Um bate-papo sobre A Casa do Cervejeiro: Aprenda a Fazer sua Própria Cerveja!

OnWave

hempadao 1 junho, 2016

Quem é leitor assíduo do Hempa já viu que ali do lado tem o banner que leva a uma experiência diferenciada da naturalmente tratada aqui nessas linhas enfumaçadas do blog. Cerveja! Amada por muitos e celebrada por tantos. O álcool é como a maconha, uma produção natural que acompanha a humanidade há milênios de existência. E se o assunto é cultura de drogas, então a gente se interessa, é claro!

No começo do ano o Hempadão fez uma viagem à SP para fazer o curso de “Mestre Cervejeiro” e a experiência foi fantástica. Dessa parceria nasceram novos sonhos e horizontes que em breve navegaremos, todos juntos.

Enquanto isso vamos bater um papo com o Agnaldo, responsável pelo site A Casa do Cervejeiro, e um grande conhecedor do universo da cevada. Muito obrigado pelo conhecimento compartilhado e pela excelente recepção à turma do Hempa. Vamos a aula:

1) Quando começou a ideia de abrir uma loja para artigos de cervejaria?

Da nossa própria dificuldade em obter equipamentos e insumos de qualidade com preços mais adequados aos cervejeiros artesanais. Após elaborarmos vários tipos e estilos de cervejas, percebemos que estávamos preparados para apresentá-las ao mercado. A contrário de uma Cervejaria, decidimos abrir uma “brewshop” loja especializada em produtos para fabricar cerveja artesanal e oferecer tudo que é necessário para que pessoas comuns, consigam elaborar boas cervejas em suas próprias casas. Desta forma, todas as nossas técnicas e receitas estão sendo divulgadas no formato de treinamentos, artigos e “post”, além de oferecer equipamentos e insumos para todos que tenham interesse em conhecer essa arte.

2) É verdade essa história que cerveja artesanal “bate mais”? Porque?

A cerveja artesanal contém quatro (4) ingredientes base, água, malte, lúpulo e fermento. Estes ingredientes provocam uma alquimia e desta alquimia, surgem essências naturais, sabores espetaculares e o álcool. É um processo puro, toda a reação gerada é natural e com produtos naturais. O lúpulo, é uma espécie Cannabaceae, que é da família botânica das Cannabis. Não posso afirmar que “bate mais” que as cervejas industrializadas, mas as cervejas elaboradas artesanalmente, oferecem além de tudo, um alimento para a mente e para o espirito.

3) Além de produtos para elaboração de cervejas, vocês também oferecem treinamento de “Mestre Cervejeiro”, como é que funciona?

É um treinamento completo, possui todos os passos para aprender a elaborar cervejas de qualidade, sem ter que esperar a curva de aprendizado que normalmente levam um tempo e ocorrem em qualquer especialidade. Em nosso treinamento, você aprenderá a arte de fazer cerveja, com o máximo de informações. Mostramos os equipamentos, ferramentas, técnicas, sites importantes e tudo que você necessita para a fabricação de Cerveja Artesanal. Temos os treinamentos presenciais e “online”, para quem não tem a oportunidade de fazer presencialmente. Na compra de qualquer Kit de produção da nossa loja, está incluso os treinamentos gratuitamente.

4) Há quanto tempo você faz sua própria bebida e qual seu estilo favorito de cerveja? Aquela que não pode faltar aí na geladeira…

Fazemos cerveja desde 2009. Depois que iniciamos, não paramos mais.  Temos alguns estilos que gostamos muito de fazer, Trapista, American Índia Pale Ale (APA), mas adoramos descobrir os novos sabores.

5) Como você avaliaria a diferença entre o produto final de uma “brasagem” de cerveja artesanal com o líquido vendido nos bares como cerveja comercial?

A diferença da cerveja artesanal e da cerveja industrializada são os ingredientes e processo de preparação. Nas cervejas industriais o malte não passa de 20% da receita, sem falar de aromas artificiais, clarificantes químicos, conservantes, tempo reduzido nas fermentação e maturação. Quanto maior a produção, menos ingredientes de qualidade e tempo para disponibilizar um produto de qualidade. As cervejas artesanais, são elaboradas com 100% de maltes especiais e passam por todo o processo de fabricação recomendado pelas boas práticas adquiridas ao longo de anos de experiência de mestres cervejeiros pioneiros desta culinária milenar.

6) Para a galera que é completamente leiga no assunto, em poucas palavras, como você explicaria o processo que faz água, malte e lúpulo virarem álcool?

Após a mistura de água e o cozimento de maltes especiais, que são originados da cevada, é necessário a fervura com a adição dos lúpulos que completam o composto. Neste primeiro passo, que chamamos de “brasagem”, ocorre a extração de açucares fermentáveis e não fermentáveis. No próximo passo, inoculamos fermentos especiais, onde surgem o teor alcoólico e corpo, formando uma bebida com muitos sabores. Percebam que, o responsável por gerar acerveja são as leveduras (fermentos), que provocam a alquimia. No último passo, geramos o CO2, através de um processo simples, resultado da segunda fermentação da cerveja já 040612036479127engarrafada. É claro que todos os passos são realizados dentro de tempos específicos, que podem demorar 30 dias ou mais, dependendo da receita e dos resultados a serem atingidos.

7) Aproveita o espaço aqui e manda um recado final pra galera que acompanhou até o último gole:

Quem ainda não conhece o que é cerveja artesanal e gosta de produtos naturais e de boa qualidade, não deixem de conhecer essa novidade que vem ganhando admiradores no Brasil e em todo o mundo. É um produto, que qualquer pessoa pode elaborar em sua casa, mesmo que em um pequeno apartamento. A qualidade do produto final depende apenas de insumos de qualidade e um pouco de conhecimento as técnicas aplicadas. Eu sou adepto de “Faça você mesmo”, é um assunto que a Internet vem disseminando no planeta desde a sua origem. Eu convido-os a conhecer esse assunto através do nosso site:

 www.acasadocervejeiro.com.br



Uma resposta para “Um bate-papo sobre A Casa do Cervejeiro: Aprenda a Fazer sua Própria Cerveja!”

  1. RafaelD disse:

    Meu último fds foi servido de canabis colhida e cerveja ipa artesanal. Ambos da região de domingos Martins/ ES. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina