Maconha para cachorro causa polêmica nos Estados Unidos

NOVA YORK – Donos de animais de estimação nos Estados Unidos começam a usar canabis medicinal para tratar seus bichos doentes.
Uma cadela submetida a quimioterapia para combater um câncer linfático foi tratada com maconha e ficou famosa ao aparecer em uma reportagem da rede CBS.

Fonte: Estadão

85746

O dono ministrou à cachorra um concentrado de maconha sob forma oleosa e constatou grande melhora em efeitos colaterais da quimioterapia, como o vômito e a diarreia.

A reportagem cita outros casos bem-sucedidos de tratamentos de animais doentes que mostram que muitos proprietários fazem qualquer sacrifício para poupar seus animais de estimação de sofrimento.

Polêmica. “Quando você vê o animal curtindo a vida apesar de estar doente, você se sente melhor”, comenta a dona da cadela que foi tratada com óleo de canabis durante a quimioterapia.
Darlene Arden, veterinária especialista em comportamento animal, é uma grande defensora do uso da maconha medicinal em animais de estimação.
“Acho que agora podemos ver a maconha com a sua melhor função, não como uma droga de rua, mas como um medicamento legítimo a ser utilizado sob supervisão adequada”, disse ela .

A médica veterinária Amy Greenbaum, do hospital veterinário de nova York ASPCA, disse que não existem dados suficientes que permitam saber como a maconha pode ser utilizada de forma eficaz. “Temos muitas boas modalidades para tratar a dor usando vários medicamentos e terapias diferentes”, disse ela, cautelosa com o tratamento baseado em maconha.

No entanto, alguns donos de cães sentem que a maconha pode ser uma opção mais segura. Mary Lynn Mathre, dona de um cão golden retriever de 13 anos de idade, disse que quando o animal foi diagnosticado com câncer ela administrou uma dose diária de cannabis para todos os seus animais de estimação.
“Normalmente, para os cães para o câncer, a manteiga feita a partir das folhas da planta pode ser colocada em biscoitos ou na ração na hora de dormir”, disse ela .

Mathre disse que a maconha medicinal ajudou com o câncer e também foi eficaz no tratamento de uma inflamação na perna de outro cão.
Al Byrne, outro proprietário, disse que também usou maconha medicinal em seus cães e ficou impressionado com os resultados. “Nossos três cães com idade de três a treze anos melhoraram notavelmente”, disse ele.

Até que haja um estudo formal sobre a eficácia da maconha medicinal em animais de estimação, os especialistas aconselham cautela.
“Mais comovente do que ver seu animal de estimação sofrer seria saber que talvez você deu o seu animal de estimação algo que os deixou viaciados ou provocou a sua morte, e isso não é apenas um risco que eu gostaria de poder evitar”, declarou a médica Amy Greenbaum.