As drogas e a mídia

Chapa2

hempadao 24 outubro, 2017

por S. M. Hermes

O uso de drogas observado na sociedade desde os primórdios teve sua essência, sua origem e seu intuito questionado ao longo da história, variando seu status conforme determinada época e civilização, podendo ser tido como tabu ou não. Civilizações mais tribais, como por exemplo povos indígenas, faziam e ainda fazem uso de substâncias psicoativas com o intuito de uma conexão espiritual, buscando contato profundo com entidades que não estão presentes no plano físico.

Na sociedade contemporânea, o intuito dos indivíduos com o uso de determinada droga varia principalmente de acordo com a classe e o posicionamento social do mesmo. Drogas legais, como álcool e tabaco, geralmente são ingeridas com propósitos de interação social, porém às vezes desenvolve-se um vício pesado onde a pessoa busca na droga uma fuga de realidade, abusando do consumo da mesma.

Drogas ilegais, como maconha, cocaína e heroína, também têm o seu uso determinado de acordo com cada indivíduo em questão, às vezes podendo ser um vício abusivo, às vezes podendo ser algo corriqueiro, entretanto, independente da forma com que se dê o consumo, grande parte da sociedade classifica e considera-o como tabu.

Campo onde a mídia tem papel de destaque: na formação da opinião pública. Portanto, interagindo [a mídia] diretamente com o status atual das drogas na sociedade. Sendo assim, é possível perceber como diferentes veículos atuam e quais são suas intenções com determinados atos e publicações em seus respectivos canais.

Se fizermos um recorte de notícias entre uma mídia corporativa e uma mídia independente/alternativa, é possível perceber a diferenciação do tratamento dado a temas polêmicos — como o uso de drogas — por ambos tipos de meios de comunicação, que varia exatamente de acordo com essa classificação: corporativa e independente/alternativa.

As mídias corporativas geralmente apresentam posicionamentos menos liberais e mais reacionários em relação ao consumo e até mesmo a flexibilização das leis que tratam das drogas. Em conjunto com governos e até mesmo cientistas, são um dos principais responsáveis pela disseminação de informações incoerentes com a realidade e que têm como objetivo exagerar os riscos do uso das drogas, fazendo com que a sociedade dê aval à campanhas restritivas e de proibição.

Já as mídias independente/alternativas apresentam posicionamentos de caráter questionador, militando em prol da elucidação e conscientização dos indivíduos diante da questão do uso de drogas pela sociedade em geral. Buscando tornar possível o alavancar de um debate onde o foco seja o bem-estar coletivo, sempre visando as necessidades do TODO e nunca somente de um determinado grupo privilegiado pelo seu poder aquisitivo.



11 respostas para “As drogas e a mídia”

  1. Avatar cheap flights disse:

    Greetings I am so grateful I found your weblog, I really found you by accident, while
    I was searching on Bing for something else, Anyways I am here
    now and would just like to say cheers for a marvelous post and a
    all round interesting blog (I also love the theme/design), I don’t have
    time to go through it all at the moment but I have book-marked it and also included your RSS feeds, so
    when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up
    the great job. y2yxvvfw cheap flights

  2. You actually make it appear so easy together with your presentation however I to find
    this topic to be really something which I think I
    might by no means understand. It seems too complicated and very huge for me.
    I’m having a look forward for your next submit,
    I will try to get the hang of it!

  3. This blog was… how do you say it? Relevant!! Finally I’ve found
    something that helped me. Thanks a lot!

  4. Avatar Vernie Blick disse:

    They phone the author Shonda even although she doesn’t really like staying called like that. What me and my household really like is to enjoy rock and roll and now I have time to take on new items. Texas is the spot her property is. Managing individuals has been his occupation for some time and his salary has been genuinely satisfying.

  5. Great information. Lucky me I found your site by accident (stumbleupon).

    I have book marked it for later!

  6. Avatar g disse:

    I got this website from my buddy who shared with me concerning this
    site and at the moment this time I am browsing this website and reading very informative content at this time.

  7. Avatar g disse:

    Very nice post. I just stumbled upon your
    weblog and wished to say that I have really enjoyed surfing around your blog posts.
    After all I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you write again very soon!

  8. Avatar g disse:

    I’m curious to find out what blog system you’re working
    with? I’m having some minor security problems with my latest website and I’d like to find something more safeguarded.

    Do you have any recommendations?

  9. Avatar g disse:

    Hi there mates, fastidious paragraph and nice urging commented at this place, I am truly enjoying by these.

  10. Can I simply say what a comfort to discover an individual who truly understands what they are talking about on the internet. You certainly understand how to bring a problem to light and make it important. A lot more people need to read this and understand this side of the story. It’s surprising you are not more popular because you certainly possess the gift.

  11. Avatar Damon Aaby disse:

    Howdy! This article couldn’t be written much better! Looking through this post reminds me of my previous roommate! He constantly kept preaching about this. I’ll send this information to him. Fairly certain he’s going to have a great read. I appreciate you for sharing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




[pro_ad_display_adzone id=17608]
[pro_ad_display_adzone id=17609]