Misturar maconha com tabaco pode aumentar risco de dependência!

Misturar maconha com tabaco não é uma prática muito comum entre usuários brasileiros, mas na Europa é fácil encontrar quem só fume desta forma. A explicação é simples. Nossa maconha prensada já costuma ser de péssima qualidade e misturar com tabaco deixa a marola bem desagradável. 

O problema desta mistura, de acordo com um estudo publicado na revista médica “Frontiers in Psychiatry”, está na possibilidade de aumento no risco de dependência das duas drogas. 

A pesquisa foi feita com base em entrevistas online com usuários de maconha de 18 países da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, incluindo o Brasil, além da Austrália. 

“Nossos resultados destacam a importância das rotas de administração ao considerar os efeitos à saúde da maconha e mostram que a coadministração de tabaco e maconha está associada com um declínio na motivação de cessar o uso do tabaco e buscar ajuda para cessar o uso do tabaco e da maconha”, diz o psiquiatra Michael T. Lynskey, professor do King’s College London e um dos autores do estudo. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas usam tabaco no mundo, e 182 milhões de pessoas usam maconha. Infelizmente não existem dados sobre o percentual de usuários com hábito de fumar frequentemente maconha misturada com tabaco