Preparando o Jardim para a Floração! [Cultivo Vital #255]

Cultivo Vital

hempadao 13 janeiro, 2014

por Sergio Vidal

Essa semana vamos responder à dúvida de um leitor que enviou até alguma fotos para ajudar no diagnóstico dos problemas do jardim. Aproveito para reforçar o pedido a tod@s que enviarem suas dúvidas que mandem junto algumas fotos, de diferentes ângulos e uma descrição geral do cultivo (tipo de luz usada, quantidade de lâmpadas, quantas horas de luz direta por dia, que tipo de nutrientes está usando e com qual frequência, como é o solo no qual a planta está sendo cultivada, se há ou não sistema de circulação de ar, e todos os detalhes que possam auxiliar na hora que eu for usar a sua dúvida para poder dar uma resposta o mais precisa possível:

 

“Muito boa noite, primeiramente , parabens pelo hempadao por todo o sucesso e td mais. após varias perdas, locais errados , ou , de dificil acesso p cuidar da planta aq estou eu com essa garota ai. Ela q ja me deu varios gelos, e q ainda me preocupa, as folhas dela começaram a cair bastante, e as buxas nao engroçaram muito, ela esta com uns 2 meses e meio de floraçao . tirei essa foto por cima q me chamou a atençao, de como ela amarelo mt comparado a outra q ainda esta no estado vegetativo. ela fica mais amarelada assim mesmo? e por estar com esse tempo de flora, acha q pode dar frutos bonitos ? eu passei ela p terra com um tempo de vaso, quando tirei ja estava bem emparedado as raizes, ao entrar no estado de flora eu apliquei um fertilizante npk com concentraçao de fosforo , e ela cresceu mt e mt rapida. enfim , queria tirar as duvidas, se eu pequei em algum aspecto, e a sua opnião. desde já obg. um abraço !”

Antes de aconselhar especificamente sobre o caso da mensagem enviada, gostaria de indicar alguns links de outros artigos meus que também falam a respeito do período de floração da cannabis e dos respectivos cuidados nesta fase:

Quais cuidados devo ter durante a floração?

É possível ajudar a planta a iniciar a floração?

Como faço para atrasar a floração?

Qual a hora certa para colher?

Como faço para ocultar o aroma da cannabis durante a floração?

Durante a floração posso arrancar folhas que fazem sombra nos galhos inferiores?

Agora, analisando as fotos, e possível notar que a planta está sofrendo de uma carência crônica de nutrientes, especialmente nitrogênio e magnésio. A carência é bastante grave e provavelmente se tornou pior com o início da floração, fase na qual a planta vai precisar se alimentar muito bem.

Não tenho como dizer se falta nutrientes no solo pois você não descreveu o solo que utiliza. Porém, se não utiliza um solo preparo especificamente para o cultivo, e mesmo que o utilize, precisaria acrescentar suplementos à dieta das plantas. Isso poderia ser feito de várias formas, caso houvesse planejamento. O fato é que não sei qual a dieta regular da planta nem qual o conteúdo do solo, o que dificulta opinar. Seria bom também saber qual o pH do solo, pois os níveis de acidez e alcalinidade  interferem na absorção dos nutrientes. Porém, a fome da planta é intensa e é preciso tomar alguma atitude. Então, os passo que eu tomaria se estivesse em sua situação:

1 – Se você tem algum NPK aplique-o em uma dose mínima indicada pelo fabricante e aguarde 2 dias a reação da planta. Aplique junto com alguma fonte de magnésio. Procure em todas as farmácias que forem preciso pelo produto conhecido popularmente como “Sal Amargo” e cientificamente como Sulfato de Magnésio. Nós, humanos, usamos o sulfato de magnésio como laxante. As plantas usam o magnésio para formar a clorofila. A clorofila é responsável pela função na planta de transformar a energia luminosa em energia química e facilitar diversos processos vitais para os vegetais. Se não há magnésio, não há clorofila, não há crescimento. O magnésio irá, inclusive, facilitar a absorção e mobilidade de outros nutrientes necessários à planta.

2 – Se em 3 dias a planta não melhorar em nada sua aparência, aplique outra dose semelhante e aguarde mais 3 dias. Se ela melhorar um pouco, voltar a ser verde, siga aplicando uma dose semelhante de fertilizante a cada 5/7 dias. Dificilmente uma planta cultivada diretamente no chão sofrerá de overdose de fertilizante, mas se em algum momento do processo de recuperação nutricional as pontas das folhas ganhem aparência de queimadas, suspenda a fertilização.

3 – Providencie um medidor de pH e se possível um de condutividade elétrica também, ou compre logo um aparelho com as 2 funções. Esses aparelhos ajudam a aumentar o controle sobre como está a dieta das plantas, tornando a tarefa de alimentá-las muito menos trabalhosa.

Mais uma vez espero que tenham gostado do texto e, principalmente, que ele tenha ajudado a esclarecer mais a respeito da natureza da cannabis e do seu cultivo. Enviem suas mensagens, críticas, etc e, principalmente as dúvidas, preferencialmente com fotos, para o e-mail:

hempadao@gmail.com

Até semana que vem! namaste!

Consulte outros artigos sobre cultivo: Clique Aqui e aqui

*Antropólogo, Redutor de Danos e Cidadão Ativista engajado na construção de um Brasil com leis e políticas públicas sobre maconha e outras drogas mais humanas e eficientes.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina