Os 5 níveis da experiência psicodélica

Portas da Percepção

hempadao 6 novembro, 2014

por Jean Lefbvre

A experiência psicodélica é extremamente difícil, senão impossivel de se colocar em palavras. Podemos talvez, aproximar com certas palavras como iluminação, sagrada ou mística, porém, o que ocorre vai além do que qualquer palavra em qualquer idioma possa descrever. Assim como a luz de uma lanterna ilumina apenas um ponto em um quarto escuro, palavras funcionariam do mesmo jeito, descrevendo apenas uma pequena parte do que é o quarto inteiro, e quando se atinge a experiência psicodélica, o quarto inteiro fica iluminado.

Um dos ícones mais importantes da contracultura e defensor do LSD, Timothy Leary, tentou criar uma escala para avaliar o nível das experiências, baseando-se no Livro Tibetano dos Mortos, um antigo texto religioso que lida com a natureza da realidade e da mente. Leary traduz os os 5 niveis da experiência psicodélica, que são os seguintes :

Nível 1 : A Cannabis, que é o mais suave dos psicodélicos, induz a esse estado em doses moderadas. O usuário se sente eufórico, o humor melhora e a sexualidade aumenta. A comunicação entre a parte direita e esquerda do cérebro sofre sutis alterações, possivelmente induzindo a uma leve sinestesia, que é uma mistura da percepção sensorial (ver sons, ouvir cores). A música é percebida de forma mais vívida e as imagens tem maior impacto emocional.

Nível 2 : Este nível é atingido com altas doses de cannabis ou baixas doses de psilocibina. Tem leves efeitos visuais e é possivel ver formas geométricas com os olhos fechados. O padrão de pensamento "normal" é dissipado, o que leva a um aumento dos pensamentos livres, abstratos e também ao aumento da criatividade. Pensamentos e emoções inconscientes aparecem. As doses baixas de peyote ou doses médias de MDMA também induzem a este estado.

Nível 3 : Este nível é atingido com doses médias de psilocibina ou LSD. O usuário pode ver fractais, padrões de imagens em superfícies, como parede, teto, etc. Os objetos podem também mudar de forma ou se distorcer, "dançar". Aumenta a  sensibilidade das energias do corpo, a energia espiritual, levando a profundos pensamentos sobre a vida ou um transe extático. A mistura dos sentidos pode ser ainda maior, causando diversos tipos de experiências dissociativas.

Nível 4 : Altas doses de LSD, psilocibina, mescalina e alguns outros enteogenos induzem a uma experiência de nivel quatro.

Padrões de imagem tomam conta das superficies, visões intensas, objetos mudam de forma ou se transformam em energia.  Neste nível também se vivencia a dissolução do tempo. As experiências fora do corpo, visões com significados espirituais e religiosos e respostas a questões nunca respondidas são normais.

Nível 5 : é a experiência psicodélica "completa". O único meio de se atingir esse nível é pelo uso de DMT ou doses EXTREMAMENTE altas de psilocibina. Este nivel se caracteriza por uma total e absoluta imersão nas visões, como uma perda de contato com a realidade casual, é como entrar em contato com outra realidade. É o que os mais experienciados chamam de "iluminação", "nirvana" ou "completa transcendência". É possível ver seres da outra dimensão, ou a energia pura, sem ligação com o aspecto ilusório da vida. As experiências mais comuns são :

1 : Ser projetado a um vazio imenso ou dimensão paralela repleta de seres e lugares estranhos com características nunca vistas ou mesmo possíveis de ser imaginadas por um ser humano.

2 : Ser projetado ao "hiperespaço" na velocidade da luz. Experiências místicas como encontrar a si mesmo contemplando a criação de uma nova constelação ou uma galaxia, ou até mesmo o universo.

3 : Viajar pelo hiperespaço na velocidade da luz e ao mesmo tempo ver tudo a sua volta em forma de mosaicos, mudando de cor e de forma gradativamente.

4 : Encontros com entidades "inteligentes", durante experiências descritas como nos números 1, 2 e 3. Desde elfos mecânicos até cowboys do espaço, as entidades inteligentes oscilam entre criaturas de contos de fadas, como humanóides, insetos gigantes e seres indescritíveis, como esferas de energia flutuantes.

5 : Entidades inteligentes tentam se comunicar com o usuário por meio de padrões de imagens, sinais e mensagens. As vezes, a entidade leva o usuário a um determinado lugar para tentar transmitir uma mensagem, ensinar a ser uma pessoa melhor, ou ensinar canções e mantras que alteram os elementos ou condensam a energia.

Estes estados extremos as vezes são acompanhados de sons, que vão desde um profundo estrondo a ruídos sutis. Apesar de totalmente imerso na experiência, os usuários de DMT permanecem alertas ao longo da experiência, sendo capaz de pensar com clareza, razão logica e manter a consciência de que ele esta de fato ali. Terence McKenna, um outro grande entendido do assunto, uma vez disse que a vida é como uma mandala gigantesca, e cada substância impulsiona você para um determinado lugar nesta mandala. todo lugar é cheio de coisas com características diferentes e manifestações do grande espetáculo da vida.

Tome cuidado e desfrute suas experiências!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina