Deborah Small lembra que a proibição das drogas é racista

Hemportagem

hempadao 21 julho, 2016

O Hempadão apresenta uma ótima dica de leitura para esta tarde de frio em boa parte do país. A ativista política norte-americana Deborah Small está realizando uma série de palestras pelo Brasil, debatendo o impacto da política de guerra às drogas, que afeta mais cruelmente as mulheres e a população negra.

Nesta entrevista para o jornal O Globo, Deborah fala sobre política de drogas e avalia o trabalho do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução livre) nos Estados Unidos, um país estremecido pela crescente violência entre policiais e cidadãos afro-descendentes. Vale a leitura atenciosa do início ao fim.

Você costuma dizer que a guerra às drogas não deve ser vista como um fracasso, mas como um sucesso. Por quê?

Eu acredito que o principal propósito da guerra às drogas é prolongar o sistema de controle político e de exploração econômica das comunidades negras que está na fundação da riqueza do império anglo-americano e que atua como um agente unificador para muitos americanos brancos. A “guerra às drogas” tem sido um sucesso porque facilita a criminalização de múltiplas gerações de pessoas pobres e negras, além da capacidade de se lucrar com ela através da expansão do complexo prisional-industrial.

A seletividade do sistema penal e o uso letal da força pela polícia são uma realidade nos EUA e no Brasil. A população negra está sobrerrepresentada no sistema carcerário em ambos os países e são as principais vítimas de violência policial. Como você explica esses fenômenos?

O entendimento sobre o que constitui “ser branco” existe em relação direta ao que se entende por “ser negro”. Branca é a cor do poder e do privilégio — negra é a cor da subjugação e da exclusão. Esse entendimento racial está impregnado na nossa história, nas nossas leis, nas nossas políticas e é culturalmente reforçado de maneiras diversas e dissimuladas. A polícia é o principal instrumento de sustentação da hierarquia racial que está no coração da “identidade americana”. As atividades policiais atuais nos bairros pobres e negros refletem as práticas e políticas impostas sobre os afrodescendentes durante a escravidão e o subsequente sistema legal de segregação. Há uma continuidade de propósito e de efeito entre as políticas de justiça criminal de outrora, cujos alvos principais eram os negros, e as leis criminais de drogas atuais, que, de maneira parecida, punem os negros desproporcionalmente. Em muitos sentidos, é a história se repetindo — as origens do Estado penal moderno estão enraizadas nos ajustes que as elites sulistas fizeram após a Guerra Civil para manter o sistema de controle e exploração da população negra.

Há uma relação entre o início da guerra às drogas e os movimentos por direitos civis nos Estados Unidos?

O sistema de discriminação racial apoiada pelo Estado se tornou mais difícil após o surgimento do movimento por direitos civis. Não era mais viável politicamente que o governo sustentasse explicitamente a supremacia dos homens brancos. Ao mesmo tempo os líderes negros se tornaram mais militantes em suas demandas por maior equidade e oportunidades econômicas. A elevação dos crimes por drogas à categoria de prioridade na aplicação das leis estaduais e federais, combinada ao estereótipo dos usuários de drogas como membros predatórios de grupos étnicos minoritários, justificou a criminalização de comunidades inteiras de pessoas negras pobres, marginalizadas, pouco educadas e precariamente empregadas. Quando as pessoas passam a ser classificadas como criminosas por usarem drogas ou por se envolverem na economia do tráfico, a sociedade não se sente mais na obrigação de lidar com as condições sociais ou econômicas que estão por trás disso.

O que é exatamente o Black Lives Matter e qual é sua avaliação do trabalho dos homens e mulheres envolvidos nesse movimento?

O Black Lives Matter é um movimento iniciado por três mulheres negras para abordar o problema persistente de violência e brutalidade policial. O ímpeto inicial para seu surgimento foi o assassinato de Michael Brown por um membro do Departamento de Polícia da cidade de Ferguson. Michael Brown foi alvejado e morto após se recusar a obedecer a uma ordem da polícia de sair da rua. Após os disparos, o corpo de Michael foi deixado na calçada por mais de quatro horas, exposto ao público. A polícia imediatamente tentou justificar o assassinato caracterizando Michael como um bandido e um criminoso. O Black Lives Matter é também um apelo à comunidade para que priorize a preocupação com as vidas da população negra para que possamos reduzir a violência armada e outras ações que resultem em uma morte prematura dessas pessoas.

Na América Latina há uma discussão crescente sobre os efeitos perversos do sistema de justiça criminal em termos de gênero, especialmente em relação às mulheres negras e pobres. Você vê uma relação entre racismo, gênero e o sistema de justiça criminal?

Criminalizar o uso, o abuso e a venda de drogas ilegais tem pouco efeito na oferta e na demanda dessas drogas nos Estados Unidos. Isso levou, no entanto, a altíssimas taxas de encarceramento de mulheres. Mulheres negras, que usam drogas em níveis iguais ou menores do que as mulheres brancas, são mais severamente afetadas pelas leis e pela política de droga atual do que qualquer outro grupo. Esses efeitos raciais discrepantes são resultado, na maior parte, de práticas criminais racialmente seletivas. O teste seletivo de mulheres negras grávidas para o uso de drogas e a maior vigilância de mães pobres e negras para prevenir casos de violência e negligência contra crianças exacerbam as disparidades raciais entre essas mulheres.

Há um claro movimento progressista nos Estados Unidos em relação à maconha. Além do uso medicinal, alguns estados já legalizaram a maconha também para uso recreativo. Como você avalia o impacto dessas mudanças no médio e no longo prazo na população pobre e negra?

Eu acredito que a reforma nas leis sobre maconha é parte integral da desconstrução da guerra às drogas global. A proibição das drogas é vendida ao público como uma política direcionada a criminosos e predadores que promovem o vício e lucram com a miséria alheia. A realidade é que a maioria das prisões por drogas nos EUA e no mundo é por posse e, especialmente, de maconha. Os estados que implementaram programas de maconha medicinal têm visto uma diminuição significativa nas prisões relacionadas a drogas sem que tenha havido um aumento no uso ou abuso de maconha, inclusive entre a juventude. Uma vez que a juventude afro-americana e latina é excessivamente visada pela polícia por questões relacionadas à maconha, os esforços para descriminalizar e/ou legalizar essa substância são benéficos para as pessoas pobres e negras.

O que seria uma política de drogas justa e efetiva em relação às pessoas negras e pobres e à população em geral, nos EUA e no Brasil?

Na minha visão, a política de drogas ideal é não haver política criminal de drogas. Isso significaria tratar o uso e a dependência de drogas como questões de saúde pública, de maneira similar a como fazemos com o álcool e com o tabaco. Nós temos leis e práticas para regular o uso desses produtos que causam dependência sem nos apoiar na punição e no encarceramento. O principal problema com as convenções da ONU sobre drogas é que elas requerem que todos os signatários punam as pessoas envolvida com drogas.

Que impacto a guerra às drogas levada a cabo pelos EUA tem nas economias da América Latina em geral e no Brasil especificamente?

O impacto tem sido devastador para as economias e governos da América Latina. A proibição das drogas funciona como uma espécie de alquimia que transforma plantas em ouro. Há poucos produtos que os camponeses locais possam plantar que gerem lucros comparáveis aos que derivam da plantação de coca e papoula, e a demanda insaciável por essas drogas nos EUA garante que sempre haverá um mercado para elas. Em países com uma grande população de pessoas pobres, sempre haverá quem esteja disposto a correr os riscos associados à ilegalidade pela promessa de lucros rápidos e consistentes. Como conflitos em torno de atividades criminosas não podem ser resolvidos pelas vias legais, eles terminam sendo resolvidos nas ruas, frequentemente por meios violentos e/ou ameaçadores.

Que papel o Brasil pode ter na reforma das políticas globais sobre drogas?

O Brasil pode desempenhar um papel importante na promoção de reformas nas políticas globais ao trabalhar junto a outros países latino-americanos com o objetivo de desmantelar a proibição global e criar um sistema de controle de drogas baseado na ciência, na saúde e nos direitos humanos. A guerra às drogas americana não funcionou para o Brasil. Em vez de reduzir o consumo e o abuso de drogas, a erradicação de cultivos, a interdição de laboratórios de produção e outras abordagens pela via da oferta levaram a mais violência, sofrimento, miséria e morte. Pode-se definir insanidade como fazer a mesma coisa repetidamente esperando resultados diferentes. A guerra às drogas é uma política insana – é tempo para uma nova abordagem que promova nossa saúde mental e pública.



48 respostas para “Deborah Small lembra que a proibição das drogas é racista”

  1. Hello there! This post couldn’t be written much better! Going through this post reminds me of my previous roommate! He constantly kept preaching about this. I most certainly will send this article to him. Fairly certain he will have a very good read. I appreciate you for sharing!

  2. I have observed that in the world the present day, video games include the latest fad with kids of all ages. There are times when it may be unattainable to drag your kids away from the activities. If you want the very best of both worlds, there are plenty of educational activities for kids. Thanks for your post.

  3. Sapid Agency is a Search Engine Optimization company in New York City that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in NYC and many other local areas. Find more at https://www.sapidagency.com/ @ 145 E 57TH NEW YORK, NY 10022, USA, +1 971 341 5608 USA

  4. Avatar osrs servers disse:

    Greetings! Very helpful advice within this article! It is the little changes that will make the most important changes. Many thanks for sharing!

  5. Avatar Best CBD Oil disse:

    Your style is unique in comparison to other folks I have read stuff from. Many thanks for posting when you have the opportunity, Guess I’ll just bookmark this web site.

  6. I simply need to share it with you that I am new to posting and certainly cherished your site. Quite possibly I am going to remember your blog post . You literally have excellent article material. Admire it for giving out with us your main website information

  7. This is a good tip particularly to those new to the blogosphere. Short but very precise info… Appreciate your sharing this one. A must read post.

  8. Howdy! I simply would like to give you a huge thumbs up for your great information you have right here on this post. I will be returning to your blog for more soon.

