REeDUcaÇÃO #20 – Diretamente do Panamá!!

REeDUcaÇÃO

hempadao 13 março, 2013

por Guilherme Storti

 

Salve, salve, Hempad@s!!

Pois é, pessoal, coincidências da vida fizeram com que a nossa coluna comemorasse a 20 postagem diretamente da Cidade do Panamá.

Essa semana vim representar o Brasil em um workshop chamado “Bridging The Gap” – BTG. Esse workshop está sendo realizado pela ITPC-LATCA, uma instituição global que tem como finalidade melhorar o acesso de pessoas com HIV aos tratamentos mais adequados e levantar algumas questões relacionadas ao uso de drogas e direitos humanos.

O workshop começou ontem a todo vapor, a América Latina vem representada pelo Equador, Costa Rica e Brasil. Por enquanto discutimos questões muito pertinentes relacionadas aos tratamentos de HIV nestes países acima citados com foco em populações de vulnerabilidade como profissionais do sexo, usuários de drogas e homens que fazem sexo com homens.

 

 

Várias questões muito interessantes estão aparecendo no decorrer das atividades. Ontem tive a felicidade de poder falar do nosso novo presidente da Comissão de Direitos Humanos, o Pr Marco Feliciano e, ao colocar algumas de suas declarações no BTG, os representantes simplesmente acharam que eu estava fazendo uma piada mas logo depois se deram conta da gravidade e do nível de retrocesso que este fato está trazendo para o nosso país.

Hoje pude falar um pouco de como é o acesso dos usuários de drogas à rede SUS e aos tratamentos de HIV disponibilizados gratuitamente e mais uma vez a comunidade se mostrou pasma quando coloquei o quanto o usuário de drogas é desrespeitado dentro do SUS.

Enfim, semana que vem trago mais notícias de como foi essa minha passagem pelo Panamá e de tudo que pude aprender por aqui.

Salve!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina