Home Lugares Austrália Canberra se torna a primeira cidade da Austrália a legalizar maconha

Canberra se torna a primeira cidade da Austrália a legalizar maconha

A capital da Austrália, Canberra, se tornou nesta quarta (25) a primeira cidade do país a legalizar a posse e o cultivo de maconha.

Fonte: G1

O texto aprovado pelo Parlamento local retira a punição por posse de até 50g de maconha seca ou 150g de maconha “fresca”, e também remove penalidades por cultivar até duas plantas do gênero Cannabis.

A nova lei passa a valer a partir de 31 de janeiro de 2020, mas ainda precisa ser sancionada pela ministra da Saúde do Território Capital da Austrália, Rachel Stephen-Smith. O território abarca Canberra e algumas pequenas cidades no entorno.

A permissão só se aplica a maiores de 18 anos. Cada domicílio poderá ter no máximo quatro plantas (2 por pessoa), e o cultivo artificial continua proibido. Fornecer a substância de forma gratuita ou vendê-la também permanece ilegal.

Segundo um relatório do governo australiano, a maconha é a droga ilícita mais usada no país. No ano fiscal de 2017-2018, houve mais de 72 mil prisões relacionadas à substância no país, 92% delas de consumidores.

Em 2016, o Parlamento australiano já havia aprovado uma emenda permitindo o cultivo de maconha para propósitos médicos e científicos.

Conflito com lei federal

Ainda não se sabe como a lei aprovada será aplicada em relação à norma federal, que proíbe a posse da substância. Segundo o jornal “Canberra Times”, ficará a cargo da polícia fazer acusações com base na legislação federal.

O chefe de polícia da capital afirmou, de acordo com o jornal, que a organização trabalharia com o governo “para tratar da implementação” da legislação. Já o procurador-geral do território, Gordon Ramsay, disse ao Parlamento local que, em casos sobre os quais houvesse uma lei federal e outra estadual, era permitido à polícia e aos tribunais aplicar as normas locais.

“Isso não elimina completamente o risco de pessoas serem presas sob a lei federal”, afirmou Ramsay.

As leis sobre posse e uso de maconha mudam de acordo com cada estado ou território australiano. Sob a legislação atual de Canberra, cultivar uma ou duas plantas de Cannabis ou possuir 50g de maconha prevê multa de 160 dólares australianos (cerca de R$ 452).

Já a posse de mais de 50g prevê uma multa máxima de 8 mil dólares australianos (cerca de R$ 22,6 mil) ou 2 anos de prisão – ou ambos.

Não é a primeira vez que as leis do Território Capital da Austrália entram em conflito com as federais. Em 2013, Canberra legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo – mas a norma foi derrubada pela corte mais alta do país, que decidiu que a lei era inconsistente com a legislação federal vigente. O país legalizou o casamento igualitário em 2017.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Ultimos posts

Osmar Terra defende realização de plebiscito sobre legalização da maconha

Ministro da Cidadania diz que sociedade "tem de ser ouvida" O ministro da Cidadania, Osmar Terra, defendeu neste sábado (7), em Porto Alegre, a realização de um...

Anvisa rejeita cultivo de maconha para fins medicinais no Brasil

Por 3 votos a 1, proposta foi arquivada pela agência reguladora. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou nesta terça-feira (3) o cultivo de...

Verdinha de Ludmilla faz sucesso na Web!

Mais de 3 milhões de plays em quatro dias de publicação: Verdinha de Mc Ludmilla faz sucesso no YouTube A Mc do funk Ludmilla lançou...

Mercedes Ponce fala sobre ExpoCannabis 2019 ao Hempa

Está chegando mais uma edição da ExpoCannabis 2019! Confira a entrevista com a organizadora do evento Este é o terceiro ano seguido do Hempadão na...

Maconha vira queridinha no mundo dos negócios

Com a legalização ganhando terreno, o cenário mudou: negócios canábicos já servem de lastro para fundos de investimentos negociados em bolsa por João Henriques /...