Jamais devemos colher qualquer coisa antes do tempo!

Cultivo Vital

hempadao 2 março, 2014

por Sergio Vidal

1961419_221296791392291_1741415696_nEssa semana não vou responder uma dúvida, mas fazer alguns comentários sobre uma mensagem que recebi via facebook.

“Ela só pega o sol de 12:00as 18; 00 bem dizer de 12:00 as 17:00 pq depois do uma. Claridade de leve… uma vez por semana passo o adubo folhear fish fert e uma a cada 10 dias passo o big bud pq ja ta emberlotando e tal…

Ela pega sol apenas de 12:00 as 17:00 pouco sol eu sei mas ta otimo pelo q vi e viram… creio q cresceria um pouco a mais. Mas tmb n quiz q ela esticace mt pq eh no telhado se ficace grandona o vizinho ir da a pala…ai vegetou pouco hehe, uma vez por semana passo o adubo folhear fish fert, e uma a cada 12 dias uma peq dose do big bud pq ja esta no processo de crescimento e engorda das berlllas… tive o maximo cuidado com pragas… meu solo eh simples e facil, tera preta, adubada, bastante fibra e coco, um pouco de po de coco, um pouco de adubo de aves e bem no fundo um pouco de torta de mamona, eh cada balde tem bastantes minhocas hehe

Final de março vou tirar um salve pq dia 02 de abril é meu niver”

Sobre o solo, é bom prepará-lo com ao menos 50% de pó de coco, ou perlita, pois a cannabis gosta de solos muito aerados. Menos do que isso deixará o solo muito compacto. Ao adicionar torta de mamona é importante deixar o solo descansando por ao menos 2/3 meses antes de utilizá-lo. Esse cuidado deveria ser tomado com todo solo preparado em casa, especialmente os que têm muita materia nutritiva, porém isso se torna ainda mais importante com solos que contém torta de mamona, pois este substrato faz o pH do solo ficar muito ácido ao longo do processo que o torna disponível para ser absorvido pelas plantas. Para entender melhor sobre a nutrição das plantas eu sugiro esses 2 artigos publicados anteriormente: Esse e esse aqui!

A quantidade de luz está boa. A cannabis cresce bem em diferentes condições de iluminação e poucas horas de luz por dia já é o suficiente para que ela cresça e floresça com saúde. Claro que o ideal para uma planta em floração é receber 12hs de luz ininterruptas com incidência direta, para que possa desenvolver seu potencial genético máximo. Mas um mínimo de 3 ou 4 horas de luz direta já é o suficiente para desenvolver algumas flores, a depender da variedade.

1957433_221296794725624_662142539_nSobre a ideia de cortar algumas flores antes da hora, eu sugiro que não faça. Aparentemente as flores ainda estão no início da floração. Os pistilos estão começando a sair, mostrando onde os cálices irão se desenvolver. O processo todo ainda deve levar quase 2 meses, talvez mais. É bom você esperar o total desenvolvimento das flores e dos tricomas. Quanto quase todos os pistilos amadurecerem e caírem é um bom indicador de que a planta está no ponto. É possível usar uma lente de aumento para acompanhar o desenvolvimento dos tricomas glandulares, as pequenas gotas de óleo que brotam nas flores e nas folhas próximas. São chamados também de “cristais” ou “resina”. Quando as flores estão quase no ponto de amadurecimento os tricomas deixam de ser transparentes e vão se tornando leitosos e finalmente de coloração ambar/dourado. Esse é o sinal de que o tricoma chegou ao seu ponto máximo de amadurecimento e produção de princípios ativos e terpenos. Alguns cultivadores gostam de colher em diferentes momentos, para testar diferentes combinações proporções dos terpenos e cannabinóis, mas em geral se colhe com ao menos 20/30% de tricomas ambares.

É claro que é tentador. Os olhos humanos vêm as flores se formando e pensam que ela já está pronta. O nariz sente o perfume e confirma a falsa impressão. O cultivador inexperiente sempre, por mais que lhe seja aconselhado, uma hora ou outra, vai cortar uma flor antes da hora. Porque, ao longo do seu desenvolvimento, a flor vai produzir perfume e se tornará atraente. Foi para isso que ela se desenvolveu por milhares de anos. Porém, nada deve ser colhido for do seu tempo. Tudo nesse mundo tem o seu tempo certo. Devemos esperar o total amadurecimento da flor da cannabis para colhê-la porque somente a flor madura tem os terpenos e cannabinóis totalmente desenvolvidos. Sem eles a planta não tem valor medicinal, é uma erva como outra. A cannabis é uma planta com uma vida curta, então, cada dia faz muita diferença no seu desenvolvimento. Se pensarmos que uma planta leva no total, quando muito, 6 a 9 meses de vida, significa que cada mês de desenvolvimento de vida de um vegetal pode ser comparado a uma década de vida dos humanos, que podemos considerar com vida média entre 6 e 9 décadas.

Li a comparação entre o ritmo de vida dos humanos e dos vegetais de cannabis num livro do guru Ed Rosenthal. Depois disso, passei a refletir da perspectiva das plantas e ver como é importante cada dia a mais no desenvolvimento das flores. Outro mestre, Soma, criadores de muitas plantas ganhadoras de copas, diz que o segredo é toda vez que acharmos que as flores estão prontas para colher, esperar mais uma semana. Até que elas esteja realmente muito maduras. Ele compara da seguinte maneira: É possível comer as bananas logo depois que elas saem do estágio de verde e ficam maduras. Também são gostosas e nutritivas. Mas as mais docinhas de todas, as mais apetitosas são aquelas que estão no auge da maturação. Isso vale para banana, mamão, manga, outras frutas e cannabis também. Eu sei que é difícil resistir, mas sempre é melhor esperar um pouco mais e colher o fruto de tanta dedicação da forma merecida.

Mais uma vez espero que tenham gostado do texto e, principalmente, que ele tenha ajudado a esclarecer mais a respeito da natureza da cannabis e do seu cultivo. Enviem suas mensagens, críticas, etc e, principalmente as dúvidas, preferencialmente com fotos, para o e-mail: hempadao@gmail.com

Até semana que vem! namaste!

Consulte outros artigos sobre cultivo: Clique Aqui  e aqui

*Antropólogo, Redutor de Danos e Cidadão Ativista engajado na construção de um Brasil com leis e políticas públicas sobre maconha e outras drogas mais humanas e eficientes.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina