“Se der um bong ao urso”, um livro (quase) infantil para adultos!

Literatura, WAW

hempadao 23 maio, 2019

Urso flutuando depois da bongada!

 “If you give a bear a bong” é inspirado em tradicionais livros infantis, mas é feito para adultos 

As coisas na gringa estão sempre mais à frente, não há dúvidas quanto a isso. Ao brasileiro comum, ao menos conseguimos viajar o mundo pelas telas da internet. E assim vamos achando as novidades mais inusitadas e criativas feitas por e para maconheiros.

Esses dias, encontrei esse livro aí da foto. Em uma olhada rápida, vendo o formato e as cores, podemos até pensar que se trata de um livro infantil. Mas olhando com um pouco de atenção (não precisa muita!) vai ver que esse urso é bem adulto.

Mesmo pra quem não entende nada de inglês, a palavra Bong no título está bem clara, né? Em tradução livre, o título do livro quer dizer: “Se você der um bong a um urso” e, em cada página, a obra vai mostrando o que o urso fará.

Se você der um google com o termo “If you give a”, o buscador completa com vários títulos possíveis. Isso porque essa expressão é comum em livros infantis norte-americanos. Nós brasileiros não conhecemos e pra gente talvez não seja tão significativo, mas pra quem é criado nos EUA, esse livro traz uma lembrança da infância e dos tempos de escola.

Mesmo se você nunca pensou em bongar com um urso, vale a pena a leitura. Ele provavelmente vai te fazer lembrar de algum amigo seu ou fazer você se identificar com a temática. O livro conta a história de um urso que bongou demais e acabou provando sensações boas a ruins, num curto espaço de tempo.

Sam Miserendino: a risadinha de quem subverteu o livro infantil

O autor

Esse é o segundo livro do autor, Sam Miserendino, que faz parte da série “Addicted Animals” (Animais Viciados). O primeiro título foi “If you give a bunny a beer” que em tradução livre seria “Se você der uma cerveja a um coelho”. A ideia para esses livros veio após ler milhares de vezes os livros infantis “if you give a….” para seus filhos. Foi aí que Sam se uniu ao ilustrador Mike Odum e criou o primeiro livro. Ele foi originalmente publicado por uma editora pequena em Seatle e, rapidamente, se tornou o livro mais vendido da história da empresa.

O segundo livro nasceu de uma brincadeira que foi publicada na contracapa do primeiro. Era um coelho bebendo cerveja na primeira página e, atrás, como se houvesse outro livro da coleção, o autor e o ilustrador tiveram a ideia de colocar o desenho do urso, com esse título, como se fosse um outro livro da série. O lance é que esse livro ainda nem existia! O coelho fez tanto sucesso que os leitores começaram a cobrar o livro do urso chapado e… sendo assim, o grande mamífero peludo, amigo urso, acabou tendo que encarar uma bongada.

Sam Miserendino atualmente é advogado durante o dia, escritor à noite e pai. Ele já escreveu mais dois livros para a série – “If you give a Kitty a cocktail” que está para ser lançado no começo de 2020 e “If you give a Dog a doobie”, programado para o fim do ano que vem.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




[pro_ad_display_adzone id=17608]
[pro_ad_display_adzone id=17609]