Já conhece o aplicativo brasuca de redução de danos?

Hemportagem

hempadao 5 março, 2015

O Hempadão tem uma dica para você, usuário de drogas, que não desgruda do smartphone. Deixe o Facebook e o WhatsApp um pouco de lado e aprenda como evitar eventuais danos provocados pelo uso de drogas. Seguindo experiências internacionais uma equipe de ativistas brasileiros criou o App Redução de Danos, que está disponível para o sistema Android e vai chegar em breve na plataforma IOS.

Na contramão de política de drogas baseadas em internações compulsórias e tratamentos com doutrinação religiosa a política de redução de danos atua com uma lógica de mais proximidade, buscando minimizar os danos decorrentes do uso de drogas, sem necessariamente obrigar o usuário a se abster do uso.

O App foi desenvolvido por cinco pessoas, que também alimentam a página do aplicativo no Facebook. Bruno Logan, um dos desenvolvedores explica que os usuários podem contribuir com sugestões de textos e correções. "Isso é maravilhoso, porque este é o real conceito da Redução de Danos, construir a tecnologia junto com o usuário, de forma participativa onde “as dicas” façam sentido para eles bem como a relação que eles fazem com a substância."

Bruno também explicou que o App foi alimentado com conteúdo de materiais de redução de danos de outros países. "Boa parte do conteúdo do App é de sites da Holanda, Inglaterra, EUA e principalmente da Nova Zelandia. Também foram usados panfletos e informações trocadas com usuários e serviços aqui do Brasil. Todas as referências estão citadas no App, para aqueles que queiram aprofundar possam encontrar ali mais informações" explicou Bruno.

O Hempadão testou e aprovou o App Redução de Danos. Essa é uma dica para maconheiros e usuários de qualquer droga, iniciantes ou experientes. Ele também pode ser útil para ajudar amigos em um momento de bad trip. Nesse momento uma mão amiga bem informada pode ser fundamental para superar a crise.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Papelito
Banner Sedina