Home Notícias Opinião Apoiador da maconha medicinal, padre é ameaçado de morte por conservadores

Apoiador da maconha medicinal, padre é ameaçado de morte por conservadores

Ao menos um dos grupos de onde partem os ataques, o Templário de Maria, é simpatizante de Jair Bolsonaro. “O Papa já deixou claro que todos os católicos devem se opor ao lobby gay, à ideologia de gênero”, publicou, em nota, o Salve Roma, grupo extremista conservador católico

Apoiador do cultivo da maconha medicinal, o padre Ticão, conhecido líder comunitário da zona leste de São Paulo, está sendo ameaçado de morte por grupos conservadores católicos após promover uma palestra sobre gênero, direitos sexuais, direitos reprodutivos e religião, com a participação da organização Católicas pelo Direito de Decidir, durante a 36ª Semana da Juventude, organizada pelo grupo da comunidade Renovação Jovem da Paróquia São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo.

Fonte: Fórum

Pelo Facebook, a organização Católicas pelo Direito de Decidir, formada por feministas e que defende a discussão de temas como o aborto, diz que o “padre Ticão, integrantes da Paróquia São Francisco de Assis e jovens do grupo Renovação Jovem estão sendo atacados com mensagens de ódio, calúnias e ameaças de morte. Provocada por quem não se propõe a exercitar o diálogo, a avalanche de violência tenta sufocar as vozes de uma comunidade de fé conhecida pela luta nas questões sociais”.

Ao menos um dos grupos de onde partem os ataques, o Templário de Maria, é simpatizante de Jair Bolsonaro, compartilhando publicações sobre a “religiosidade” do presidente, como a declaração em que diz que “o Estado é laico, mas eu sou cristão”.

Mais radical, o grupo extremista católico Salve Roma emitiu nota dizendo que Padre Ticão autorizou e ajudou a promover o “pecaminoso evento”, um “herético ato pró-aborto foi realizado na Paróquia de São Francisco de Assis”.

“Esta paróquia está contra a hierarquia e contra a Autoridade Suprema: o Papa Francisco. O Papa já deixou claro que TODOS OS CATÓLICOS devem se opor ao lobby gay, à ideologia de gênero, ao aborto em todos os casos e aos contraceptivos”, diz a nota.

Para as Católicas pelo Direito de Decidir, o país atravessa um período assombroso. “Se tornaram cotidianos os retrocessos nos direitos e nas políticas públicas, o aumento das desigualdades sociais e da violência contra grupos marginalizados. Os ataques não devem intimidar quem se propõe a fortalecer uma sociedade mais justa e uma fé mais solidária”.

Deus é cannabista

Apoiador do cultivo da maconha medicinal, padre Ticão é alvo constante de movimentos extremistas conservadores da igreja católica. No salão da paróquia São Francisco de Assis, ele já chegou a montar um curso para discutir e aprender mais sobre o uso medicinal da cannabis, substância derivada da maconha e fonte de variadas propriedades terapêuticas.

“Não vou dizer que Deus é maconheiro, eu realmente não sei. Mas com certeza ele é cannabista”, fala o padre, segundo reportagem da revista Carta Capital.

O padre tem em seu altar no salão paroquial uma foto do Papa Francisco, de Paulo Freire, com quem trabalhou diretamente, e um grande pôster de Dom Evaristo Arns, sua principal referência. “Sigo seu legado, que é o do bem comum, público. Em toda minha vida, uma única pessoa me criticou por falar da cannabis, mas eu disse a ela que caso precise para tratar alguma doença, que nos procure. O povo da periferia é fantástico.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Ultimos posts

Comissão deve debater amanhã uso de medicamentos de maconha

Uso medicinal dos princípios da maconha estão sendo analisados em comissão especial O acesso a medicamentos que contenham canabinoides é o tema de audiência pública...

Cacife Clandestino – Rap Game | Pt. Xamã e BK

"Enrola essa blunt, boa espécie no recheio", clipe novo do Cacife Clandestino Mais uma canção do álbum "Conteúdo Explícito", do Cacife Clandestino, ganhou clipe. Dessa...

Legalização da maconha pode levar ao aumento do uso por jovens, diz estudo

Números mostram que, nos EUA, dependência entre adolescentes aumentou de 2,18% para 2,72% após a liberação da droga A legalização da maconha pode levar ao...

Fundador do Cirque du Soleil detido por cultivar maconha

Justiça da Polinésia, onde ele tem um atol particular, procura determinar se a droga está destinada ou não ao tráfico O fundador do Cirque du Soleil,...

“Cannabis é feminina”, diz empresária Viviane Sedola

"Se você tem uma cólica que derruba por dois dias, provavelmente já testou tudo que está na farmácia. O que existe no mercado tradicional...