Suíça descriminaliza porte e consumo de maconha

Clipadão

hempadao 5 outubro, 2013

Fonte: Blog da Maryjuana

Aos poucos, a proibição da maconha vai chegando ao fim pelo mundo afora. Dessa vez foi a conservadora Suíça que decidiu afrouxar a perseguição aos usuários da erva. A partir do dia 01/10/2013, pessoas acima de 18 anos flagradas no país com até dez gramas da erva não precisarão enfrentar procedimentos legais formais, estando sujeitas apenas a pagar uma multa. No entanto, o consumo, cultivo e distribuição de canábis permanecem proibidos em todo o território suíço.

Os defensores da revisão, aprovada pelo Parlamento há um ano, argumentam que o alívio da legislação e a mudança da postura significam uma abordagem pequena, mas realista tendo em vista o consumo de canábis. Acredita-se que 500 mil pessoas na Suíça – que tem população total de oito milhões – fumam um ocasionalmente.

Os adversários, no entanto, dizem que a descriminalização da maconha é contrária à vontade do povo suíço. Cinco anos atrás, os eleitores suíços rejeitaram uma proposta do governo de legalizar a posse, o consumo e o comércio da droga. Quatro anos antes, o Parlamento suíço já havia se recusado a discutir o assunto.

Especialistas da área da saúde, por outro lado, acreditam que a flexibilização da lei provavelmente não terá um impacto no consumo da maconha. Muito pelo contrário, dizem, dando o exemplo de Portugal e Holanda, que têm políticas tolerantes para drogas leves e onde o consumo da maconha vem diminuindo entre os jovens.

O governo suíço alega que a revisão deve harmonizar as práticas legais que diferem amplamente em toda a Suíça e aliviar a carga de trabalho dos sistemas policiais e judiciais, permitindo uma economia de recursos. Estima-se que 30.000 casos de consumo de maconha são comunicados aos tribunais todos os anos no país. ”Os recursos da polícia devem ser liberados para perseguir o tráfico de drogas”, disse Corine Kibora, porta-voz da organização Addiction Switzerland.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina