Oficina: “Psicodélicos e Redução de Danos” no RJ!

Portas da Percepção

hempadao 14 março, 2014

por Fernando Beserra

Salve!

No dia 18 de Março, estarei junto com o pesquisador Sandro Rodrigues, realizando a oficina “Psicodélicos e Redução de Danos” na Casa Nuvem! A Casa, situada na Rua Morais e Vale, nº 18, na Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, receberá a oficina às 19:30h. Todxs estão convidadxs. A oficina é gratuita e a presença bem-vinda.

O evento já se encontra divulgado no Facebook, confirmem a presença! (e se não confirmarem, apareçam mesmo assim).

Saca só:

Diante do clamor proibicionista e da pedagogia do terror, a educação em saúde sobre substâncias psicoativas é tipicamente de baixo nível, associada a ideia magna do “Apenas diga não!”. Com este posicionamento, os arautos da proibição acabam ampliando os danos e reduzindo os benefícios do uso de psicoativos. Criam-se mitos e o consumo responsável é desestimulado.

A oficina: “Psicodélicos e redução de danos” pretende realizar uma discussão aberta, livre de preconceitos, abordando as distintas dimensões (históricas, sociais, psicológicas, legais, religiosas…) envolvidas no uso de psicodélicos. Inclui-se nesta dimensão a adulteração de substâncias presentes no mercado ilícito de psicodélicos, o que tem impelido danos aos usuários destas substâncias, especialmente em decorrência da ausência de conhecimento da substância que estão utilizando.

Por fim, o debate pretende levantar a necessidade de outra política de drogas, não apenas para a maconha, mas igualmente para substâncias psicodélicas como Ayahuasca, LSD, LSA, MDMA, Salvia divinorum, etc.

O objetivo é, através da promoção de informações e do debate, reduzir riscos e danos no consumo de psicodélicos e articular os debates sobre saúde e política nesta temática. A intervenção-oficina não se estabelece apenas pela via negativa: reduzir danos, mas igualmente pretende fomentar a discussão sobre a potencialização dos aspectos positivos no consumo dos psicodélicos.

Mediadores:
Fernando Beserra – Psicólogo. Mestrando em Psicologia (PUC-SP). Escritor da coluna Portas da Percepção no Hempadão Hempada. Membro da Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos do RJ
Sandro Rodrigues– Psicólogo. Doutorando em Psicologia (UFF). Músico.Membro da Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos do RJ
onde: Casa Nuvem – Rua Morais e Vale, n18 (rua em frente ao beco do rato) – Lapa
quando: terça, 18/03 às 19h30

Contamos com a sua presença!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina