México legaliza o uso e cultivo da Maconha para fins recreativos!

Hemportagem

hempadao 4 novembro, 2015

Chegou ao fim a proibição da maconha no México! Um dos países com cultura de maior enfrentamento em relação ao tráfico e por isso um dos que mais sofrem com a guerra às drogas enfim pôs a mão na consciência e resolveu evoluir. A Suprema Corte de Justiça da Nação abriu as portas para a legalização da maconha e seu uso recreativo sem fins lucrativos.

mexico-decriminalization

Sem dúvida as movimentações sobre a legalização nos EUA tem grande influência nisso. Afinal, o país vizinho fez pressão irrestrita para que o combate à erva fosse feito até as últimas consequências. E agora que mudou de opinião, porque os latinos deveriam arcar com os prejuízos sozinhos?

Um dos principais argumentos pela legalização por lá é o direito ao livre desenvolvimento da personalidade, protegido pela Constituição mexicana. O processo foi negado por algumas vezes até que o documento caiu nas mãos de um dos juízes consideradores por ser dos mais progressistas da Suprema Corte. Ele não só defendeu como conseguiu a aprovação diante de seus quatro colegas da Primeira Seção, também conhecida por ter apoiado o casamento gay.

A autorização não vale para qualquer um, mas tão somente para aqueles que estão peticionados, mas sem dúvida a decisão abre caminho para que outros cidadãos possam tomar o mesmo rumo. “A qualquer um que pedir, será preciso conceder o direito ao consumo com fins recreativos e sem ânimo de lucro”, disse um dos promotores.

Vale lembrar que a neurose da guerra às drogas produziu nopaís cerca de 80 mil mortos e 20 mil desaparecidos. Não há como sustentar o argumento da proibição com níveis tão elevados de violência. Um dos principais militantes dessa jornada explica o que deveria ser óbvio e fácil de entender: “O pior que pode acontecer com uma substância perigosa é que o Estado abdique de sua responsabilidade e deixe seu controle nas mãos do crime organizado”, e então, Brasil… pegou a ideia?!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina