in writing this site. I really hope to check out the same high-grade blog posts by you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my own blog now 😉

  18. I was able to find good information from your content.

  19. It’s hard to come by educated people in this particular subject, but you sound like you know what you’re talking about! Thanks

  20. Avatar Best CBD Oil disse:

    I couldn’t resist commenting. Very well written.

  21. I quite like looking through a post that will make men and women think. Also, many thanks for allowing for me to comment.

  22. Avatar like it disse:

    Hi there, just turned familiar with your webpage through The Big G, and realized that it’s truly useful. I’ll value if you decide to carry on this.

  23. Everything is very open with a clear clarification of the issues. It was definitely informative. Your site is extremely helpful. Many thanks for sharing.

  24. When I originally commented I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every time a comment is added I recieve 4 emails with the exact same comment. There has to be a means you are able to remove me from that service? Thank you.

  25. Avatar Konga Nigeria disse:

    Hello there! This blog post couldn’t be written any better! Going through this post reminds me of my previous roommate! He continually kept talking about this. I am going to send this information to him. Pretty sure he will have a very good read. I appreciate you for sharing!

  26. Avatar pmbok 6th disse:

    Hi, I do think this is an excellent website. I stumbledupon it 😉 I will return once again since I book-marked it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to help other people.

  27. I couldn’t resist commenting. Exceptionally well written!

  28. Avatar accusing disse:

    You are so interesting! I don’t suppose I’ve truly read through a single thing like that before. So great to find somebody with some unique thoughts on this subject matter. Seriously.. thanks for starting this up. This website is one thing that is required on the internet, someone with a bit of originality.

  29. The next time I read a blog, I hope that it does not disappoint me just as much as this one. I mean, I know it was my choice to read through, but I truly believed you’d have something interesting to talk about. All I hear is a bunch of complaining about something you could possibly fix if you weren’t too busy looking for attention.

  30. Hi, I do think this is a great site. I stumbledupon it 😉 I will revisit once again since I saved as a favorite it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other people.

  31. bookmarked!!, I really like your site.

  32. This is the right webpage for anybody who would like to understand this topic. You know so much its almost hard to argue with you (not that I personally would want to…HaHa). You certainly put a new spin on a topic which has been written about for a long time. Great stuff, just great.

  33. Your style is unique compared to other people I have read stuff from. Thanks for posting when you have the opportunity, Guess I will just book mark this site.

  34. Avatar here disse:

    Good post. I’m dealing with some of these issues as well..

  35. This page really has all of the info I wanted about this subject and didn’t know who to ask.

  36. Aw, this was a really nice post. Finding the time and actual effort to produce a top notch article… but what can I say… I procrastinate a lot and never manage to get anything done.

  37. When I originally commented I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on whenever a comment is added I receive four emails with the same comment. There has to be a means you can remove me from that service? Cheers.

  38. I gotta bookmark this site it seems handy very helpful

  39. Great post! We are linking to this great article on our website. Keep up the good writing.

  40. Your style is very unique in comparison to other people I’ve read stuff from. Thank you for posting when you have the opportunity, Guess I’ll just bookmark this page.

  41. It’s actually practically impossible to come across well-advised americans on this subject, still, you come across as like you know whatever you’re indicating! Appreciate It

  42. Hullo here, just became receptive to your blog through Bing, and discovered that it is quite good. I will take pleasure in in the event you continue on such.

  43. I blog often and I genuinely thank you for your content. The article has truly peaked my interest. I will bookmark your site and keep checking for new information about once a week. I opted in for your RSS feed as well.

  44. Generally I do not learn post on blogs, however I wish to say that this write-up very forced me to try and do it! Your writing style has been amazed me. Thank you, very great post.

  45. Avatar wooyart disse:

    Good write-up. I definitely appreciate this site. Stick with it!

  46. Hi, I do believe this is an excellent site. I stumbledupon it 😉 I am going to revisit once again since I saved as a favorite it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to help others.

  47. I love reading through a post that can make men and women think. Also, many thanks for permitting me to comment.

  48. This is the best blog site for anyone who wishes to find out about this subject. You realize a lot its practically tough to say with you (not that I actually would want?HaHa). You most definitely put a new spin on a topic thats been covered for several years. Wonderful things, just fantastic!

  49. After exploring a handful of the articles on your website, I truly like your way of writing a blog. I book-marked it to my bookmark website list and will be checking back in the near future. Take a look at my web site as well and let me know what you think.

  50. It’s hard to come by knowledgeable people in this particular topic, however, you seem like you know what you’re talking about! Thanks

  51. Hi, I do think this is a great web site. I stumbledupon it 😉 I’m going to come back once again since I bookmarked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other people.

  52. This is the perfect web site for anyone who wishes to find out about this topic. You understand so much its almost hard to argue with you (not that I really would want to…HaHa). You definitely put a fresh spin on a subject that has been discussed for decades. Excellent stuff, just great.

  53. Avatar workout plan disse:

    I couldn’t refrain from commenting. Exceptionally well written.

  54. Some genuinely good posts on this internet site , thanks for contribution.

  55. Avatar new song disse:

    Having read this I believed it was really enlightening. I appreciate you finding the time and effort to put this article together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it!

  56. Avatar Viagra Online disse:

    Oh my goodness! Awesome article dude! Many thanks, However I am going through issues with your RSS. I don’t understand the reason why I cannot subscribe to it. Is there anyone else getting the same RSS problems? Anybody who knows the answer can you kindly respond? Thanks!!

  57. Avatar Cbtf Cricket disse:

    Great post! We are linking to this particularly great content on our site. Keep up the great writing.

  58. Avatar top Brands disse:

    Good article. I will be experiencing many of these issues as well..

  59. Avatar free money disse:

    Good information. Lucky me I discovered your website by chance (stumbleupon). I’ve book marked it for later.

  60. Pretty! This was a really wonderful article. Thanks for providing these details.

  61. I truly love your site.. Great colors & theme. Did you make this site yourself? Please reply back as I’m attempting to create my very own website and want to find out where you got this from or just what the theme is named. Kudos!

  62. Avatar INDOXXI disse:

    Saved as a favorite, I love your blog!

  63. Avatar Movies disse:

    Having read this I believed it was extremely informative. I appreciate you finding the time and effort to put this article together. I once again find myself personally spending a lot of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worthwhile!

  64. Avatar damac group disse:

    Everything is very open with a clear clarification of the challenges. It was truly informative. Your site is very useful. Thanks for sharing!

  65. Avatar runelist disse:

    Good day! I could have sworn I’ve visited this site before but after browsing through some of the articles I realized it’s new to me. Anyhow, I’m certainly delighted I found it and I’ll be book-marking it and checking back regularly!

  66. Avatar Dresses disse:

    Hi there! This blog post couldn’t be written much better! Looking at this post reminds me of my previous roommate! He always kept talking about this. I will forward this information to him. Fairly certain he’ll have a very good read. I appreciate you for sharing!

  67. An intriguing discussion is worth comment. There’s no doubt that that you need to write more on this topic, it may not be a taboo matter but typically folks don’t discuss such issues. To the next! Best wishes!

  68. When I originally left a comment I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every time a comment is added I receive four emails with the same comment. Perhaps there is a means you can remove me from that service? Cheers.

  69. Avatar free disse:

    You have made some really good points there. I checked on the web to find out more about the issue and found most people will go along with your views on this web site.

  70. Hello very cool web site!! Man .. Excellent .. Amazing .. I will bookmark your web site and take the feeds also…I am glad to find so many helpful info here within the publish, we want develop extra techniques on this regard, thank you for sharing.

  71. Avatar apps for pc disse:

    Oh my goodness! Amazing article dude! Many thanks, However I am experiencing troubles with your RSS. I don’t know why I can’t join it. Is there anybody else getting similar RSS problems? Anyone that knows the solution will you kindly respond? Thanx!!

  72. Your style is unique in comparison to other people I’ve read stuff from. Thank you for posting when you have the opportunity, Guess I will just book mark this page.

  73. bookmarked!!, I really like your web site.

  74. I blog quite often and I seriously appreciate your content. This article has really peaked my interest. I’m going to take a note of your blog and keep checking for new details about once per week. I opted in for your Feed as well.

  75. After exploring a handful of the articles on your web page, I really appreciate your way of writing a blog. I bookmarked it to my bookmark webpage list and will be checking back in the near future. Please visit my web site as well and let me know your opinion.

  76. It’s nearly impossible to find well-informed people about this subject, however, you sound like you know what you’re talking about! Thanks

  77. You are so interesting! I do not believe I’ve truly read through a single thing like this before. So nice to find someone with genuine thoughts on this subject matter. Really.. thank you for starting this up. This site is something that is needed on the internet, someone with some originality.

  78. Very interesting topic, thank you for putting up.

  79. I’m extremely pleased to discover this great site. I wanted to thank you for your time due to this fantastic read!! I definitely savored every little bit of it and i also have you saved as a favorite to check out new stuff on your web site.

  80. I used to be able to find good information from your blog posts.

  81. Way cool! Some very valid points! I appreciate you writing this post and the rest of the website is extremely good.

  82. The next time I read a blog, Hopefully it won’t fail me just as much as this one. I mean, Yes, it was my choice to read through, however I truly thought you’d have something useful to talk about. All I hear is a bunch of whining about something you could fix if you weren’t too busy seeking attention.

  83. Avatar apps for pc disse:

    Spot on with this write-up, I honestly think this website needs much more attention. I’ll probably be back again to read through more, thanks for the info!

  84. Right here is the perfect webpage for anybody who wants to understand this topic. You know a whole lot its almost tough to argue with you (not that I personally would want to…HaHa). You definitely put a fresh spin on a topic which has been written about for many years. Great stuff, just excellent.

  85. This website certainly has all the information I wanted concerning this subject and didn’t know who to ask.

  86. Avatar laptop app disse:

    This is a topic that’s near to my heart… Take care! Exactly where are your contact details though?

  87. Everything is very open with a precise clarification of the issues. It was definitely informative. Your site is extremely helpful. Thank you for sharing!

  88. Hello! I could have sworn I’ve been to your blog before but after browsing through a few of the posts I realized it’s new to me. Anyhow, I’m definitely pleased I stumbled upon it and I’ll be bookmarking it and checking back frequently!

  89. Avatar pc apps disse:

    After I initially commented I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on every time a comment is added I recieve 4 emails with the exact same comment. Perhaps there is a means you are able to remove me from that service? Cheers.

  90. After I initially left a comment I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on each time a comment is added I receive four emails with the same comment. Is there a way you can remove me from that service? Thank you.

  91. Avatar sellefied disse:

    I couldn’t resist commenting. Exceptionally well written.

  92. Avatar jujitsu disse:

    I absolutely love your site.. Great colors & theme. Did you develop this amazing site yourself? Please reply back as I’m wanting to create my very own site and would love to know where you got this from or just what the theme is called. Thank you.

  93. I blog frequently and I seriously appreciate your information. Your article has truly peaked my interest. I am going to take a note of your blog and keep checking for new details about once a week. I subscribed to your RSS feed as well.

  94. I was pretty pleased to find this page. I wanted to thank you for ones time for this particularly wonderful read!! I definitely loved every part of it and I have you book marked to look at new things on your website.

  95. Very nice post. I definitely appreciate this site. Keep writing!

  96. I was very pleased to discover this great site. I want to to thank you for ones time for this particularly fantastic read!! I definitely savored every part of it and I have you book-marked to check out new things on your website.

  97. Avatar LSD disse:

    You should take part in a contest for one of the most useful blogs online. I most certainly will highly recommend this blog!

  98. Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you penning this article and also the rest of the website is also really good.

  99. Avatar Ketamine disse:

    I absolutely love your site.. Excellent colors & theme. Did you create this site yourself? Please reply back as I’m planning to create my very own blog and would love to find out where you got this from or exactly what the theme is named. Kudos!

  100. Good post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis. It will always be useful to read content from other writers and practice a little something from their websites.

  101. Absolute useful highlights you’ll have mentioned, thanks for adding.

  102. You made some good points there. I checked on the web for more info about the issue and found most people will go along with your views on this site.

  103. Avatar T-shirts disse:

    When I initially left a comment I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every time a comment is added I receive four emails with the exact same comment. Perhaps there is a means you are able to remove me from that service? Cheers.

  104. Hello! I just would like to give you a huge thumbs up for the excellent info you have got here on this post. I am coming back to your web site for more soon.

  105. Writing unique web site content may be easier than you might think.

  106. After I originally commented I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on every time a comment is added I recieve four emails with the exact same comment. There has to be an easy method you are able to remove me from that service? Kudos.

  107. It’s hard to come by experienced people for this topic, but you sound like you know what you’re talking about! Thanks

  108. I blog often and I seriously appreciate your content. This article has really peaked my interest. I’m going to bookmark your website and keep checking for new details about once a week. I subscribed to your Feed too.

  109. It’s nearly impossible to find experienced people on this subject, however, you sound like you know what you’re talking about! Thanks

  110. Faytech North America is a touch screen Manufacturer of both monitors and pcs. They specialize in the design, development, manufacturing and marketing of Capacitive touch screen, Resistive touch screen, Industrial touch screen, IP65 touch screen, touchscreen monitors and integrated touchscreen PCs. Contact them at http://www.faytech.us, 121 Varick Street, New York, NY 10013, +1 646 205 3214.

  111. Avatar malovabay disse:

    I could not resist commenting. Well written.

  112. Nice post. I learn something new and challenging on websites I stumbleupon everyday. It will always be useful to read through content from other writers and use a little something from their web sites.

  113. Pretty! This has been an extremely wonderful post. Thank you for providing this information.

  114. I love looking through an article that can make men and women think. Also, many thanks for permitting me to comment.

  115. I seriously love your site.. Excellent colors & theme. Did you develop this website yourself? Please reply back as I’m looking to create my very own website and want to find out where you got this from or what the theme is named. Appreciate it!

  116. Thanks for sharing your ideas. I’d also like to express that video games have been ever before evolving. Modern tools and enhancements have helped create practical and interactive games. These kind of entertainment games were not really sensible when the actual concept was first of all being attempted. Just like other kinds of technological know-how, video games way too have had to grow by many generations. This is testimony for the fast growth and development of video games.

  117. You are so cool! I do not suppose I have read through anything like this before. So nice to discover somebody with unique thoughts on this issue. Seriously.. thank you for starting this up. This site is one thing that is required on the web, someone with a bit of originality.

  118. You’re so interesting! I do not think I have read something like that before. So great to discover another person with genuine thoughts on this subject. Really.. thank you for starting this up. This website is one thing that is required on the internet, someone with a little originality.

  119. There is definately a great deal to learn about this issue. I like all of the points you have made.

  120. This website really has all the information and facts I wanted concerning this subject and didn’t know who to ask.

  121. Do you believe in your past lives? Do you think is reincarnation real?

  122. An outstanding share! I have just forwarded this onto a colleague who had been conducting a little research on this. And he in fact ordered me dinner simply because I discovered it for him… lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending time to discuss this topic here on your blog.

  123. I blog frequently and I truly thank you for your information. The article has truly peaked my interest. I am going to bookmark your blog and keep checking for new information about once a week. I opted in for your Feed too.

  124. This website certainly has all the information and facts I needed about this subject and didn’t know who to ask.

  125. Cheap Gucci Handbags Is usually blogengine much better than wp for reasons unknown? Should be which is turning out to be popluar today.

  126. Avatar Owen Caliendo disse:

    Britney Spears has integrated four completely new dates to her forthcoming UK tour. The pop superstar, who will definitely be bringing her Femme Fatale tour right onto British shores around October

  127. Avatar Lance Thimmes disse:

    I simply want to mention I’m all new to blogging and seriously loved this blog site. Likely I’m planning to bookmark your blog post . You actually have fantastic posts. Thanks a lot for sharing your web site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




[pro_ad_display_adzone id=17608]
[pro_ad_display_adzone id=17609]