Corrida ao Ouro Verde: a América toda Legalizando… e o Brasil?!

Tá rolando em toda América uma nova corrida do Ouro! E o Brasil parece que nem liga de estar ficando para trás. Se você não acredita, pensa bem: Na América do Sul somente o Brasil junto as Guianas e o Suriname já são os únicos a estabelecer penas para porte de drogas. Todos os outros já se livraram desse mal.

Para que colocar diariamente policiais pra procurar quantidade ínfima de maconha dentro de bermudas e cuecas?! O PM tem raiva do maconheiro nem é culpa do maconheiro, mas culpa da proibição! Que o obriga a práticas no mínimo desnecessárias atrás de uma planta no mínimo inofensiva, já que há milênios nunca matou ninguém.

Quando a gente sobe da América pobre para a América rica lá se estabelece também outra corrida! Os EUA já tem boa parte do seu território pintado de verde. O México mexe seus palitos e já dialoga com políticas de legalização abertamente. E enquanto isso o Canadá já avisou ao mundo inteiro que em 2017 vai, definitivamente, legaliza a droga em todo país, sendo o primeiro do G7 a assumir a medida de forma federal, como já fez o Uruguai.

“É inegável que os termos do debate sobre drogas estejam mudando no México e no mundo”, disse o presidente Enrique Peña Nieto, durante um discurso na última quinta-feira, 21, anunciando uma nova proposta de legislação. “Felizmente, um novo consenso mundial está gradualmente mudando a favor da reforma”, disse ele.

Ah… mas ele não conhece a realidade do Brasil. Senhor, piedade do Brasil… pois por aqui parece loucura defender o fim da guerra, políticas mais humanas, atitudes mais edificantes ao país e às pessoas. Com o panorama que temos, entre impedimentos, olimpíadas e eleições, parece que falar sobre legalização da maconha é assunto pra quem quer fumar e só. Mas não é o caso.

Os nossos vizinhos já fumam, tanto quanto a gente. Eles estão legalizando para gastar menos e arrecadar mais, além de prender menos gente e ter melhores índices de combate a crimes que valham a pena serem combatidos. Eles estão marolando! E nós… na lezeira.