Oito Citações Literárias sobre Maconha e Haxixe

TopGanja

hempadao 20 maio, 2014

O post de hoje é totalmente inspirado em uma publicação do blog Socialista Morena. Eles fizeram a lista da relação entre grandes escritores e maconha, o Hempadão viu aquilo e pensou: dá um TopGanja. E lá se vão oito grandes nomes da literatura/pensamento ocidental que sem dúvida contem grande relevância ao nosso estudo cotidiano sobre a erva. Crânios enfumaçados, cabeças de elefante, gênios que por acaso eternizaram verbos sobre o verde (ou marrom) Leia até o fim para entender:

1 – Hunter S. Thompson

Mais conhecido pela obra cinematográfica que o retrata… afinal, quem nunca viu Medo e Delírio em Las Vegas?! Poucos sabem que o personagem é real, é jornalista e um norte-americano muito louco. Sobre a maconha, ele já se pronunciou uma vez, e veja só o que ele disse: “Sempre amei a maconha. Ela tem sido uma fonte de alegria e conforto para mim por tantos anos. E eu ainda acho que é uma das coisas básicas da vida, ao lado da cerveja, gelo e grapefruits –e milhões de americanos concordam comigo.”

2 – Norman Mailer

Esse é considerado o pai do Novo Jornalismo, para medir a importância do cara basta ver sua salinha de troféu que ostenta nada menos que dois Prêmios Pulitzer. Apesar de sua carreira e experiências pessoais não serem tão alucinadas como as do escritor anterior, Norman também tem suas aspas sobre a erva, se liga: “O efeito da maconha em alguém é sempre existencial. Pode-se sentir a importância de cada momento e como isto nos afeta. É possível sentir a própria essência, tornar-se consciente do enorme mecanismo do nada – o zumbido do aparelho do som, o vazio de uma interrupção sem sentido. Nos tornamos conscientes da guerra dentro de cada um de nós, e como o nada dentro de nós busca atacar a essência dos outros, e como nossa essência, por sua vez, é atacada pelo nada dos outros.”

3 – Carl Sagan

Esse é sem dúvida uma das grandes mentes já existentes no mundo. Acumulando profissões como cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, o cara tem simplesmente 600 artigos científicos publicados. E um gênio desse gabarito deixou declarações a respeito da cannabis em seu uso recreativo e também medicinal, veja só: “Minha experiência com a cannabis melhorou muito minha apreciação da arte, um tema que nunca pude apreciar antes. O entendimento do propósito do artista, que eu obtenho quando estou chapado, algumas vezes continua quando estou de cara. Esta é uma das muitas fronteiras humanas que a cannabis me ajudou a transpor. Tem também algumas sacadas relacionadas à arte –eu não sei se elas são verdadeiras ou falsas, mas foram muito divertidas de formular. Por exemplo: passei algum tempo doidão apreciando o trabalho do surrealista belga (na verdade francês) Yves Tanguy. Alguns anos mais tarde, ao emergir depois de um longo mergulho no Caribe, afundei exausto na praia formada pela erosão de um recife de coral nas proximidades. Examinando à toa os fragmentos arqueados de coral em tons pastel que formavam a praia, vi diante de mim uma pintura de Tanguy. Talvez ele tenha visitado uma praia assim na infância.” (leia o texto completo de Sagan sobre a maconha aqui. Em inglês.)

E ainda um vídeo interessante sobre o uso terapêutico da planta:

4 – Alexandre Dumas

Grande escritor, Dumas registrou pelo menos uma vez tudo que sabia ou sentia sobre o concentrado de cannabis conhecido como haxixe. É inegável que a época todos os grande intelectuais tiveram contato com a droga psicoativa de efeitos que versam prazer e dor. Quanto exagero, não? “Julgue por si mesmo, senhor Aladim –julgue, mas não se resuma a uma só tentativa. Como tudo o mais, precisamos acostumar os sentidos a uma primeira impressão, suave ou violenta, triste ou alegre. Há uma luta em nossa natureza contra essa substância divina –nas naturezas que não são feitas para o prazer e se aferram à dor. É preciso que a natureza subjugada sucumba no combate, o sonho tem que vencer a realidade e o sonho reinar supremo; então o sonho se transforma em realidade e a realidade se torna sonho. Mas que mudanças ocorrem! Apenas pela comparação da dor da existência verdadeira com as alegrias da existência assumida é que você desejará não mais viver, mas sonhar para sempre. Quando você retorna a esta esfera mundana de seu mundo visionário, é como se trocasse uma primavera napolitana pelo inverno da Lapônia –deixar o Paraíso pela Terra, céu pelo inferno! Experimente o haxixe, meu hóspede –experimente o haxixe.” (em O Conde de Monte Cristo)

5 – Stephen King

É nada mais que nono autor mais traduzido do mundo e esse sabe realmente das coisas! Previu algo muito parecido com o que lutamos para que aconteça o mais rápido possível: a autossuficiência de cada através de seu cultivo caseiro. Veja só a citação de mais um célebre escritos americano e veja só se a realidade por ele descrita não é longe de ser um conto de terror: “Eu acho que a maconha deveria não só ser legal como deveria ser uma indústria caseira. Seria maravilhoso para o Estado do Maine. Tem uma erva muito boa plantada em casa. Tenho certeza que seria ainda melhor se fosse possível cultivar em estufas, utilizando fertilizantes…”

6 – Gilberto Freyre

É sabido que os três pilares da sociologia nacional mencionaram a cannabis em seus escritos em algum momento. Quase a lista fica sem nenhum brasileiro, mas felizmente temos nosso representante. No grande clássico Casa Grande & Senzala, ele mandou a letra de forma clara e nada subjetiva: “Já fumamos a macumba ou diamba. Produz realmente visões e como um cansaço suave; a impressão de quem volta cansado dum baile, mas com a música ainda nos ouvidos.”, uma das descrições mais belas e lúdicas do imaginário canábico, sem dúvida.

7 – Ramon Del Valle-Inclán

Em entrevista ao jornal El Heraldo, de Madri, o escritor espanhol soltou essa pérola. Romancista e poeta, é possível achar busto desta cara pelo seu país de origem. Em uma viagem ao México ele teve acesso à marijuana e isso lhe marcou, veja só:

“–O México me pareceu um país destinado a fazer coisas maravilhosas. Tem uma capacidade que o mundo não sabe admirar em toda a sua grandeza: a revolucionária. Através dela avançará e evoluirá. Dela… e do cânhamo índico, que lhe faz viver em uma exaltação religiosa extraordinária.
–O cânhamo índico?
–A erva maconha ou cânhamo índico, que é o que os mexicanos fumam. É o que explica seu desprezo à morte, que lhes dá um valor sobre-humano.”(entrevista ao jornal El Heraldo de Madri, 1918)

8 – Charles Baudelaire

Pra fechar um que não é novidade pra ninguém, Baudelaire! O mestre do hash, tendo chegado até a escrever um livro inteiro para este assunto, com título simples e direto: Haxixe. Em outro dos seus escritos, Paraísos Artificiais, ele descreve a felicidade em uma colherinha, imperdível: “Eis a felicidade! Uma colherinha bem cheia! A felicidade com toda a sua embriaguez, todas as suas loucuras, todas as suas criancices! Pode tomá-la sem medo; ninguém morre por causa disso. Seus órgãos físicos não sofrerão dano algum. Talvez mais tarde, se recorrer muitas vezes ao sortilégio do haxixe, diminuirá sua força de vontade e você será menos homem que agora; mas está tão longe o castigo e é tão difícil determinar a natureza do futuro desastre! Que risco você corre? Um pouco de cansaço nervoso no dia seguinte. Mas você não se expõe todos os dias a castigos maiores por menores recompensas?”, não é verdade?



40 respostas para “Oito Citações Literárias sobre Maconha e Haxixe”

  1. Avatar black mass disse:

    This paragraph offers clear idea in favor of the new visitors of blogging, that genuinely how to do blogging.

  2. Avatar cheap flights disse:

    Hello to every single one, it’s genuinely a fastidious for me to pay a
    quick visit this web site, it contains valuable Information.

  3. Avatar g rsacwgxy disse:

    Nice blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A design like yours with a few simple adjustements would really make my
    blog stand out. Please let me know where you got your design. Thank you

  4. Avatar by g disse:

    Wow, this post is pleasant, my sister is analyzing these kinds of things, so I
    am going to inform her.

  5. Avatar RAP disse:

    83593 219262This website is truly a walk-through it truly will be the information you desired relating to this and didnt know who ought to. Glimpse here, and youll undoubtedly discover it. 811332

  6. Avatar pr jobs disse:

    384512 304959There is noticeably a bundle to know about this. I assume you made certain nice points in capabilities also 601502

  7. Avatar sexy Männer disse:

    285931 262350excellent post. Neer knew this, thanks for letting me know. 358113

  8. 725071 480950Hi, you used to write superb articles, but the last several posts have been kinda boring I miss your tremendous posts. Past couple of posts are just just a little out of track! 605480

  9. 369684 434575Hi there! Someone in my Myspace group shared this site with us so I came to give it a look. Im surely loving the info. Im bookmarking and will likely be tweeting this to my followers! Outstanding weblog and wonderful style and style. 706388

  10. 831676 857961I enjoy searching via and I conceive this site got some truly useful stuff on it! . 189806

  11. 564069 764436Nie and informative post, your every post worth atleast something. 290637

