Indústria farmacêutica financia campanhas contra a legalização da maconha

Que a legalização da maconha tem muitos inimigos todo mundo já sabe. Um deles é a poderosa indústria farmacêutica, que lá nos Estados Unidos entrou pesado no financiamento de campanhas e lobbys anti legalização. 

Em caso recente a Insys Therapeutics doou R$ 1,6 milhões para a campanha contrária à legalização da maconha no estado norte-americano do Arizona. Os motivos dessa ação podem ser facilmente explicados com uma rápida pesquisa sobre a empresa.

Atualmente, a Insys Therapeutics comercializa apenas um medicamento: o Subsys, uma forma de spray oral de fentanil, um analgésico poderoso feito a partir do ópio e altamente viciante. Provavelmente os proprietários da empresa olham o potencial analgésico da cannabis com forte concorrente do Subsys. 

“Estamos verdadeiramente chocados com a decisão dos nossos adversários em receber uma doação do que parece ser um dos membros mais inescrupulosos da indústria farmacêutica”, afirmou J. P. Holyoak, presidente da Campanha para Regular a Maconha como o Álcool, em um comunicado. 

A Insys Therapeutics já foi processada pelo Estado de Illinois, que acusa o laboratório de comercializar o o analgésico para usos além dos indicados pelos órgãos reguladores. Os Estados da Califórnia, Massachusetts, Connecticut, Arizona e Oregon também abriram investigações sobre as táticas de vendas da empresa.