Pílula de maconha tem maior eficácia medicinal do que cigarro

Fonte: O Povo Online

Segundo estudo realizado na Universidade de Columbia em Nova York, nos EUA, apílula da maconhaproporciona umalívio imediato de dores muito maior do que se a droga fosse fumada. Além disso, a sensação de conforto oferecida pela pílula é mais duradoura e não causa sintomas colaterais, como provocados pelo cigarro da erva.

O remédio batizado de Dronabinol foi autorizado no uso terapêutico de pacientes de quimioterapia e AIDS, para aliviar náuseas e vômitos. Segundo os autores da pesquisa, a pílula, que possui o ingrediente ativo da maconha, apresenta uma maior eficácia analgésica, se comparado ao cigarro.

Para a experiência, foram necessários 30 voluntários que consumiam maconha (15 homem e 15 mulheres). Um grupo foi submetido ao uso do Dronabinol e o outro ao cigarro da erva. Em seguida, todos passaram pelo experimento chamado “cold pressor test”, onde tiveram que emergir suas mãos em uma água congelante, a 4 graus Celsius, por pelo menos 2 minutos.

O exame consistiu na avaliação da sensibilidade e tolerância à dor de cada participante. A conclusão foi a de que os voluntários tiveram uma tolerância e sensibilidade à dor diminuídas, porém, aqueles que fizeram uso do Dronabinol tiveram o efeito um pouco mais duradouro do que os participantes que apenas fumaram maconha.

Apesar de os pesquisadores ainda não terem realizado testes com pessoas que não consomem maconha, o resultado do estudo causou grande motivação para o uso da pílula em determinados tratamentos.