Não dá para saber se foi uma brincadeira ou se o objetivo era facilitar a vida de quem quer comprar drogas. O fato é que o Google Maps tem em seu mapa um ponto indicado como “Boca de fumo”, na esquina das ruas Joaquim Silva e Teotônio Regadas, na Lapa. Para não deixar dúvidas sobre as atividades exercidas ali, o lugar é descrito como “centro comercial” pela ferramenta de busca.
Aliás e a propósito
No ponto exato indicado pelo mapa há um muro azul, com um bar na diagonal. Ele fica em frente à Escadaria Selarón — ponto turístico da cidade, tombado em agosto deste ano. O lugar foi tema de reportagem de O GLOBO, em 2013, com o título: “Venda e uso de drogas são livres na Escadaria Selarón.”
O outro lado
O Google explica que seus mapas são “totalmente colaborativos e recebem milhares de sugestões e modificações de usuários todos os dias”. Segundo a empresa, quando uma marcação é feita incorretamente ou de má fé, qualquer usuário pode denunciá-la. E, seguida, ela é submetida a um processo de verificação, que decide se a retira do ar.
Deixe uma resposta