Empresas canadenses brigam por ‘maconha’ na Bolsa de Toronto

Fonte: O Globo

TORONTO – O código POT (maconha, em inglês) para o mercado de ações está sendo altamente disputado nas Bolsas canadenses — e a demanda é tão intensa que se decidiu, pela primeira vez, fazer uma loteria para determinar quem vai ter direito a usá-la.

POT era anteriormente o código para a Potash Corp, da província de Saskatchewan, antes de a empresa se fundir com a Agrium Inc. para formar a Nutrien Ltd. Ele está disponível para uso a partir de sexta-feira. Não é de surpreender que a “maconha” tenha atraído “interesse significativo”, de acordo com um comunicado publicado pela Bolsa de Valores de Toronto.

As solicitações das empresas pelo novo código deveriam ser entregues até o fim da tarde desta terça em Toronto, e um sorteio será realizado na quarta-feira para determinar a vencedora. Catherine Kee, porta-voz do Grupo TMX, responsável pela Bolsa local, não quis revelar quantas empresas se candidataram, nem quantas delas estão relacionadas ao setor de cannabis, que cresce rapidamente.

POT não é o único código existente ligado à maconha. A Canopy Growth Corp., a maior empresa de cannabis do mundo em valor de mercado, é negociada sob o símbolo WEED (outra palavra inglesa para a planta) no Canadá, e o fundo negociado em Bolsa ETFMG Alternative Harvest usa o símbolo MJ, abreviatura de Mary Jane (em espanhol, marijuana).