REeDUcaÇÃO #46 – Fique Legal (Universo Paralello)

REeDUcaÇÃO

hempadao 9 janeiro, 2014

por Guilherme Storti

Salve, salve, hempad@s!!!

Primeiramente, que 2014 seja um ano mais libertário e menos proibicionista para tod@s, com muita paz, amor e saúde para essa galera que faz a cabeça laricando informações.

Enquanto muitos aqui estavam se esbaldando nas festas de final de ano, uma galera estava fazendo história (e também se esbaldando)em um festival que acontece bianualmente na praia de Pratigi-BA chamado Universo Paralello. Como a grande maioria que frequenta este blog já deve ter escutado falar da festa (fora os que já frequentaram), me pouparei das apresentações formais.

Concebido pelo antropólogo e escritor Sérgio Vidal, o espaço “Fique Legal” se tornou um marco para o ativismo antiproibicionista nacional, pois pela primeira vez um grupo teve a oportunidade de fazer ativismo (literalmente) dentro do contexto de um festival de música eletrônica. Parece loucura, não é? Afinal de contas, quem na Universo Paralello estaria preocupado com políticas de drogas e direitos dos usuários?

Pois então, para a nossa alegria, fomos muitíssimos bem recebidos pelo público da festa, que sempre curioso se aproximava do nosso stand, carinhosamente localizado no “Cabaré da Gabriela”, um espaço fictício que visava fazer uma mini réplica da estrutura arquitetônica do Pelourinho.

Atraídos pelo “cabaré”, os curiosos se aproximavam tirando fotos e perguntando qual era a atividade que estávamos exercendo naquele espaço. A partir do momento que começávamos a explicar o que fazíamos e quais eram as nossas intenções, começamos a perceber que o público do festival era bastante simpático a causa, inclusive, sendo muitos deles militantes em suas respectivas cidades.

Indo mais além do stand, também ganhamos do festival espaços na tenda Bambu Multicutural, um espaço dedicado a atividades lúdicas durante todo o festival, com propostas de oficinas, palestras, etc. Neste espaço tivemos a honra de colocar duas atividades importantíssimas, onde uma foi uma palestra sobre Direitos Humanos e defesa das pessoas que usam drogas no Brasil e uma histórica Oficina de cultivo de cannabis para uso pessoal, segundo a Lei: 11.343/06.

Ambas as atividades foram um sucesso, com bastante participação do público que se encontrava presente na tenda multicultural, muitos inclusive se mostravam bem felizes e surpresos com as temáticas, pois grande parte se encontrava ali para descansar um pouco das maratonas intensas de psicodelia ou até pela curiosidade de conhecer o espaço, fora os que estavam de passagem e escutavam algumas palavras chaves como: usuário, cannabis, cultivo, direitos…e imediatamente eram sugados pela curiosidade de ver o que acontecia naquele local.

Tenham certeza que foi uma experiência bem inovadora e que tem tudo para continuar dando frutos nas próximas edições do festival, e cada vez mais articulado. Essa força tarefa tende a crescer a fortalecer mais e mais o movimento antiproibicionista nacional, pois como venho falando há certo tempo, temos de preencher os espaços.

Começamos pela UP#12!!

Queria agradecer imensamente aos que puderam comparecer no nosso stand e aos que acompanharam as nossas atividades na tenda Bambu Multicultural, sem sobra de dúvidas fizeram a diferença e foram uma das motivações para a continuidade do projeto. Que cada vez mais o público participe ativamente destes espaços, mesmo quando estiverem dentro de um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo. Muito obrigado por terem reservado um pouquinho do espaço do festival de vocês para a política de drogas.

Universo Paralello #13, até logo mais!!! 2015/2016 que nos aguarde!!

Saudações Antiproibicionistas.

Ps: muito sol, muita correria, psicodelia pesada e distâncias catastróficas dificultaram um pouco na documentação de imagens, mas aos poucos elas vão chegando e eu vou postando para vocês. De inicio, mando algumas da nossa oficina de cultivo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina