Segurança Pública e Legalização da Maconha!

Chapa2

hempadao 9 junho, 2015

por Tales Henrique Coelho

Mesmo com notícias como a palhaçada que fizeram com os caras da Cone, hoje meu texto vai ser diferente do que tem sido, em geral desanimado com mudanças a curto e médio prazo. Vou falar do lançamento do livro de um cara que considero uma minhas principais referências hoje na luta pela legalização: Orlando Zaccone. Ele mesmo, o delegado de polícia.

(Aliás, se você não conhece o Zaccone, deveria conhecer. Eu conheci o cara justamente numa matéria que fiz pro Hempa, em 2010. Vale a leitura)

Na próxima quinta-feira, dia 11 de junho, o ‘delegado legalize’ vai lançar no Circo Voador o livro "Indignos de vida", que fala da política de extermínio de inimigos no Rio de Janeiro, também conhecida como "combate às drogas".

Seu livro fala sobre a legitimação de mortes dos "suspeitos", os sujeitos "matáveis" da nossa sociedade, através do arquivamento dos autos de resistência da Polícia Militar.

Zaccone é uma referência por fazer o debate das drogas a partir da questão criminal, indo à raiz do que se convencionou chamar de "problema da segurança pública".

Ele mostra, por exemplo, que 75,6% dos autos de resistência aconteceram dentro de favelas. A maior parte das vítimas (78%) era negra ou parda.

A relação da proibição das drogas e do combate à elas, com o "problema da segurança" que é assunto em qualquer esquina, é o debate que todos devemos fazer. É por isso que as drogas precisam (e vão) ser legalizadas e reguladas.

Eu tenho falado muito que a gente precisa ir além, ver o problema como um todo. Que não dá pra ser libertário na hora de querer fumar seu baseado e depois pedir pena de morte. Ouvir o Zaccone ajuda muito a entender isso.

Por isso, eu estarei lá no dia 11!

Se você é do RJ, não perca o delegado na quinta-feira, dia 11, no Circo Voador. Tem uma programação de peso no evento: mais infoaqui.

Se você não é do RJ, também não perca. Saiba mais sobre o o Zaccone aqui  ou aqui , ou compre o livro do cara.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina