Maconha legalizada reduz a violência nos EUA

Hemportagem

hempadao 21 março, 2018

Apesar de recente e limitada a meia dúzia de estados, a legalização da maconha já promove efeitos de paz nos Estados Unidos. Nos estados da fronteira com o México que adotaram medidas de legalização do uso medicinal e/ou recreativo os índices de crimes violentos reduziram, em média, 13%.

O fim do monopólio do narcotráfico no comércio de maconha estabeleceu um ambiente de negócios mais pacífico, já que não é mais necessário pegar em armas para plantar ou vender cannabis. A legislação legalized vem impulsionando o cultivo dentro dos Estados Unidos e aquecendo um mercado que, no período da proibição, era muito dependente do México.

“Esses produtores estão em concorrência direta com os cartéis de drogas mexicanos que contrabandeiam maconha aos EUA. Como resultado, os cartéis perderam negócios,” observou a economista Evelina Gavrilova, coautora do estudo.

Gavrilova, em parceria com os pesquisadores Takuma Kamada e Floris Zoutman, estudou as estatísticas de crimes e registros de homicídio computados pelo FBI de 1994 a 2012. Eles descobriram que uma mudança nas leis de drogas dos EUA criou o resultado positivo mais notável na Califórnia, com uma redução de 15% nos índices de violência.

“Quando o efeito sobre o crime é tão significativo, obviamente é melhor regulamentar a maconha e permitir que as pessoas paguem impostos sobre isso, em vez de torná-la ilegal. É incontestável que a droga deve ser legal e regulamentada, com os resultados indo para o Tesouro”, acrescentou Evelina Gavrilova.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




[pro_ad_display_adzone id=17608]
[pro_ad_display_adzone id=17609]