  12. 892956 808642Great post, thank you so much for sharing. Do you happen to have an RSS feed I can subscribe to? 627627

  13. Avatar movies123 disse:

    912998 941106amazing post, quite informative. I wonder why the other experts of this sector do not notice this. You should continue your writing. Im confident, youve a great readers base already! 161749

  14. 80124 781256 There is noticeably a bundle to know about this. I assume you made certain nice points in attributes also. 596651

  15. 337042 745628Thanks for the details provided! I was finding for this details for a long time, but I wasnt able to find a reliable source. 585187

  16. 792713 74897Hello, Neat post. There can be a dilemma with your web site in internet explorer, could test thisK IE nonetheless will be the marketplace leader and a large portion of individuals will leave out your excellent writing due to this dilemma. 486876

  17. 350312 330355Yay google is my world beater aided me to uncover this outstanding internet site ! . 748594

  18. 722419 707493Hiya! awesome weblog! I happen to be a daily visitor to your website (somewhat a lot more like addict ) of this website. Just wanted to say I appreciate your blogs and am seeking forward for more to come! 361955

  19. 582459 216103I admire the useful facts you offer inside your articles. I will bookmark your weblog and also have my children verify up here often. Im really positive theyll learn plenty of new items correct here than anybody else! 172421

  20. Avatar Elise disse:

    7570 388432This internet internet site is my breathing in, really excellent layout and perfect content material material . 679863

  21. 301903 549169Howdy! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I truly enjoy reading your articles. Can you suggest any other blogs/websites/forums that go over the same topics? Thanks! 802333

  22. Avatar الانتر disse:

    985567 815645Hi, have you ever before asked yourself to write about Nintendo or PSP? 421614

  23. 138092 695054I totally agree with you about this matter. Good post. Already bookmarked for future reference. 814948

  24. 186903 249633Found this on MSN and Im happy I did. Nicely written post. 18355

  25. 20743 476933This design is wicked! You certainly know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Fantastic job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool! 214745

  26. Avatar this article disse:

    839129 99957Dead composed topic matter, thanks for details . 843617

  27. Avatar Homepage disse:

    881937 193938A person necessarily lend a hand to make severely posts Id state. This is the extremely first time I frequented your internet page and to this point? I surprised with the analysis you produced to make this specific submit extraordinary. Magnificent procedure! 539968

  28. Avatar w88cub disse:

    960696 101002Youd superb suggestions there. I did a research about the problem and identified that likely almost anyone will agree along with your internet page. 237896

  29. 755802 235343Today, I went to the beachfront with my children. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone! 161226

  30. 128590 455221Top rated lad speeches and toasts, as well toasts. might extremely well be supplied taken into consideration creating at the party consequently required to be slightly a lot more cheeky, humorous with instructive on top of this. very best man speeches funny 894389

  31. Avatar doi bong phap disse:

    669798 115047I enjoy reading through and I believe this site got some genuinely utilitarian stuff on it! . 953172

  32. 299768 451918Some actually great articles on this site , thankyou for contribution. 931565

  33. 906960 965419Its incredible what supplementing can do for your body and your weight lifting goals! 234265

  34. 126269 359112My wife style of bogus body art were being quite unsafe. Mother worked with gun initial, after which they your lover snuck no cost upon an tattoo ink ink. I was sure the fact just about every really should not be epidermal, due to the tattoo ink could be attracted from the entire body. make an own temporary tattoo 734681

  35. Avatar bongda chaua disse:

    162552 189802you use a fantastic weblog here! do you wish to have the invite posts in my small weblog? 984161

  36. 464195 20921You produced some decent points there. I looked on the net to the issue and discovered most people goes together with along together with your web site. 974372

  37. Avatar Naija Dj Mix disse:

    860460 909094Good post. I be taught 1 thing far more challenging on completely different blogs everyday. It will all the time be stimulating to learn content material from other writers and apply slightly one thing from their store. Id desire to use some with the content on my blog whether you dont mind. Natually Ill give you a hyperlink on your net blog. Thanks for sharing. 420308

  38. Avatar con heo dat disse:

    117648 215546Terrific paintings! That could be the type of data that are meant to be shared around the net. Shame on the seek for no longer positioning this publish higher! Come on more than and consult with my website . Thank you =) 914610

  39. Avatar kYTL disse:

    408036 332883It is a shame you dont have a donate button! Id most undoubtedly donate to this outstanding internet web site! I suppose within the meantime ill be pleased with bookmarking and putting your Rss feed to my Google account. I appear forward to fresh updates and will share this weblog with my Facebook group: ) 188810

  40. Avatar al satterwhite disse:

    please remove my © image of Hunter Thompson on the beach – you did not ask permission – I make my living from my photography which you have illegally used

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




[pro_ad_display_adzone id=17608]
[pro_ad_display_adzone id=17609]