Mais maconha e menos tabaco no Uruguai

Hemportagem

hempadao 12 dezembro, 2014

Uma pesquisa realizada pela Junta Nacional de Drogas (JND) do Uruguai revela um queda no consumo de tabaco entre os jovens, que pela primeira vez apresentou um percentual de usuário menor que os indicadores de consumo de maconha.

De acordo com o levantamento, 17% dos entrevistados consumiu maconha no último ano, enquanto 15,5% fumou tabaco. A pesquisa anterior, realizada em 2011, constatava que 20,2% dos consultados tinha fumado tabaco, enquanto 12% tinha consumido maconha.

As bebidas alcoólicas seguem na liderança da lista de drogas mais consumidas pelos jovens uruguaios. Em 2003, 55,9% dos indagados tinha ingerido uma bebida alcoólica no último mês, enquanto em 2014 esse número caiu para 38,7%.

Um dos fatores que explicam a queda no uso do tabaco está o endurecimento das leis de comercialização de cigarros. O Uruguai adotou em 2006 uma legislação que proíbe a publicidade, promoção e patrocínio do tabaco.

De acordo com o secretário-geral da JND, Julio Calzada, a inversão da posição entre o tabaco e a maconha não está relacionado a legalização. Segundo Calzada, a maconha segue com a mesma tendência ascendente desde 2003, quando se constatou que era consumida por 8,4% dos jovens.

O principal fator para esta mudança está na queda significativa do uso de tabaco nos últimos 10 anos, quando sua prevalência chegou a ser de 34%.

Todos os dados serve para ilustrar que uma política de drogas proibicionista não é capaz de resolver os problemas. Vetar a publicidade é uma medida importante para qualquer droga ou substância capaz de provocar dependência. As bebidas alcoólicas (com publicidade liberada) seguem disparadas na liderança do consumo.

A mensagem do nosso vizinho revela a eficiência de políticas pedagógicas que passam longe do modelo repressivo. Pena que a política brasileira ainda insiste no caminho oposto.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina