Nova Investida do Mujica em Defesa da Legalização! [Hemportagem 210#]

Hemportagem

hempadao 7 março, 2013

28-uruguay-afp[3]O presidente José Mujica continua empenhado na missão de convencer a população uruguaia dos benefícios da legalização da maconha, já que a maior parte ainda é contra a mudança na lei de drogas, de acordo com uma pesquisa divulgada no final de 2012.

A declaração de Mujica na última terça-feira foi perfeita para questionar os proibicionistas que dizem estar “ao lado da vida” ao apoiar a criminalização das drogas. “O tráfico tende a se beneficiar de uma cultura delitiva sem freio, onde a vida humana não conta nada”, disse o presidente uruguaio.

Mujica também explicou detalhadamente que seu projeto de legalização transfere a questão das drogas para a área da saúde, aproximando do Estado o usuário que precisa de ajuda para tratar a dependência.

Quem não está feliz com o interesse do Uruguai na legalização da maconha é a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), órgão das Nações Unidas que dita as regras da guerra às drogas em todo planeta.

Também na terça a Jife divulgou um comunicado intimidando o governo uruguaio e questionando a autonomia do país para aprovar a legalização “Em caso de aprovação, a lei estaria infringindo os tratados de fiscalização internacional de drogas nos quais o Uruguai faz parte”, especifica o documento da Jife.

De fato, o Uruguai está infringindo a Convenção Única de Entorpecentes da ONU. Mas entre nós: já passou da hora desta tratado ser rasgado e lembrado apenas como uma política maldita do século 20. Que o Uruguai seja o primeiro de muitos!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina