UFC aumenta tolerância e triplica limite para casos de doping com maconha

Clipadão

hempadao 2 junho, 2013

Fonte Uol Esporte

06abr2013---robbie-peralta-d-e-akira-corassani-se-enfrentam-no-ufc-onf-fuel-9-1367425294390_615x300O UFC será menos rígido no controle de antidoping em casos envolvendo lutadores que usaram maconha. A entidade já defendia a tese de que a maconha não traz vantagens físicas entre os competidores, ao contrário dos anabolizantes. Portanto, aumentou de 50ng/ml (nannogramas por mililitro) no sangue para 150 ng/ml.

Com a nova regulamentação, o competidor poderá ser punido caso consuma a erva pouco antes da luta.

A medida já será colocada em prática na próxima edição do UFC, que acontecerá em Fortaleza, dia 8 de junho.

O vice-presidente do UFC, Marc Ratner, entende que a mudança na regulamentação visa flagrar atletas que atuam sob efeitos da droga, separando daqueles que fizeram uso dias antes de entrar no octógono.

Ele defende inclusive suavização maior para casos de lutadores flagrados com a erva.

Em maio, o UFC suspendeu Robbie Peralta por seis meses. O teste antidoping realizado pelo lutador norte-americano durante o UFC on Fuel 9, realizado no começo deste mês, deu positivo para maconha. Mas a entidade não informou a dosagem encontrada no sangue do lutador.

O abrandamento no cerco à maconha se deve também à legalização da droga em vários estados norte-americanos. O estado de Nevada liberou a posse e o uso da maconha para fins medicinais.

O UFC já tem feito o que pode para levar esta nova prática aos seus eventos. Em locais como o Brasil, que não tem uma comissão atlética no molde norte-americano – apesar de uma nova comissão ter sido criada desde o UFC SP -, a organização já aplica penas diferentes em casos envolvendo maconha e anabolizantes.

O exemplo claro foi no UFC Rio 3, em outubro, em que Stephan Bonnar, pego com anabolizante, e Dave Herman, flagrado por maconha, tiveram suspensões diferentes, com menos severidade para o segundo.

A lista de atletas que já tiveram problemas com maconha inclui Nick Diaz e Matthew Riddle.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina