Repressão na Marcha da Maconha em Brasília e Rumos da Política Nacional

O que será que explica o acontecimento da última Marcha da Maconha em Brasília? Homens armados de metralhadoras e pistolas invadiram o evento historicamente pacífico. O resultado? O maior número de pessoas apreendidas em uma Marcha já visto. A pergunta que não quer calar é: porque esse retrocesso?

A gente já cobriu uma Marcha da Maconha que teve que ir pra pista como Marcha da Pamonha. Os policiais fizeram um cordão isolando o evento e proibiam qualquer menção à maconha, seja verbal ou imagem. Então os gritos passaram a ser destinados aos “pamonheiros” e fitas pretas censuravam as folhas dos cartazes. Lembraças de 2011!! Um absurdo… mas sem violência.

Já em 2016 ao história ficou esquisita, rapaz… ao invés da marola de evolução mundial que paira o mundo chegar na capital do Brasil, o que temos? Metralhadoras e pistolas em punho?!

Quem explica bem o que aconteceu é nosso camarada Henrique Romanó, em entrevista a PostTv, denunciou a prisão de pelo menos 50 pessoas em plena Marcha:

O posicionamento político de cada um não pode pesar no momento em que nos deparamos com uma situação como essa de total retrocesso ao respeito constitucional de reunião em praça pública. Enquanto em São Paulo milhares de pessoas se reuniram para tacar fogo na Paulista, como em Brasília a Marcha é invadida por policiais armados? Será que está tudo bem no centro do poder desse país?

É inevitável a comparação do que aconteceu este ano com o comportamento da polícia em outros anos. Alguém sabe dizer o que pode ter mudado para influenciar essa transformação? Vale lembrar que ainda assim milhares de pessoas seguiram firmes e fortes militando pela planta em plena explanada.

 

Cultivo e Coragem: Preso por levar Planta na Marcha

No meio dessa história um cultivador que levou um pé de maconha para a manifestação acabou sendo preso pois a polícia deu flagrante não só na planta, mas resolveu visitar a residência do cara! E lá… mais pés de maconha foram encontrados.

Muita gente criticou a ação, mas a verdade é que o ato é de coragem e militância. Como disse nosso amigo Sergio Vidal em seu perfil pessoal do FB, ele merece nosso respeito e apoio. O homem de 44 anos tinha em casa 14 pés e alguns selos de LSD. Que grande criminoso, não?

Além dele mais 30 pessoas foram detidas com flagrante, mais 11 menores também apreendidos. Imagina o festival do baculejo promovido! Dá pra ver as fotos do material apreendido na matéria do G1 sobre o evento.

A política de drogas no Brasil marcha, José… José, para onde?