Home Notícias Ciência Entendendo o Endocanabinóide: a tal Maconha Interna!

Entendendo o Endocanabinóide: a tal Maconha Interna!

Você sabia que todo ser humano, usuário ou não de cannabis, tem um sistema endocanabinóide?

por Paulo Cesar

A maconha é uma planta milenar. A proibição é recente, mas fez com que os estudos a respeito da planta demorassem a acontecer. Por exemplo, os primeiros endocanabinóides só foram descobertos e isolados do tecido humano em 1992. Foram eles: a anandamida e o 2-araquidonoil glicerol. A descoberta, publicada na Revista Science, por William Devane, comprova que o nosso organismo produz uma substância análoga aos canabinóides presentes na maconha.

O termo “ananda”, oriundo do sânscrito, significa “felicidade serena” ou “bem-aventurança”. Descoberto quatro anos antes, em 88, a anandamida reage com seu receptor canabinóide, chamado CB1. Já o receptor CB2 foi encontrado no ano seguinte e, junto ao anterior, compõem os principais endocanabinóides alvos de estudo.

Ou seja, embora a cannabis seja uma fonte de mais de 60 canabinoides (incluindo o THC e o CBD), a verdade é que o corpo humano também produz vários canabinoides. Basicamente, eles formam o que é conhecido como Sistema Endocanabinóide. Estes canabinoides endógenos estão presentes em todos os seres humanos e regulam funções diversas de nosso organismo.

Ao que sabe hoje em dia, podemos dizer que o sistema endocanabinóide é constituído pelo seguinte conjunto: receptores canabinóides, os endocanabinóides e as enzimas que catalisam sua degradação e biossíntese.

O que ele faz?

O sistema endocanabinóide encontra-se amplamente distribuído no sistema nervoso e em menor quantidade em tecidos periféricos. Esse sistema faz a comunicação entre o cérebro e muitas funções fisiológicas do corpo, isso explica o fato dele ser constante alvo de estudos para fins terapêuticos. Uma de suas principais funções é manter a homeostase, que consiste na capacidade do nosso organismo em manter a estabilidade do organismo, tal como temperatura corporal, níveis de água e minerais, regulação da glicose no sangue, dentre muitos outros.

Os endocanabinóides são produzidos em doses baixas por enzimas de nosso corpo. A partir de administrações terapêuticas de canabinóides, é possível ter benefícios sobre diversas doenças. A ativação do receptor CB1 é alvo de diversos estudos, pois ele tem: envolvimento na diminuição da sensibilidade aos estímulos dolorosos, efeitos ansiolíticos, atividade antitumoral, neuroproteção diante de situações de trauma e falta de oxigênio para feto durante a gravidez, modulação da ingestão de alimentos.

Já a ativação do receptor CB2 tem propriedade de reduzir danos provocados por doenças auto-imune. No organismo, os endocanabinóides estão envolvidos na regulação da ingestão alimentar, controle do nível energético das células e até no controle de humor. A seguir, pode-se observar o efeito na cannabis em outros tecidos periféricos que apresentam o sistema endocanabinóide:

“O sistema endocanabinóide reduz a sensação de dor, controla o movimento, a memória, o sono, o apetite e protege”, resumiu o pesquisador Di Marzo.

Fonte: AQUI

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Ultimos posts

Cacife Clandestino – Rap Game | Pt. Xamã e BK

"Enrola essa blunt, boa espécie no recheio", clipe novo do Cacife Clandestino Mais uma canção do álbum "Conteúdo Explícito", do Cacife Clandestino, ganhou clipe. Dessa...

Legalização da maconha pode levar ao aumento do uso por jovens, diz estudo

Números mostram que, nos EUA, dependência entre adolescentes aumentou de 2,18% para 2,72% após a liberação da droga A legalização da maconha pode levar ao...

Fundador do Cirque du Soleil detido por cultivar maconha

Justiça da Polinésia, onde ele tem um atol particular, procura determinar se a droga está destinada ou não ao tráfico O fundador do Cirque du Soleil,...

“Cannabis é feminina”, diz empresária Viviane Sedola

"Se você tem uma cólica que derruba por dois dias, provavelmente já testou tudo que está na farmácia. O que existe no mercado tradicional...

Maconha é: Planta, Remédio, Droga e Negócio

Série de reportagens mostra maconha sob diferentes olhares A NAV Reportagens está produzindo junto ao Yahoo Notícias uma série linda sobre cannabis. Nesse episódio, tem...