Aniversário do Maluco Beleza: Músicas e Show Completo!

É verdade que se fosse para optar por um droga favorita a maconha não seria a escolha do “Maluco Beleza”, um adepto incontestável do álcool. Mas sem dúvida esse cara é um ícone da contra cultura e não negaria já ter dado um, dois, três ou mais catrancos na Maria. Hoje é aniversário dele, então uma homenagem é sempre bem vinda… não?!

Se tivesse vivo Raul completaria hoje 71 anos. Como faz falta um artista que suba no palco muito louco pra dizer verdades, cuspir indignação e manifestar de verdade.

Para comemorar o aniversário vamos dar play num vídeo que faz parte do acervo pessoal do Sylvio Passos, amigo e o curador do mestre. Trata-se de Raulzito meio bolado, cantando no REencontro do Festival das Águas Claras, em pleno dezembro de 1981. Assista:

Ele fala em distribuir “colírio” pra todo mundo. “Moura Brasil ia faturar uma nota”, brinca. E protesta contra a época de ditadura perguntando se “tá tendo prisão ou não tem?! Tão batendo em gente ae, não?!” e alfineta “quem não tem Freud usa Fittipaldi”, completamente doidão sabe lá do que, afinal: “Puta que pariu… é forte pra caralho… a gente vê a realidade do Brasil toda aqui em cima desse palco”, né?

Também conhecido como o “pai do rock brasileiro”, Raul nos abandonou aos 44 anos, nos idos de 89. E por falar em morte, ele é dono da melhor canção sobre o tema escrita em língua portuguesa. Na canção ele dizer sobre ervas e malucos. Se não conhece, hoje é um bom dia pra acender uma vela e se conectar a obra desse baiano arretado de inteligência e perspicácia musical. Que poesia:

Dois sons foi pouco pra embalar a onda da homenagem? Então relaxa… relembra então com uma pérola que tem no YouTube completinha. Em fevereiro de 82 Raul tocou para mais de 200 mil pessoas em Santos. Alguém que terminada os shows ao som de Sociedade Alternativa merece o respeito de sempre da maconheirada. ASSISTA! “A música é minha, eu canto como eu quero…”, haha aos 16 minutos do show… Rock in peace, Raul.