Moção de Congratulação e Louvor ao Blog Hempadão!

Hemportagem

hempadao 15 junho, 2013

Tem gente que acompanha o Hempadão desde 2009, outros conheceram ontem. Explicar a emoção de qualquer homenagem, tendo em vista esses dois tipos de leitores, não é fácil, mas vou tentar. Ontem durante cerimônia de entrega da Medalha Pedro Ernesto, o gabinete do Vereador Renato Cinco homenageou  diversos veículos de comunicação que lutam por produzir uma visão não hegemônica dos diversos quadros políticos da sociedade. A ocasião premiou o Jornal Brasil de Fato, um impresso semanal de grande circulação que tem como foco a informação e diálogo com a classe trabalhadora.

No auditório estavam comunicadores de todas as partes do Rio, de todas as frentes de luta. Muitos, se não todos, já se viram em enfrentamento claro com o poder do Estado. Muitos foram presos, agredidos. Todos, ou quase todos, militantes da contracultura, nadadores contra corrente. Homenagens como essas nos dão força e extrema vontade de seguir em frente. Afinal, se nadamos contra o fluxo do rio, no fim não vamos desembocar no mar do senso comum, mas sim vamos encontrar a fonte da liberdade.

E então, quando soube que iriar receber pelo menos uma Moção, ora, pelos trabalhos na internet com o blog Hempadão, não teria como haver outra reação, se não felicidade e e-moção. E aí se você conheceu o blog ontem ainda vai notar, mas se você conhece desde 2009, já está cansado de saber. Escrevemos com o coração. Trabalhamos por essa causa através da militância informativa em sua essência mais rotineira, com pitadas de jornalismo e humor, para incomodar a truculência e também lembrar que essa cultura é de paz e amor, sorrisos e paixões.

Lembro como se fosse ontem quando acordei com a ideia, e inventei uma palavra. Hempadão pode não ser o melhor nome para um blog, tudo bem. Mas é original, é uma palavra inventada e que ganhou vida. Isso já é felicidade demais por si, mas ver que essa palavra vai por aí, cobre eventos, viaja países, e ainda recebe uma homenagem oficial, aí meu caro amigo, é puro orgulho! Agradeço demais ao João, amigo e jornalista parceiro desde o início do blog. Agradeço demais a todos os colaboradores que passaram e que ainda passam por aqui – esse prêmio é nosso, de verdade. Aos leitores, gente que manda e-mail que que nos enche de ânimo. E claro, ao Tomazine, que todos pensam ser o dono do Hempa. Mas na verdade o Hempa não tem dono, tem pernas e braços.

Porque no fundo a luta diária produz também desgaste. E no front perverso da guerra às drogas, nada mais que um braço da perseguição às minorias em geral, não são só moções que nos emocionam. O exemplo é esse desenho, enviado pelo Kauan Catosso, que tem um estilo bem peculiar e quase lisérgico, mas que também rendeu uma bela homenagem ao blog:

 

O slogan é marca registrada também e espero que junto com a propagação da palavra Hempadão pra todo canto, também estejam as Laricas informativas de cada dia. Nosso vitória não foi por acidente, construímos um espaço de crescimento orgânico, feito com honestidade e prezando conteúdo e inovação. Seguimos de portas abertas, pois nossa redação não tem limites físicos, que dirá mentais. Quem for criativo, apresente-se! Enquanto o Osmar Terra quer dar ré em nossa evolução – nós visamos a revolução!

Ah, nossa Moção na íntegra:

Além do Hempadão vários outros veículos de mídia alternativa foram homenageados com a Moção, inclusive o Bloco Planta na Mente! Endossam a lista também os coletivos ou personagens da resistência contemporânea:  Agência de Notícias das Favelas, Jornal Sem Terra, Jornal da ABI, Latuff Cartoons, Portal Comunitário da Cidade de Deus, Rádio Santa Marta, Revista Vírus Planetário e muito mais. Que essa lista se torne cada vez maior e que cada vez mais tomemos consciência do poder que temos em mãos, com as novas mídias. Vale ainda lembrar que a honra foi maior ainda por termos recebido a homenagem oficial no prédio da ABI, Associação Brasileira de Imprensa.

 

por  Cadu Oliveira, jornalista, autor do Hempa



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina