Legalização da Cannabis no Uruguai: 6 Anos Depois

O Uruguai, berço da erva mais famosa da América Latina, comemora, esse mês, seis anos de vendas regulamentadas de Cannabis nas farmácias, além dos cultivos domésticos e clubes canábicos no país. Em comemoração, o Instituto que é responsável por essa regulamentação publicou os dados da legalização da cannabis no Uruguai. Veja abaixo:

Em 19 de julho de 2017, os hermanos deram o start nessa revolução verde, tornando-se pioneiros mundiais na regulamentação do uso adulto da Cannabis. Desde então, a colheita tem sido farta, com novas variedades desfilando no mercado e o país se tornando um verdadeiro point para eventos canábicos.

Após o Uruguai abrir as portas, outros países como Canadá, Luxemburgo e alguns estados dos EUA embarcaram nessa onda verde, garantindo o acesso legal à erva para os cidadãos. E a colheita de dados é sempre saborosa: segundo o Instituto de Regulação e Controle de Cannabis (IRCCA), mais de 10 toneladas de flores secas da erva foram vendidas desde o início das vendas.

Com uma enorme comunidade canábica, a legalização da cannabis no Uruguai já é contabilizada em números: O país hoje conta com 61,5 mil pessoas cadastradas para adquirir a Cannabis nas farmácias. Pensa que é pouco? Nada disso! Esse número representa 2% da população do país. Se trouxéssemos essa mesma proporção para o nosso país, seriam mais de 4 milhões de jardineiros no Brasil.

QUER COMEÇAR SEU TRATAMENTO MEDICINAL? AGENDE UMA CONSULTA

Quem planta no quintal tem ainda mais motivos para comemorar, afinal, 14,5 mil pessoas estão registradas para o cultivo doméstico. Enquanto isso, 306 clubes canábicos funcionam a todo vapor, com mais de 10 mil sócios, compartilhando os benefícios da erva de forma coletiva e responsável.

O mercado canábico uruguaio é bem estruturado, contando com 37 farmácias espalhadas em 10 dos 19 departamentos do país. Três empresas são responsáveis por produzir as variedades canábicas legalmente disponíveis no país. Nas prateleiras dessas farmácias, encontramos três variedades de Cannabis para os consumidores: alfa (predominantemente indica com 9% de THC e 3% de CBD), beta (predominantemente sativa com 9% de THC e 3% de CBD) e gamma (híbrida com 15% de THC e 1% de CBD).

JÁ É PACIENTE? ADQUIRA SEUS MEDICAMENTOS COM SEGURANÇA

E falando em segurança, o IRCCA faz questão de frisar que todo o processo de produção da Cannabis vendida nas farmácias é realizado sob rigorosos controles e com rastreabilidade em cada etapa. Antes de chegar às prateleiras, cada lote comercial passa por análises em laboratórios especializados, garantindo sua qualidade e segurança para os consumidores.

Isso tudo é para evitar que a galera recorra ao mercado ilegal, onde os controles de qualidade podem não ser tão confiáveis assim, colocando a saúde em risco.

Na erva legalizada, a colheita é sempre da boa!