  9. Avatar Pmp disse:

    Good day! I could have sworn I’ve visited this website before but after going through a few of the posts I realized it’s new to me. Regardless, I’m definitely pleased I came across it and I’ll be bookmarking it and checking back regularly.

  10. Having read this I thought it was really enlightening. I appreciate you finding the time and effort to put this information together. I once again find myself spending a lot of time both reading and commenting. But so what, it was still worthwhile!

  11. Avatar spam disse:

    Good web site you’ve got here.. It’s difficult to find excellent writing like yours nowadays. I really appreciate people like you! Take care!!

  12. But wanna tell that this is handy , Thanks for taking your time to write this.

  13. You made some good points there. I looked on the net for additional information about the issue and found most people will go along with your views on this website.

  14. hi!,I like your writing so so much! proportion we keep in touch extra about your article on AOL? I require a specialist in this house to solve my problem. Maybe that is you! Looking ahead to see you.

  15. Good post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis. It will always be exciting to read through content from other authors and use something from other websites.

  16. Avatar wooyart disse:

    After looking at a handful of the blog posts on your blog, I seriously appreciate your way of writing a blog. I saved as a favorite it to my bookmark site list and will be checking back soon. Please check out my web site as well and let me know how you feel.

  17. Everything is very open with a clear explanation of the issues. It was truly informative. Your website is very useful. Thank you for sharing!

  18. Enjoyed examining this, very good stuff, thanks . “Shared joys make a friend, not shared sufferings.” by Friedrich Wilhelm Nietzsche.

  19. Hello! I simply would like to offer you a big thumbs up for your excellent information you have got right here on this post. I’ll be coming back to your blog for more soon.

  20. What i don’t realize is in reality how you are now not really a lot more well-favored than you may be right now. You are so intelligent. You realize therefore considerably in relation to this topic, made me for my part believe it from a lot of numerous angles. Its like men and women are not involved except it’s something to do with Girl gaga! Your individual stuffs great. Always take care of it up!

  21. Avatar porno disse:

    Great post. I am facing a few of these issues as well..

  22. Avatar ufa888a disse:

    This is a topic which is close to my heart… Best wishes! Where are your contact details though?

  23. Simply wanna state that this is handy , Thanks for taking your time to write this.

  24. Avatar sellefied disse:

    Your style is very unique compared to other folks I’ve read stuff from. I appreciate you for posting when you have the opportunity, Guess I will just book mark this page.

  25. Avatar Wedding disse:

    Good post. I will be dealing with many of these issues as well..

  26. I blog often and I truly thank you for your information. This great article has really peaked my interest. I am going to bookmark your site and keep checking for new details about once per week. I opted in for your RSS feed too.

  27. Spot on with this write-up, I honestly think this web site needs much more attention. I’ll probably be back again to read more, thanks for the info!

  28. FreeSpinner is made to help you getting the results you want.

  29. I was able to find good advice from your articles.

  30. Avatar wealth disse:

    Howdy! I simply want to offer you a big thumbs up for the excellent info you have got right here on this post. I will be coming back to your site for more soon.

  31. Avatar atlassessions disse:

    I could not resist commenting. Exceptionally well written!

  32. Great info. Lucky me I recently found your site by chance (stumbleupon). I have book-marked it for later!

  33. bookmarked!!, I really like your site.

  34. Everything is very open with a precise explanation of the issues. It was truly informative. Your site is very helpful. Thank you for sharing.

  35. Do you believe past lives? Do you think is reincarnation real?

  36. Greetings, I do think your blog could possibly be having web browser compatibility issues. Whenever I take a look at your web site in Safari, it looks fine however, if opening in I.E., it has some overlapping issues. I simply wanted to give you a quick heads up! Other than that, fantastic site.

  37. There’s certainly a great deal to find out about this issue. I really like all of the points you made.

  38. Hello there, I think your web site could be having internet browser compatibility issues. When I look at your website in Safari, it looks fine however when opening in Internet Explorer, it’s got some overlapping issues. I just wanted to provide you with a quick heads up! Aside from that, great site.

  39. I blog often and I seriously thank you for your content. The article has really peaked my interest. I am going to take a note of your blog and keep checking for new information about once a week. I subscribed to your RSS feed too.

  40. Avatar fashion urban disse:

    I like it when folks get together and share opinions. Great site, continue the good work!

  41. Exceptional post but I was wondering if you could write a litte more on this subject? I’d be very grateful if you could elaborate a little bit more. Thank you!

  42. Avatar Ronny Penna disse:

    Just as good as your last post. I wish I had your blogging style.

  43. MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks, Large Touch Screen Displays , Monitors, Digital Signages and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks, Touch Screen Monitors and Digital Signage. Visit MetroClick in NYC at http://www.metroclick.com/ or , 121 Varick St, New York, NY 10013, +1 646-843-0888.

  44. Avatar Laura Duba disse:

    I just want to tell you that I am all new to blogs and certainly savored this web page. Probably I’m likely to bookmark your site . You certainly have terrific articles and reviews. Kudos for sharing your web page.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




[pro_ad_display_adzone id=17608]
[pro_ad_display_adzone id=17609]