Maconha medicinal ajuda a conter epidemia de opióides, diz estudo

Clipadão

hempadao 17 setembro, 2016

RIO- Um estudo da Escola de Saúde Pública Mailman, da Universidade de Columbia, revelou um dado positivo sobre o uso da maconha medicinal nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, a legalização da droga está ajudando a conter o consumo de opióides no país.

image

Fonte: O Globo

A conclusão foi obtida após análise de dados sobre acidentes de carro em 18 estados americanos entre 1999 e 2013. Os pesquisadores observaram que em estados onde o uso medicinal da maconha era liberado houve redução no número de motoristas que estavam sob uso de analgésicos envolvidos em acidentes fatais. Constatou-se que o uso da maconha medicinal está influenciando positivamente na redução de taxas de uso de opióides em comparação aos estados onde a droga ainda não é legalizada.

“Era de se esperar que as consequências adversas do uso de opióides iria diminuir ao longo do tempo em estados onde o uso da maconha medicinal é legal”, analisou June H. Kim, um dos principais autores do estudo, explicando que a maconha é utilizada para substituir os opióides no tratamento de dor crônica ou aguda.

O estudo é taxativo: nos estados onde há leis que facilitam o uso da maconha medicinal o consumo de opióides está caindo.

Além da pesquisa da Universidade Columbia, outros estudos já constataram o efeito positivo da maconha medicinal na redução da chamada “epidemia de opióides”. Um deles mostrou que nos estados onde o uso de maconha medicinal é legal há uma redução no índice de mortes por overdose de opióides em relação à outros estados onde a legalização ainda não existe.

Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, em 2014, a overdose de analgésicos matou cerca de 19 mil pessoas no país. Por outro lado, dados da Administração de Repressão às Drogas (DEA) indicam que nunca foi registrada nenhuma morte por overdose de maconha.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina