Skatistas contra a proibição da maconha

Um dos maiores skatistas da história, o brasileiro Bob Burnquist, está na linha de frente para acabar com a proibição da maconha para atletas. Mas enquanto as regras não mudam, Bob – que também é presidente Confederação Brasileira de Skate – é obrigado a recomendar a abstinência.

“Não usem cannabis ou qualquer coisa derivada dela durante a competição”, declarou Bob em entrevista à ESPN.

Na mesma entrevista, Bob soltou o verbo contra a hipocrisia da proibição.”É um absurdo. Já há milhares de estudos e medicamentos analgésicos com THC (substância psicoativa da cannabis) que mostram um risco muito menor para o consumidor do que os opioides. É uma ironia e uma hipocrisia o THC ser proibido e o opioides não”, declarou.

Bob deseja que o skate tenha protagonismo na luta pela retirada da maconha da lista de substâncias proibidas para atletas e destacou o a eficácia da cannabis no alívio de dores.

“Quero liderar os estudos, montar uma comissão e fazer um movimento de ir à Wada debater isso. É evidente (que a cannabis) não melhora performance, mas melhora, sim, e muito, a sua dor, sem precisar da porra de um opioide”.