1986: Polícia ‘desce o cacete’ e acaba com o Comício da Maconha em São Paulo

por Augusto Cesar Borges

Fonte: Folha

No local havia “70 policiais para 80 manifestantes”, assim foi o relato do jornal Notícias Populares, do dia 1º de novembro de 1986, sobre o “Comício da Maconha”.

Como em um passe de mágica, um efetivo grande de homens da Polícia Militar surgiu no meio da multidão e “desceu o cacete” em todo mundo, escreveu o diário. O evento, composto majoritariamente por estudantes, clamava pela liberalização da erva e acabou em pancadaria em pleno centro de São Paulo. A operação policial resultou na detenção de mais de cem pessoas, incluindo transeuntes e curiosos próximos da área.

image

Era reta final das eleições de 1986 quando, às 18h do dia 30 de outubro, cerca de 80 pessoas se reuniram em frente às escadarias do Teatro Municipal para fazer o protesto. Em meio às eleições para o governo do Estado, o jornal Notícias Populares classificou o evento como “Comício da Maconha”.

De acordo com a reportagem, os manifestantes saíram em defesa “do uso e da liberalização da maconha”. Os agentes chegaram, e a reunião não durou nem dez minutos.

“Depois de muitos palavrões, socos, pontapés e gritos de desespero, o balanço foi este: um rapaz detido em flagrante por porte da droga, a agressão do repórter-fotográfico do jornal Diário Popular pelo investigador de polícia Antônio C. Laudares, e a prisão de mais de 100 pessoas”, publicou o NP.

Para o tenente Bolivar Martins, coordenador do batalhão responsável pela operação no local, os detidos foram encaminhados para a delegacia “porque faziam apologia do uso da droga”. Todos foram levados após a intervenção da PM e do forte esquema de segurança dos policiais do Garra, que, armados com metralhadoras e à paisana, já estavam no local antes mesmo de o evento começar.

A detenção também não poupou os transeuntes, inclusive mulheres. Todas foram levadas “à força para os camburões”. “Segundo os policiais ouvidos pelo jornal, a detenção era “apenas para a prestação de mais informações no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na Divisão de Entorpecentes.”

A reportagem relatou que uma estudante de jornalismo teve seu filme apreendido pelas patrulhas, que não permitiam o registro da ação.

A garota explicou que se tratava apenas de um trabalho da faculdade, mas foi detida. O mesmo ocorrera com o diretor de um pequeno jornal intitulado Pícaro. Era Jairo Máximo, morador de Mogi das Cruzes. O homem foi levado pelas forças de segurança, assim como uma série de panfletos contra a “descriminalização do aborto e da maconha”.

O tumulto também chegou às equipes de reportagens que cobriram a passeata. No meio do quebra-quebra, um repórter-fotográfico do jornal Diário Popular teria sido agredido com palavrões e empurrões por um investigador do Deic. Ao tentar gravar a prisão de um jovem, seu equipamento foi seriamente danificado, relatou o texto do Notícias Populares.

Indignados com a ação do Estado, transeuntes e manifestantes tentavam em vão conter os policiais, que colocavam todos nas viaturas encaminhando-os até a delegacia.

Na medida em que eram prestados os esclarecimentos, as autoridades liberavam os detidos. Algumas pessoas, contudo, ainda permaneciam na delegacia até serem indiciados por apologia ao crime. No final, a ação durou o dia todo e acabou sem prisões.

Ainda surpresos com a repercussão do fato, alguns dos manifestantes declararam à imprensa que novos atos já haviam sido marcados.

Fenômenos como o “Comício da Maconha” realizado na década de 1980 continuaram causando polêmica entre adeptos, simpatizantes e sociedade.

bém não poupou os transeuntes, inclusive mulheres. Todas foram levadas “à força para os camburões”. “Segundo os policiais ouvidos pelo jornal, a detenção era “apenas para a prestação de mais informações no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na Divisão de Entorpecentes.”

Leia tudo na FOLHA