Home Notícias Tecnologia Cofre high tech de maconha ganha prêmio apesar de censura

Cofre high tech de maconha ganha prêmio apesar de censura

Além de ser a maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show (CES) distribui premiações para inovações tecnológicas todos os anos. Os portões dos pavilhões onde ocorre o evento em Las Vegas, nos Estados Unidos, ainda não foram abertos, mas a feira já possui sua primeira controvérsia. Os vencedores de uma das categorias foram censurados justamente por conta de seu produto: uma caixa tecnológica que armazena produtos de maconha.

Fonte: UOL

A empresa canadense Keep Labs, vencedora do prêmio, divulgou a honraria em seu site oficial, porém decidiu não enviar representantes ao evento que acontece a partir desta terça-feira (7). Apesar de terem vencido na categoria de soluções para a casa, os representantes da Keep Labs não poderiam mencionar a maconha no evento, por uma orientação da organização do evento, a Consumer Technology Association (CTA).

O aparelho é uma espécie de cofre inteligente e digital para guardar produtos de maconha. Conectada a um aplicativo, a caixa é monitorada constantemente. Com isso, o usuário fica sabendo se alguém tentar movê-la ou ainda arrombá-la. Abrir a caixa não é coisa fácil, já que ela só é possível fazer isso por meio de impressão digital ou de reconhecimento facial.

A ideia dos criadores surgiu depois de perceberem os hábitos de usuários de maconha no Canadá, onde a droga é regulamentada. Eles guardavam os cigarros e a própria erva em locais inusitados como estojos de lápis.

A empresa tenta lutar contra o estigma relacionada à cannabis. Em seu site oficial, a Keep Labs afirma ter passado por dificuldades de divulgação e não conseguir cadastrar seu produto em sites de financiamento coletivo. O vídeo de propaganda da empresa também tenta quebrar estereótipos, mostrando um pai de família bem-sucedido falando sobre ser usuário de maconha e como a solução ajuda na sua rotina.

A proibição da CTA à menção da cannabis poderia ser encarada como uma tentativa de seguir as leis locais. O estado de Nevada, onde fica Las Vegas, porém, já descriminalizou o uso da maconha. Tanto é que há diversas lojas destinadas à venda de produtos derivados da cannabis localizadas no entorno dos hotéis.

Um dos fundadores da Keep Labs, Philip Wilkins, declarou que “sem poder mencionar ou falar sobre a erva, não estaríamos fazendo justiça à marca que criamos”. O empresário reclamou também da categoria na qual seu grupo venceu o prêmio. Ele argumentou que a caixa não é uma solução doméstica, e sim, para consumo pessoal.

A organização do evento rebateu. Afirmou não ter uma categoria específica relacionada a usuários de maconha no concurso. Por isso, a categoria de soluções para a casa seria a mais adequada para o aparelho da Keep Labs.

Mas o climão continua, e a feira acontece sem que os empresários canadenses estejam presentes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Ultimos posts

Porque a Maconha é proibida só para os Pobres?

A proibição agrava desigualdades sociais e trata pior as minorias raciais. E a legalização pode não resolver esses problemas: ou até agravá-los. Será diferente...

Tá ruim pra malandro

Grande parte do cenário político mundial ainda é muito conturbado e totalmente desfavorável ao uso de Cannabis, seja pra qualquer finaldade que for. E...

Cofre high tech de maconha ganha prêmio apesar de censura

Além de ser a maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show (CES) distribui premiações para inovações tecnológicas todos os anos. Os...

Em 2020, a Indústria legal de maconha vai desaguar no Mainstream

A indústria da cannabis legal já é uma realidade. Até pouco mais de um ano atrás, o pequeno Uruguai deixou de ser uma exceção...

Você pode fumar maconha enquanto toma antibiótico?

Sabemos que não devemos consumir álcool enquanto estamos tomando antibiótico. Mas e a maconha? Aqui está o que dizem especialistas no assunto. Algumas coisas não...