Quantas colheitas uma planta é capaz de render?

Cultivo Vital

hempadao 4 janeiro, 2015

Por Sergio Vidal, autor do livro "Cannabis Medicinal introdução ao cultivo indoor"

Essa semana recebi uma mensagem de um leitor sobre como se comporta a planta no momento da maturação.

"Posso colher a mesma planta em duas partes? por exemplo colher a parte superior da planta que está madura suficiente e deixar a parte inferior intacta para desenvolver um pouco mais?"

O ciclo de vida natural da Cannabis é nascer, crescer, se reproduzir (florescer) e morrer. Após a floração a cannabis ou é colhida ou morrerá de todo modo. Plantas mais selvagens, oriundas de sementes do fumo com pouca seleção, têm uma maior variabilidade genética em todas as suas características, inclusive no modo de florir. Nesse casos é sim recomendado que a planta seja colhida por partes. Plantas selvagens têm a tendência de florescer primeiro a partir do topo e em seguida florirem as partes secundárias. Já as sementes de plantas selecionadas vendidas por bancos de sementes ou selecionada por criadores hobbistas têm uma maior homogeneidade nas suas características inclusive naquelas relacionadas com a floração.

Algumas partes da planta, tanto em cultivos com o sol ou com lâmpadas também podem ficar mais sombreado, recebendo pouca luz e se desenvolvendo menos. É possível, nesses casos colher primeiro a parte superiores, que amadurecem primeiro, deixando as outras se desenvolverem mais.

É possível também colher a planta em menos de 50%, e deixa lá em fotoperíodo forçado de 18h ou mais de luz diária, forçando a planta a revegetar.

No entanto, apesar de ser eficiente, a re vegetação é pouco praticada e só deve ser usada em casos extremos, pois a planta leva muito tempo para interromper a floração e voltar a vegetar.

Envie sua duvida para hempadao@gmail.com

Abraço e até semana que vem.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina