Psicodélicos e Política de drogas na 9ª Mostra de Psicologia do CRP-RJ

Portas da Percepção

hempadao 31 julho, 2015

por Fernando Beserra

Se aproxima o evento anual mais importante organizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ): a Mostra Regional de Práticas em Psicologia. O evento encontra-se em sua 9ª edição

image

A inscrição na 9ª Mostra pode ser realizada conforme exposto no site: AQUI. Pode ser realizada inclusive no próprio evento. Quem não quiser certificado pode assistir GRATUITAMENTE as palestras do evento. Oportunidade de ouro para quem quer conhecer um pouco da psicologia carioca! O evento começou hoje e já tive a oportunidade de ver ótimas discussões.

No entanto, o motivo de lançar este post é um só: a psicologia brasileira tem se comprometido, por meio de seus Conselhos, com o debate democrático sobre drogas, engajado e atento a temas como Drogas e Direitos Humanos, Redução de Danos e Riscos e Legalização. Tanto é assim, que podemos lembrar o posicionamento da presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, a favor da Legalização da Maconha, em seus usos medicinais, industriais e recreativos (http://site.cfp.org.br/cfp-se-propoe-a-auxiliar-debate-sobre-regularizacao-da-maconha-no-senado/). Tal posição progressista dos Conselhos profissionais de Psicologia ainda não alcançou um campo de pesquisa e atuação profissional que pode ser importante não apenas para a psicologia, mas principalmente para a saúde mental brasileira: trata-se das psicoterapias com psicodélicos. A psicoterapia com psicodélicos, como temos visto aqui no Portas da Percepção, é alvo, atualmente, de um amplo debate no qual observa-se o quanto ela pode ser efetiva para melhoria de sintomas e tratamento de transtornos mentais e do comportamento. É observando este cenário, que retorno na Mostra de Psicologia, para realizar uma apresentação sobre “Psicoterapia com Psicodélicos”, que ocorrerá no sábado, dia 01 de agosto, às 14 horas na Universidade Veiga de Almeida, Sala 04. Tratando-se de um evento aberto, gratuito, gostaria de convidá-los todas e todos para este importante debate. Espero pode sensibilizar o Conselho de avançarmos nesta discussão tão importante e pouco habitada no Brasil.

Além disso, no mesmo dia, às 09 horas, estarei na Sala 01 para representar a Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro em uma mesa muito rica, junto a outros atores de movimentos sociais do RJ.

Embora o cenário nacional seja de arrepiar, com tanto conservadorismo, também há um cenário de alegrar. E creio que estamos avançando muito nos debates sobre psicodélicos. Em breve mandarei mais notícias, mas já vai rolar lançamento de livro sobre psicodélicos no Rio de Janeiro (de um ator que eu não conhecia!). A Associação Psicodélica está se reunindo no Rio de Janeiro e trarei os bons ventos, sempre que possível, para este belo e democrático espaço que é o Hempadão.

Psychedelic Tags: Bons ventos – Manifestação da Mente – Liberdade – Legalização!!!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina