Home Blog TopGanja 10 utilidades medicinais para as raízes da Maconha!

10 utilidades medicinais para as raízes da Maconha!

Nenhuma parte da planta da cannabis é inútil. Enquanto os buds e as folhas tem a atenção central, as raízes tem mais utilidades do que muitos de nós imaginamos. Pensando nisso preparamos uma lista de dez utilidades e curiosidades sobre essa parte muitas vezes invisível, mas absurdamente fundalmental para o desenvolvimento da planta. Veja só:

1- Longa história de uso medicinal

O primeiro uso medicinal da raiz da cannabis de que se tem notícia data de 2.700 a.C. Um antigo texto chinês traduzido como O Clássico da Fitoterapia afirma que a raiz da cannabis era um remédio para o alívio de dores. Seca e moída para formar uma pasta, o tratamento era frequentemente usado para ossos quebrados.

Em 79 d.C., o historiador romano Plínio, o Velho, escreveu em Naturalis Historia que a raiz da cannabis era fervida em água para cãibras, gota e alívio de dores agudas.

Já no início do século XVIII, o médico inglês William Salmon misturou a raiz da cannabis com cevada para tratar dores na ciática e pélvica. Será que a raiz da maconha tem mesmo poderes medicinais?

2- Propriedades para proteger o fígado

A pesquisa é limitada, mas em 1971 determinou-se que o extrato etanoico de raízes de cannabis contém “friedelina”. Considerado um antioxidante, a friedelina é considerada por ter propriedades hepatoprotetoras (protetoras do fígado).

3- Variedade de aplicações tópicas

Você sabia que é possível fazer protetor labial de cannabis? E que a tal é uma pasta calmante e curativa? As raízes secas da cannabis podem ser facilmente incorporadas em incontáveis aplicações tópicas e pode se juntar ao óleo de coco ou azeite de oliva assim como outros óleos essenciais para curar melhor.

4- Reduz inflamações

Na virada do século XX, médicos nos EUA recomendavam a raiz do cânhamo cozida para tratar inflamações. O segredo por trás disso? Pode ter a ver com o fato de as raízes conterem cetonas triterpenos pentacíclicos. Esses compostos são citados por seus efeitos antimicrobiais e anti-inflamatórios.

5- Erradica células de câncer

Os mesmo compostos referidos acima são também os responsáveis por matar células cancerígenas. Embora as pesquisas ainda sejam poucas, acredita-se que as raízes da maconha podem sim ter propriedades efetivas na luta contra o câncer.

6- Estimula a membrana celular saudável

As raízes da cannabis também tem pequenas quantidades de colina. Solúvel em água, a colina é um nutriente essencial da dieta, um precursor do neurotransmissor acetilcolina – vital ao desenvolvimento e manutenção de membranas celulares saudáveis.

7- Opções de tratamento com strains específicos

A prática está nos estágios iniciais, mas as raízes da cannabis podem ter várias propriedades dependendo do strain. Embora ainda tenhamos muito a aprender por aqui, o potencial para futuros remédios nessa área é enorme.

8- Presença de canabinóides

Você sabia que as raízes da cannabis contém apenas traços de canabinóides psicoativos? A concentração é mínima em comparação às flores. Mas ainda assim compostos como o CBD estão presentes nas raízes.

9- Usada para cessar sangramento

As raízes podem ser secas, moídas e fervidas para serem usadas como um anti-hemorrágico. Isso foi particularmente útil para sangramentos pós-parto no mundo antigo.

10- Acalma pele irritada ou queimada

Está tendo problemas na pele? Você pode tentar aplicar raízes secas de maconha. O escritor grego Oribasius escreveu que as raízes secas da cannabis poderiam ser usadas para tratar erupções na pele quando misturadas com… pasmem: “cocô de pombo”. Enquanto você deve (espero) preferir cortar a parte das fezes, vale lembrar que as raízes secas se mostraram efetivas no tratamento de vários problemas relacionados à dermatologia. 

As raízes da cannabis são uma grande fonte de propriedades medicinais e podem ser muito mais valiosas do que imaginamos. Afinal de contas, estamos apenas na superfície quando se trata de entender essa planta como um todo.

Mas já é hora de mudar. Sem mais restrições. Precisamos explorar essa planta e todo seu potencial.

Texto original AQUI

3 COMMENTS

  1. Adorei, principalmente a parte que não diz: pode fumar que serve pra…. OU SEJA BANDO DE *&¨%$#@! AS UTILIDADES DELA SÃO PRA TUDO MENOS PRA FUMAR E FICAR DOIDÃO NÉ. Imaginem se todo remedio a partir de planta fumassemos aff… A futilidade é tamanha que é preciso ficar noiado pra ficar feliz. Mas adorei mesmo saber das utilidades desta planta que pra mim é apenas uma planta e só.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Ultimos posts

CDH deve decidir sobre maconha medicinal na próxima quinta

Com grande comparecimento de senadores, a expectativa era de análise do relatório sobre a sugestão, mas a elaboração de um novo relatório e um...

Alta Sacerdotisa: A arte de viajar entre Flores e Pedras

Cristais vem do coração da Terra, levam milhares de anos para se formar e, com isso, carregam mensagens e energias oriundas dos elementos naturais Esses...

Encontro com Fátima ganha elogios ao abordar maconha medicinal: “Chorando”

O Encontro com Fátima Bernardes abordou hoje, no começo do programa, o tema da maconha medicinal. A apresentadora trouxe para o palco o empresário...

Parlamento do Equador regula produção de maconha para uso medicinal

Por maioria de 83 parlamentares, de um total de 137, congresso equatoriano aprovou a produção, comercialização, distribuição, uso e consumo de cannabis para fins...

Como liberação da maconha impacta vendas de sorvete, álcool e camisinha

Porta de entrada ou estímulo para outras drogas? Explosão do número de usuários? Aumento dos casos de violência e de doenças mentais? Alta da...