por Rafael Moraes
Usuários de Cannabis são constantemente azucrinados e questionados pela sociedade conservadora no que diz respeito à historicidade da erva. Mas afinal, que papo é esse de historicidade? Não bastasse os benefícios comprovados da maconha, agora temos que esclarecer sua origem e coexistência com o ser humano. Só assim as entidades retrógradas abandonarão seu discurso mentiroso e soberbo de que a maconha "nunca esteve presente" no desenvolvimento de nossas sociedades.
Naturalmente a Cannabis exerceu um papel fundamental em diversos âmbitos, desde sua presença ritualística e mitológica nas religiões antigas e contemporâneas, até seu papel terapêutico na medicina medieval e moderna. Dizer que ela foi agente passivo em nossa evolução é uma tremenda falácia. Tão essencial foi sua manifestação em nossa história, que graças a ela os Egípcios antigos conseguiam aliviar as dores das hemorroidas, os Hindus antigos propiciavam às mulheres parições menos torturantes, e até os Islâmicos (cuja religião atualmente condena qualquer método de uso da Cannabis) foram responsáveis por descobrir diversas propriedades analgésicas da verdinha. Não bastasse toda essa gama de benefícios, a maconha ainda era motivo de veneração e adoração por religiões.
O primeiro contato do homem com a Mary Jane se deu através dos chineses, há aproximadamente 6.000 anos atrás, onde esses faziam uso das propriedades têxteis da planta para a produção de roupas, papel, corda, etc. Enfatizando que o primeiro papel concebido na história da humanidade foi produzido pelo chinês Cai Lun, que utilizou na composição desse papel nada mais que….CÂNHAMO! Isso mesmo caros chapados, a existência do papel é atribuída às particularidades do cânhamo e sua (mais que óbvia) eficiência. Claro, não podemos parar por aí. O uso medicinal da maconha pelos chineses é mencionado na farmacopeia mais antiga do mundo (o Shen Nung Pen Ts’ao ching) , que lista diversos tratamentos com o uso da erva: amenização das dores de reumatismo; tratamento da malária; agente anestésico; entre outros. "Mas os chineses usavam a Cannabis apenas na medicina, ou gostavam de chapar também?" você deve estar se perguntando. Bem, existem poucos indícios evidenciando o fumo da planta nas dinastias antigas, mas as tribos nômades do norte da China praticavam rituais Xamânicos e obviamente…FUMAVAM PRA CARALHO! Inclusive foram essas tribos as responsáveis por disseminar o uso alucinógeno da Cannabis pelo resto da Ásia. Os Taoistas usavam incensos de maconha para realizar meditações e rituais. E tem mais: no Tibete, a Cannabis era sagrada para os monges budistas!
É no mínimo lamentável que existam indivíduos por aí focados unicamente em depreciar e censurar a história e benefícios da maconha, e eu venho juntamente com este texto tentar extinguir esse pensamento, afinal de contas, se ao longo dos milênios a população vivera em conjunto com a maconha porquê só agora a sociedade patriarcal resolveu odiar a verdinha?"
Fontes:
– http://www.chinaculture.org/gb/en_madeinchina/2005-06/28/content_70172.htm
– http://books.google.com.br/books?id=TTHGp0euKmoC&pg=PA152&lpg=PA152&redir_esc=y#v=onepage&q=cannabis&f=false
– http://www.biology-online.org/articles/history_cannabis_medicine_review/christian_era.html
– http://www.druglibrary.org/schaffer/hemp/history/first12000/1.htm
An impressive share! I have just forwarded this onto a friend who
was doing a little research on this. And he in fact ordered me lunch due to the fact that I stumbled upon it for him…
lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!!
But yeah, thanx for spending time to talk about this issue here
on your blog.
I am actually delighted to read this webpage posts
which consists of lots of helpful facts, thanks for providing these statistics.
Nice replies in return of this query with firm arguments and explaining everything about that.
Hey there! Quick question that’s totally off topic. Do you know how to make your site
mobile friendly? My website looks weird when browsing from
my iphone 4. I’m trying to find a template or plugin that might be able to resolve
this issue. If you have any recommendations, please share.
Cheers!
Great post. I used to be checking constantly this blog and I
am inspired! Very useful info specially the last part 🙂 I handle such information much.
I was seeking this certain information for a long time.
Thank you and best of luck.
I’m extremely impressed with your writing talents as neatly as
with the format for your weblog. Is this a paid subject matter or did you customize it yourself?
Anyway stay up the nice quality writing, it’s rare to peer a nice blog like this one nowadays..