Sobe consumo de Maconha durante adolescência na Europa

Clipadão

hempadao 21 setembro, 2016

A Escola europeia de Estudos sobre Álcool e Drogas (ESPAD) publicou uma pesquisa que revela aumento no consumo de maconha, sobretudo entre adolescentes. Enquanto o uso de álcool e tabaco só diminuem, a cannabis faz o caminho contrário. O que prova, mais uma vez, o caráter benéfico da legalização.

O relatório deixou de fora somente países como Alemanha e o Reino Unido, mas de resto engloba todos da União Europeia. De acordo com o estudo, fumantes de tabaco correspondem a 21% dos entrevistados, enquanto o álcool é responsável por 47% do uso.

Já a média de consumo de maconha na Europa ficou em 16%. E é engraçado perceber que os países com mais forte tendência de aumento do consumo não são aqueles que estão com a maconha disponível. É o caso de Bulgária, Grécia, Polônia, Romênia, entre outros.

A média do uso de substâncias psicoativas como “ecstasy, anfetaminas e LSD” ficou por volta de 4% entre europeus.

É notório que nos países onde a maconha é regulada a curiosidade da juventude sobre o uso de drogas é muito menor. Isso fica nítido no filme Quebrando o Tabu em que jovens de uma escola holandesa conversando com o Fernando Henrique sobre o assunto.

Se por um lado o uso responsável da planta deve ser liberado, por outro é preciso cuidar para que o consumo não se dê de forma precoce. A legalização é solução e caminho para os dois lados. O mundo todo está vendo isso… falta o Brasil.



Uma resposta para “Sobe consumo de Maconha durante adolescência na Europa”

  1. Godoy disse:

    Não entendi o porque do caráter benéfico. Se for por conta da diminuição dos índices de álcool ou tabaco, não necessariamente significa que foi uma substituição. Os usos de álcool caíram em média 8%, enquanto o consumo de cannabis aumentou cerca de 3%.
    Como fica a conversa agora com quem diz que “legalização aumenta o consumo”, se nem legalizado é ainda e o consumo ainda assim aumenta, provavelmente suportada pela des-demonização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina