Home Cultura Música Qual foi o primeiro disco dos Beatles produzido sob efeito de LSD?

Qual foi o primeiro disco dos Beatles produzido sob efeito de LSD?

O icônico quarteto de rock gravou um belo repertório de composições sob efeito de substâncias alucinógenas

Quando os Beatles eram bem jovens chegaram à América e fizeram a histórica aparição em  Ed Sullivan. O mais velho dos integrantes, na época, tinha acabado de fazer 23 anos e George Harrison não tinha chegdo aos 21 anos.

Então, no momento em que os garotos tocaram “I Want to Hold Your Hand”, soou exatamente como um tipo de música que eles escreveriam. Mas as coisas mudaram durante a década.

Fonte: Rolling Stone

Dois anos depois, o icônico quarteto gravou o disco com solos de guitarra e efeitos sonoros que pareciam ser gaiovotas. Ao fim, os vocais de John Lennon soavam como “o Dalai Lama cantando no alto de uma montanha”.

Na faixa, “Tomorrow Never Knows”, em específico, Lennon deu o pontapé inicial ao se inspirar no livro de Timothy Leary, Psychedelic Experience: A Manual Based on the Tibetan Book of the Dead. Olhando para trás, ele não exagerou quando chamou o clássico disco de “o álbum de ácido”

Quando John cantou: “Turn off your mind, relax and float downstream” (“desligue sua mente, relaxe e flutue rio abaixo”, em português), a citação de Leary caiu perfeitamente com a bateria estrondosa de Ringo. Para os fãs que experimentaram drogas nos anos 1960, não houve dúvidas sobre o estado de espírito dos Beatles.

“Nessa época, as pessoas começaram a experimentar drogas, incluindo o LSD”, explicou Paul McCartney em Anthology. “Com o LSD, esse tema era ainda mais interessante”, disse Paul.

Na ocasião, John fez referência à uma viagem de ácido que ele teve na Califórnia. Existem outras insinuações às drogas em Revolver. No lado dois, por exemplo, os fãs ouviram John falar de um personagem que ele batizou de Doutor Robert dizendo se você “toma um gole de seu copo especial”, ajuda você a entender”.

Quando John começou a escrever “I Am the Walrus” ele experimentava ainda mais das drogas. “A primeira linha foi escrita em uma viagem ácida em um final de semana. A segunda linha foi escrita viagem seguinte de ácido e foi preenchida depois que eu conheci Yoko”, disse.

Certamente, é difícil a Magical Mystery Tour sem LSD, e tudo isso começou com o Revolver.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Ultimos posts

Fabricação e venda de derivados da cannabis entram em vigor no país

Entra em vigor hoje a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que regulamenta a fabricação, importação e comercialização de produtos derivados da...

“Maconha é coisa de velho”, diz Fernando Henrique Cardoso

No Brasil só não enxerga o que acontece quem não quer. A maconha ou as drogas mais pesadas não estão apenas na favela, mas...

Alerj aprova pesquisa e cultivo da maconha medicinal no Rio

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a realização de pesquisa e cultivo científico da maconha por associações de pacientes. A votação,...

10 universidades pelo mundo que oferecem cursos focados em maconha

A maconha medicinal vem ganhando espaço em diversos lugares do mundo. De olho nisso, algumas universidades estão buscando capacitar seus estudantes para trabalhar no...

Se eu quiser fumar, eu fumo

Dizem por aí que coisa alguma acontece por acaso. Aliás, que o próprio acaso é algo irreal — mesmo que nós ainda não sejamos...