Quantas plantas por vaso? Qual a hora certa de colher? Dúvidas dos leitores em #CultivoVital

Cultivo Vital

hempadao 26 julho, 2015

por Sergio Vidal

Essa semana vou responder a 2 diferentes mensagens enviadas pelos leitores a respeito de dois temas variados. Para saber mais sobre esse e outros temas consulte os artigos anteriores, que tratam de diversos temas relacionadas com dúvidas de cultivo e outros assuntos ou compre o livro-guia de cultivo “cannabis medicinal introdução ao cultivo”. Quando for mandar sua dúvida, não esqueça de enviar com fotos e com relato completo do cultivo para podermos dar um diagnóstico o mais preciso possível.

Vamos às mensagens:

1) Tenho uma dúvida, tenho pouco espaço e estou com 4 plantas, estava pensando em colocar duas em casa vaso, será que dá certo? OBS: o vaso é fundo

O ideal é que cada planta tenha espaço suficiente para desenvolver bem suas raízes. Se há mais de uma planta no mesmo vaso, certamente haverá concorrência por espaço, oxigênio, nutrientes, água etc. Porém, quando falamos em cultivo, sabemos que não há ciência exata. Claro que pode haver uma diminuição no desenvolvimento da planta caso haja pouco espaço para as raízes, mas se não há muito espaço que possa acomodar todos os vasos a solução pode ser mesmo colocar mais de uma planta no mesmo vaso. Lembre-se que sempre é mais importante a profundidade do vaso do que sua largura, já que a raízes primeiro ocupam o espaço verticalmente para depois se horizontalizar. Um dos gurus do cultivo na Holanda, Soma, recomenda o uso do que chama de “camas de substrato”. Ele troca muitos vasos por um único canteiro grande, que ocupa todo o espaço disponível. Seria como se ele construísse o terreno de um quintal, só que para usar em cultivos indoor. Isso dá as plantas muito espaço para desenvolver suas raízes. O mais importante, no seu caso, é lembra que como há pouco espaço para as raízes você não deve deixar as plantas crescerem para colocá-las em regime de floração. Assim você garante que irá controlar o crescimento da planta sem afetar sua saúde.

2) Tenho algumas dúvidas sobre a colheita. Minha planta tem 65% dos pistilos amarelados,porém continua nascendo mais devo colher agora ou espero mais um pouco. VC pode me ajudar. Ficarei grato

Muitas pessoas confundem o desenvolvimento dos pistilos com o desenvolvimento dos tricomas como sinal de amadurecimento. O fato é que existem alguns sinais de que a planta está em ponto de colheita. Quando cerca de 90% dos pistilos estiverem mudado de cor e amadurecidos, é sinal que está chegando o auge do desenvolvimento dos tricomas glandulares, onde os fitocanabinóides e terpenos se desenvolvem. Porém é necessário uma lupa de aumento para poder verificar o desenvolvimento dos tricomas glandulares. São eles é quem dizem o ponto ótimo de colheita. Somente quando mais de 50% dos tricomas se tornaram ambares é que é um bom momento para se começar a pensar em colher. No entanto, muitos cultivadores deixam a planta amadurecer ainda mais pois sabem da importância desses últimos dias para a completa produção de princípios ativos e terpenos. Nessa fase da vida cada dia da planta equivale a 1 ano da vida humana. Isso significa que cortar a planta 1 ou 2 semanas antes do ponto ideal de colheita é desperdiçar meses de trabalho por conta de ansiedade. O ideal é deixar que o cálice inche totalmente, outro sinal de amadurecimento e também que os tricomas fiquem em sua maior parte leitosos e ambares. Alguns chegam a ficar dourados ou avermelhados.

Um abraço e até semana que vem!



Uma resposta para “Quantas plantas por vaso? Qual a hora certa de colher? Dúvidas dos leitores em #CultivoVital”

  1. Andre disse:

    Estou com muita dúvida em relação a colheita será que alguém pode me esclarecer?! andre.dekooh@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina