Violência Doméstica é Menor Entre Casais que Fumam Maconha!

Hemportagem

hempadao 29 agosto, 2014

Críticos e oposicionistas da legalização costumam dizer que a erva é capaz de estimular um comportamento agressivo e estimulador de práticas criminosas. Já sabemos que tal argumento é mentiroso, mas agora temos um pesquisa comprovando isso.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Buffalo (EUA) constatou que casais que fumam maconha são menos propensos a se envolver em violência doméstica. Foram analisados dados dos primeiros nove anos de casamento de 634 casais.

Os pesquisadores concluíram que quanto mais frequente é o uso da maconha, menos propensos os casais estariam a se envolver em violência interpessoal. A relação é dos dois lados – isto é, não só os maridos que usam mais maconha eram menos violentos com relação às mulheres, como as mulheres também eram menos violentas com eles.

“É possível, por exemplo, que – semelhante ao que acontece com o álcool – os casais que usam maconha compartilhem valores e círculos sociais similares, e é essa semelhança a responsável por reduzir a probabilidade de conflito”, explicou Kenneth Leonard, diretor do Instituto de Pesquisas sobre Vícios da Universidade de Buffalo.

Devemos tomar cuidado para não cometer os mesmos erros do discurso proibicionista e apontar o uso de outras drogas (como o álcool) como responsável pela violência familiar. Com essa linha eles sustentam a proibição da maconha e no futuro próximo, com o avanço de forças conservadoras, podem avançar com propostas de proibição de outras drogas. Proibida ou não, elas vão continuar existindo. Proibidas o mercado até então pacífico, tem tudo para ser mais nocivo que a própria droga.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina