Você sabia que a maconha é ilegal na Jamaica?

Clipadão

hempadao 22 novembro, 2014

Fonte: Mundo Curioso

Quando pensamos sobre a Jamaica, além de nos lembrarmos de praias belíssimas, pessoas simpáticas com dreadlocks nos cabelos, paisagens naturais de tirar o fôlego e do Reggae, por exemplo, invariavelmente também associamos esse local com a maconha. Muita dela. Correndo solta e sendo consumida livremente pelo país. Entretanto, um fato que pode surpreender você é que o consumo da droga é proibido por aquelas bandas!

Como você deve saber, os seguidores do Movimento Rastafári — um movimento religioso que surgiu na Jamaica na década de 20 — fumam maconha como forma de sacramento e, de acordo com Gregory Myers do site Knowledge Nuts, isso contribuiu bastante para criar essa imagem que temos hoje de que todos os jamaicanos vivem “puxando um fuminho”.

Turismo clandestino

Entretanto, segundo Gregory o consumo de maconha se tornou ilegal no início do século 20 e, surpreendentemente, o governo jamaicano é pra lá de conservador e não acha muita graça da reputação que o país ganhou de paraíso da erva. Aliás, as autoridades não gostam nada da ideia de que turistas visitem a Jamaica com essa ideia em mente. Tanto que é bastante comum que estrangeiros se metam em confusão, e muitos acabam sendo presos.

De qualquer maneira, assim como ocorre em outros países, o fato de a maconha ser considerada ilegal pelo governo jamaicano não significa que ela não seja cultivada e consumida. Não é segredo que existem inúmeras plantações ilegais na Jamaica, e que os turistas inclusive podem participar de “tours” nos quais eles têm a oportunidade de experimentar a erva enquanto visitam a terra de Bob Marley.

Tal como vem ocorrendo em vários países, a legalização da maconha é um assunto em pauta na Jamaica. Conforme explicou Gregory, o governo vem considerando a ideia de regulamentar e controlar o consumo, além de lucrar com o turismo ilícito que já se estabeleceu por lá — é claro! Mas tudo parece indicar que ainda vai levar um bom tempo até que o assunto seja resolvido, portanto, caso você viaje para o país, não pense que as coisas funcionam como na Holanda.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina